Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57851 |
Resumo: | Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações. |
id |
RCAP_bce1dfb43d40010ed279c200cdb7895e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57851 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federalEstágio em um IFETFormação inicial de professoresPesquisa na formaçãoCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações.Este artículo trata de la investigación acerca de la formación inicial de maestros, enfocada en la Pasantía Curricular Supervisada (PCS). El objetivo fue investigar el proceso de pasantía y buscar nuevas alternativas de actuación del docente recién graduado por la tendencia de la investigación. En este texto, se presenta un recorte de investigación que trata del modelo actual de práctica de la PCS y presenta una propuesta de alteración por la tendencia de la investigación. Para tanto, se ha utilizado como metodología el análisis de documentos, fuentes escritas y orales, además de la observación in loco en las escuelas en las que los estudiantes realizaron sus pasantías. Participaron cuatro profesores orientadores de pasantía y cuatro pasantes. Los resultados revelan que la pasantía es realizada en una concepción de racionalidad técnica y, para su superación, es necesario que sea tratada como un elemento articulador que permea las diferentes asignaturas que componen la matriz curricular, y que ocurran reflexiones colectivas para estudio, planeamiento, ejecución y evaluación de las acciones.This article reports of the research about the initial formation of teachers, focusing on the Supervised Curricular Internship (SCI). The main goal was to investigate the internship process and search for new alternatives of action for the recently graduated teacher. In this paper, we present a framed research about the current SCI model and proposes an alteration through research bias. For this purpose, we accessed action research methodology, analyzing written documents, oral sources and on-site observation in schools where teaching students perform internships. Four teachers and four interns took part on the research. The results show that the internship has taken place in a technical rationality conception. For its overcoming, internship has to be treated as an articulating element that crosses the different disciplines that are part of the curricular matrix. It’s also necessary that collective reflections are made about study, planning, implementation and evaluation of actions.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionFundação CESGRANRIOUniversidade do MinhoPaniago, Rosenilde NogueiraSarmento, TeresaMedeiros, JosianeNunes, Patrícia Gouvêa20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57851por1415-215010.1590/1983-211720182001022on lineinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57851Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:19.322152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
title |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
spellingShingle |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal Paniago, Rosenilde Nogueira Estágio em um IFET Formação inicial de professores Pesquisa na formação Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
title_full |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
title_fullStr |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
title_full_unstemmed |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
title_sort |
Um cenário de possibilidades para o estágio curricular supervisionado no contexto de um instituto federal |
author |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
author_facet |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Medeiros, Josiane Nunes, Patrícia Gouvêa |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Teresa Medeiros, Josiane Nunes, Patrícia Gouvêa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa Medeiros, Josiane Nunes, Patrícia Gouvêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio em um IFET Formação inicial de professores Pesquisa na formação Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio em um IFET Formação inicial de professores Pesquisa na formação Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo trata da pesquisa acerca da formação inicial de professores, focando o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). O objetivo foi investigar o processo de estágio e buscar novas alternativas de atuação do docente recém-formado pelo viés da pesquisa. Neste texto, apresenta-se um recorte da pesquisa, que trata do atual modelo de prática do ECS e apresenta uma proposta de alteração pelo viés da pesquisa. Para tanto, utilizou-se, como metodologia, a análise de documentos, de fontes escritas e orais, além da observação in loco nas escolas em que os estudantes realizaram os estágios. Participaram quatro professores orientadores de estágio e quatro estagiários. Os resultados revelam que o estágio vem sendo realizado numa concepção de racionalidade técnica e, para a sua superação, é preciso que seja tratado como elemento articulador que perpassa as diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular, e que ocorram reflexões coletivas para estudo, planejamento, execução e avaliação das ações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/57851 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/57851 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1415-2150 10.1590/1983-211720182001022 on line |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação CESGRANRIO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132806272516096 |