Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10600
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_3102893f6fadbf1de55e4f22a7bc3bb5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)Ensino da língua espanholaEstratégias de aprendizagemTexto literárioRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013Neste relatório são abordadas estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1). A disciplina de Espanhol enquadra-se num contexto comunicativo da língua com base num sistema de signos linguísticos e culturais que possibilitam a construção do eu e a interpretação da realidade. A partir desta linha orientadora, concebemos a unidade didática intitulada Vivir Historias lecionada a alunos do 11º ano de escolaridade e que está inserida no âmbito da narração de histórias, abrangendo ainda a descrição de pessoas e as relações humanas. A fim de tratarmos estas temáticas, optámos por atividades que promovessem o aprender a aprender, a autonomia, a criatividade e a responsabilidade dos alunos, possibilitando aos discentes momentos de reflexão pessoal, mas também de cooperação e de planificação de atividades. A avaliação realizada incluiu momentos de diagnóstico, formativos e sumativos, verificados mediante a observação direta e indireta pela professora que lecionou a unidade didática. Os alunos foram também envolvidos neste processo, pronunciando-se através da autoavaliação e da heteroavaliação. O presente trabalho demonstra que esta abordagem do processo ensino/aprendizagem conduz a resultados positivos e que é necessário criar propostas didáticas capazes de desenvolver as capacidades cognitivas, metacognitivas, sociais e afetivas dos alunos a par das competências linguísticas e culturais na língua espanhola.Esta memoria aborda estrategias de aprendizaje para la lectura extensiva de un texto literario aplicadas a alumnos portugueses que estudian español como lengua extranjera (niveles A2.2/B1). La asignatura de Español se encuadra en un contexto comunicativo de la lengua con base en un sistema de signos lingüísticos y culturales que posibilitan la construcción del yo y la interpretación de la realidad. A partir de esta línea orientadora hemos concebido la unidad didáctica intitulada “Vivir Historias” impartida a alumnos del 11º año de escolaridad y que está inserida en el ámbito de la narración de historias, abarcando aún la descripción de personas y las relaciones humanas. Con la finalidad de abordar estas temáticas, elegimos actividades que promoviesen el aprender a aprender, la autonomía, la creatividad y la responsabilidad de los alumnos, posibilitando a los mismos momentos de reflexión personal, pero también de cooperación y de planificación de las actividades. La evaluación realizada ha incluido momentos de diagnóstico, formativos y sumativos, verificados mediante la observación directa e indirecta de la profesora que impartió la unidad didáctica. Los alumnos también fueron implicados en este proceso, a través de la autoevaluación y de la heteroevaluación. El presente trabajo demuestra que este abordaje del proceso enseñanza/aprendizaje conduce a resultados positivos y que es necesario criar propuestas didácticas capaces de desarrollar las capacidades cognitivas, meta-cognitivas, sociales y afectivas de los alumnos en conjunto con las competencias lingüísticas y culturales en la lengua española.Santos Rovira, José MaríaRepositório da Universidade de LisboaDuarte, Maria de Fátima Martins, 1973-2014-02-21T16:07:31Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10600TID:201433494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:14Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:34.993751Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
title Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
spellingShingle Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973-
Ensino da língua espanhola
Estratégias de aprendizagem
Texto literário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
title_full Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
title_fullStr Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
title_full_unstemmed Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
title_sort Estratégias de aprendizagem para a leitura extensiva de um texto literário aplicadas em alunos portugueses que estudam espanhol como língua estrangeira (níveis A2.2/B1)
author Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973-
author_facet Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Rovira, José María
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Maria de Fátima Martins, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua espanhola
Estratégias de aprendizagem
Texto literário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Ensino da língua espanhola
Estratégias de aprendizagem
Texto literário
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Português e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-21T16:07:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10600
TID:201433494
url http://hdl.handle.net/10451/10600
identifier_str_mv TID:201433494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134240842973185