Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães,Thiago Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Massena,Elisa Prestes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100246
Resumo: Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da Comunidade de Prática relacionadas à construção, por licenciandas em Química, de propostas de reconfiguração curricular Cenários Integradores a partir da experiência formativa do estágio supervisionado. Para a construção das informações, usamos audiogravações e videogravações dos encontros que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados se apresentam a partir das categorias emergentes: (a) A escolha do tema Cenário Integrador para as propostas, e (b) A colaboração e o apoio mútuo em uma Comunidade de Prática. O desenvolvimento das propostas cenários integradores, em uma comunidade de prática, além de oportunizar vivências de compartilhamento de ideias e de solidariedade, tem o potencial de tornar o estágio um ambiente de intenso aprendizado e de exposição de pensamentos, a partir do diálogo e do apoio mútuo entre os sujeitos.
id UNESP-22_d14a1d208bee972e4ee7fec32a767e65
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132021000100246
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em QuímicaEnsino de químicaFormação inicial de professoresEstágio supervisionadoCurrículoResumo Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da Comunidade de Prática relacionadas à construção, por licenciandas em Química, de propostas de reconfiguração curricular Cenários Integradores a partir da experiência formativa do estágio supervisionado. Para a construção das informações, usamos audiogravações e videogravações dos encontros que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados se apresentam a partir das categorias emergentes: (a) A escolha do tema Cenário Integrador para as propostas, e (b) A colaboração e o apoio mútuo em uma Comunidade de Prática. O desenvolvimento das propostas cenários integradores, em uma comunidade de prática, além de oportunizar vivências de compartilhamento de ideias e de solidariedade, tem o potencial de tornar o estágio um ambiente de intenso aprendizado e de exposição de pensamentos, a partir do diálogo e do apoio mútuo entre os sujeitos.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100246Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320210049info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Thiago SantosMassena,Elisa Prestespor2021-11-04T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132021000100246Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:31:19.064967Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
title Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
spellingShingle Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
Guimarães,Thiago Santos
Ensino de química
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Currículo
title_short Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
title_full Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
title_fullStr Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
title_full_unstemmed Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
title_sort Construção de cenários integradores em uma comunidade de prática no contexto do estágio supervisionado em Química
author Guimarães,Thiago Santos
author_facet Guimarães,Thiago Santos
Massena,Elisa Prestes
author_role author
author2 Massena,Elisa Prestes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães,Thiago Santos
Massena,Elisa Prestes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Currículo
topic Ensino de química
Formação inicial de professores
Estágio supervisionado
Currículo
description Resumo Este estudo tem como objetivo analisar as potencialidades da Comunidade de Prática relacionadas à construção, por licenciandas em Química, de propostas de reconfiguração curricular Cenários Integradores a partir da experiência formativa do estágio supervisionado. Para a construção das informações, usamos audiogravações e videogravações dos encontros que foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados se apresentam a partir das categorias emergentes: (a) A escolha do tema Cenário Integrador para as propostas, e (b) A colaboração e o apoio mútuo em uma Comunidade de Prática. O desenvolvimento das propostas cenários integradores, em uma comunidade de prática, além de oportunizar vivências de compartilhamento de ideias e de solidariedade, tem o potencial de tornar o estágio um ambiente de intenso aprendizado e de exposição de pensamentos, a partir do diálogo e do apoio mútuo entre os sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100246
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132021000100246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320210049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.27 2021
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170959035826176