O desenvolvimento da competência discursiva : uma proposta didática para o ensino de Espanhol Língua Estrangeira a alunos portugueses (nível B1)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Cláudia Maria Álvares de Moura Costa Alemão Teixeira de, 1964-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10313
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
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spelling O desenvolvimento da competência discursiva : uma proposta didática para o ensino de Espanhol Língua Estrangeira a alunos portugueses (nível B1)ArgumentaçãoEnsino da língua espanholaDesenvolvimento de competênciasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013Neste relatório apresentamos o trabalho realizado na Escola Secundária de Carcavelos, no ano letivo de 2012/2013, com uma turma de 10.º ano de Espanhol nível de continuação (B1), no âmbito da prática de ensino supervisionada. O objeto da intervenção didática foi o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos centrada nos aspetos da coerência e coesão de discursos/textos argumentativos escritos. Um dos blocos do programa, tomado como referência, propõe que os estudantes identifiquem as principais conclusões de um texto argumentativo, proponham ideias próprias, mostrem acordo, discordem e treinem a articulação de ideias. Consequentemente, implementámos uma unidade didática focada no discurso/texto de opinião. Nas atividades realizadas ao longo das cinco aulas da intervenção letiva de 450 minutos, debruçámo-nos sobre aspetos relativos à estruturação e coerência das ideias, e aspetos gramático-pragmáticos associados aos marcadores funcionais de opinião e aos marcadores discursivos de organização do discurso. Procurámos averiguar se um trabalho sistemático sobre este tipo de textos, com alunos de nível intermédio de LE, os levava a progredir na elaboração do seu próprio discurso. Os resultados obtidos no texto de opinião final, por comparação com aquele que produziram inicialmente, revelam uma evolução significativa dos alunos. A diversificação de atividades, a sua resolução em trabalho individual e cooperativo, a consolidação progressiva dos saberes, foram as estratégias de lecionação implementadas, tendo em vista a consciencialização crítica e autonomia dos alunos. Na avaliação formativa implementada à turma de dez elementos, oito tiveram uma prestação positiva e dois mantiveram o nível insuficiente, o que revela que a competência discursiva deve ser objeto de uma maior atenção nas aulas de Espanhol.En este informe presentamos el trabajo realizado en la Escola Secundária de Carcavelos, en 2012/2013, con una clase de 10º año de español nivel de continuación (B1), en el contexto de la práctica de enseñanza supervisada. El objeto de la intervención didáctica ha sido el desarrollo de la competencia discursiva de los alumnos centrada en los aspectos de la coherencia y cohesión de discursos/textos argumentativos escritos. Uno de los apartados del programa, tomado como referencia, propone que los estudiantes identifiquen las principales conclusiones de un texto argumentativo, propongan ideas propias, muestren acuerdo, desacuerdo, y practiquen la articulación de ideas. En consecuencia, implementamos una unidad didáctica enfocada en el discurso/texto de opinión. En las actividades realizadas a lo largo de las cinco clases de la intervención lectiva de 450 minutos, hemos tratado aspectos relativos a la estructuración y coherencia de las ideas y aspectos gramáticopragmáticos asociados a los marcadores funcionales de opinión y a los marcadores discursivos de organización del discurso. Intentamos averiguar si un trabajo sistemático sobre este tipo de textos, con alumnos de nivel intermedio de ELE, les hacía progresar en la elaboración de su propio discurso. Los resultados obtenidos en el texto de opinión final, comparativamente con los textos producido al inicio, han revelado una evolución significativa de los alumnos. La diversificación de las actividades, su resolución en trabajo individual y cooperativo, la consolidación progresiva de los saberes, han sido las estrategias enseñanza implementadas para fomentar la conciencia crítica y la autonomía de los alumnos. En la evaluación formativa adaptada a la clase de diez elementos, ocho obtuvieron resultados positivos y dos mantuvieron un nivel insuficiente, lo que demuestra que la competencia discursiva debe ser objeto de una mayor atención en las clases de Español.Léon Acosta, J., 1963-Repositório da Universidade de LisboaFreitas, Cláudia Maria Álvares de Moura Costa Alemão Teixeira de, 1964-2014-01-28T11:30:43Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10313TID:201432420porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:22.638241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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