Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Maria Celeste Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14675
Resumo: O propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality.
id RCAP_7f1119594e205487dddf6ec53af550a2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14675
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de ÉvoraAvaliaçãoDesempenho docenteReflexãoSupervisãoFeedbackCultura avaliativaDesenvolvimento profissional e organizacionalEvaluationTeacher´s performanceProfessional and organisational developmentO propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality.Universidade de Évora2015-06-02T11:34:19Z2015-06-022011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14675http://hdl.handle.net/10174/14675porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Guerreiro, Maria Celeste Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:54.037753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
title Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
spellingShingle Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
Guerreiro, Maria Celeste Marques
Avaliação
Desempenho docente
Reflexão
Supervisão
Feedback
Cultura avaliativa
Desenvolvimento profissional e organizacional
Evaluation
Teacher´s performance
Professional and organisational development
title_short Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
title_full Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
title_fullStr Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
title_full_unstemmed Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
title_sort Oportunidades e desafios da avaliação de desempenho para o desenvolvimento profissional dos docentes: um estudo a partir das percepções de professores de uma escola básica do distrito de Évora
author Guerreiro, Maria Celeste Marques
author_facet Guerreiro, Maria Celeste Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Maria Celeste Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Desempenho docente
Reflexão
Supervisão
Feedback
Cultura avaliativa
Desenvolvimento profissional e organizacional
Evaluation
Teacher´s performance
Professional and organisational development
topic Avaliação
Desempenho docente
Reflexão
Supervisão
Feedback
Cultura avaliativa
Desenvolvimento profissional e organizacional
Evaluation
Teacher´s performance
Professional and organisational development
description O propósito da investigação foi analisar a cultura avaliativa de uma escola básica do distrito de Évora, no que se refere ao desempenho docente. No quadro conceptual convocado, aprofundaram-se os temas da profissionalidade docente (identidade, conhecimento, desenvolvimento profissional e organizacional) e os eixos estruturantes da avaliação no contexto actual. Salientou-se o papel da reflexão, da supervisão e do feedback construtivo, advogando-se a avaliação enquanto projecto, inserida numa cultura singular. Daí decorreu o desenho metodológico, configurando um estudo exploratório, descritivo da cultura escolar, no que diz respeito às percepções dos professores efectivos sobre o desempenho do trabalho docente. Optou-se pela leitura dos documentos de gestão pedagógica e pelo questionário, enquanto instrumentos de recolha de dados. Os resultados do estudo empírico tenderam a revelar uma propensão dos professores efectivos da escola sede do estudo favorável aos assuntos abordados. Na verdade, a avaliação do desempenho docente, encarada numa perspectiva formativa, naquela escola, parece surgir como uma oportunidade de aprendizagem, que enforma toda a complexidade do acto de ensinar. Sustentámos uma prática de avaliação reflexiva para o desenvolvimento profissional, seguindo um itinerário personalizado, através de um plano individual, situado num contexto de supervisão. A centralidade da avaliação no ensino e na aprendizagem constitui um desafio profissional que, oportunamente agarrado pelos actores educativos, poderá elevar a qualidade da escola; ABSTRACT: The leit-motiv of our work was to analyse the school evaluation culture in what concerns teachers’ performance. In the studied framework, it has been deepen the subjects of teachers’ job (identity, knowledge, organisational and professional development) and the structural axis of teachers’ evaluation nowadays. It was stated the role of reflexion, coaching and constructive feedback. Besides, it has been supported the evaluation as a project in the middle of a unique culture. So, it was drawn all the conceptual methodological work – an exploratory study that describes the school culture in what concerns the teachers’ perceptions about the performance of teachers’ work. It has been chosen the analyses of the pedagogical management documents and the survey as a mean of collecting data. The results of the empirical study tend to reveal a positive tendency of the subject. As a matter of fact, the teachers’ performance evaluation is faced in a formative perspective, appearing as a learning opportunity that shapes all the complexity of the teaching act. At last, it was supported by a reflexive evaluation practise towards the professional development, following a human way, through an individual plan, drawn in the middle of the coaching. The focus of evaluation in teaching and learning tasks stands as a major professional challenge, that grabbed by the educational players can grow the school quality.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2015-06-02T11:34:19Z
2015-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14675
http://hdl.handle.net/10174/14675
url http://hdl.handle.net/10174/14675
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136543989825536