A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14417/ap.1102 |
Resumo: | A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção. |
id |
RCAP_bcbb82f0b5e1f403c0d4ec89ae098b6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1102 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescênciaAdaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelosA presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção. ISPA - Instituto Universitário2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.1102https://doi.org/10.14417/ap.1102Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-422Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-4221646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102/pdfhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1102/144Menezes, Helena Isabel MonteiroLemos, M. S.Rodrigues, L. P.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:20:07Zoai:ojs.localhost:article/1102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:17.646027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
title |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
spellingShingle |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência Menezes, Helena Isabel Monteiro Adaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelos |
title_short |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
title_full |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
title_fullStr |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
title_full_unstemmed |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
title_sort |
A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência |
author |
Menezes, Helena Isabel Monteiro |
author_facet |
Menezes, Helena Isabel Monteiro Lemos, M. S. Rodrigues, L. P. |
author_role |
author |
author2 |
Lemos, M. S. Rodrigues, L. P. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Helena Isabel Monteiro Lemos, M. S. Rodrigues, L. P. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelos |
topic |
Adaptação escolar, Pré-adolescência, Competência social, Realização académica, Validação de modelos |
description |
A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.1102 https://doi.org/10.14417/ap.1102 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.1102 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/1102/pdf http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/downloadSuppFile/1102/144 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-422 Análise Psicológica; Vol 34, No 4 (2016); 403-422 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131591115538432 |