Educação alimentar no âmbito das atividades extracurriculares para crianças dos 3 aos 10 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Catarina Trindade Coutinho Rodrigues da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30658
Resumo: Introdução: Comer é uma necessidade básica de todos os seres vivos e, talvez por isso, a generalidade das pessoas sente familiaridade com as temáticas da nutrição, emitindo facilmente uma opinião sobre o assunto. Com a globalização dos meios de comunicação, surgem cada vez mais pessoas a falar sobre nutrição, contudo continua a existir desinformação mesmo em relação a conceitos básicos. A malnutrição é uma das consequências da falta de informação correta e adequada a cada indivíduo. É sobejamente conhecido o papel da alimentação na etiologia e controlo de várias patologias e que quando existem hábitos alimentares saudáveis a qualidade de vida das pessoas melhora a vários níveis. Existem várias estratégias para pôr em prática os programas de educação alimentar, e devem ser escolhidas aquelas que se de adequem melhor ao público-alvo. Este projeto consiste numa proposta de intervenção através de uma atividade extracurricular de educação alimentar, testada numa escola no Porto com crianças de Jardim-de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Objetivos: estruturar uma atividade extracurricular, no âmbito de educação alimentar, desenvolver os conteúdos desta atividade e testar a adesão dos encarregados de educação para estes programas, através de execução de algumas sessões numa escola, e avaliar o impacto e o funcionamento da atividade. Métodos: Foi realizado um desenho de estudo quase-experimental, com 49 crianças entre os 3 e os 10 anos. O projeto decorreu numa escola durante o 2º período do calendário escolar. Desenvolveram-se 10 sessões com conteúdos muito variados e com temas da área da alimentação, seguindo o ”Referencial de Educação para a Saúde”. O impacto do projeto, em termos de mudança dos conhecimentos e comportamentos alimentares, bem como a recetividade dos encarregados de educação a esta iniciativa, foi medido através de questionários aplicados aos Encarregados de Educação das crianças, preenchidos no início e no final do programa. Resultados/Discussão: Verificaram-se algumas alterações significativas relativamente à relação das crianças com algumas refeições e na melhoria da neofobia alimentar. Relativamente à adesão a um padrão de alimentação mediterrânico não se mostraram tão significativos, provavelmente porque as crianças já apresentavam bons níveis no momento inicial. A opinião dos pais em relação à atividade foi bastante positiva. As famílias mostraram-se disponíveis para pagar uma mensalidade por esta atividade. As crianças mantiveram-se motivadas ao longo das sessões, e a sua assiduidade comprovou isso mesmo. Conclusão: As estratégias utilizadas para este projeto pareceram ter impacto positivo para as crianças, sugerindo haver espaço para estabelecer uma atividade mais duradoura como a que agora foi testada.
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É sobejamente conhecido o papel da alimentação na etiologia e controlo de várias patologias e que quando existem hábitos alimentares saudáveis a qualidade de vida das pessoas melhora a vários níveis. Existem várias estratégias para pôr em prática os programas de educação alimentar, e devem ser escolhidas aquelas que se de adequem melhor ao público-alvo. Este projeto consiste numa proposta de intervenção através de uma atividade extracurricular de educação alimentar, testada numa escola no Porto com crianças de Jardim-de Infância e 1º Ciclo do Ensino Básico. Objetivos: estruturar uma atividade extracurricular, no âmbito de educação alimentar, desenvolver os conteúdos desta atividade e testar a adesão dos encarregados de educação para estes programas, através de execução de algumas sessões numa escola, e avaliar o impacto e o funcionamento da atividade. Métodos: Foi realizado um desenho de estudo quase-experimental, com 49 crianças entre os 3 e os 10 anos. O projeto decorreu numa escola durante o 2º período do calendário escolar. Desenvolveram-se 10 sessões com conteúdos muito variados e com temas da área da alimentação, seguindo o ”Referencial de Educação para a Saúde”. O impacto do projeto, em termos de mudança dos conhecimentos e comportamentos alimentares, bem como a recetividade dos encarregados de educação a esta iniciativa, foi medido através de questionários aplicados aos Encarregados de Educação das crianças, preenchidos no início e no final do programa. Resultados/Discussão: Verificaram-se algumas alterações significativas relativamente à relação das crianças com algumas refeições e na melhoria da neofobia alimentar. Relativamente à adesão a um padrão de alimentação mediterrânico não se mostraram tão significativos, provavelmente porque as crianças já apresentavam bons níveis no momento inicial. A opinião dos pais em relação à atividade foi bastante positiva. As famílias mostraram-se disponíveis para pagar uma mensalidade por esta atividade. As crianças mantiveram-se motivadas ao longo das sessões, e a sua assiduidade comprovou isso mesmo. Conclusão: As estratégias utilizadas para este projeto pareceram ter impacto positivo para as crianças, sugerindo haver espaço para estabelecer uma atividade mais duradoura como a que agora foi testada.Introduction: Eating is a basic necessity of all human beings and maybe because of that, people in general feel familiar with the theme of nutrition, stating opinions about it. With globalization, there are more and more people talking about nutrition but still there is a lot of misinformation concerning even basic concepts. Malnutrition is one of the consequences of the lack of correct information and adequate to each individual. It is well known the importance of food in the etiology and in the control of several pathologies and the connection between healthy feeding habits and the improvement of the quality of life at several levels. There are various strategies to put in practice nutrition and food educational programs and those should be chosen according to the target. This project consists in a proposal for intervention through an extra-curricula activity, tested in a school in Porto with children from 3 to 10 years old. Objectives: design an extra-curricula activity within nutrition and food education, developing contents, testing participation rate from parents by executing activities in a school and measuring results. Method: A quasi-experimental study was design with 49 children from 3 to 10 years old. The project was run in a school throughout the second quarter of the school year. Ten sessions were developed with varied content and with topics on nutrition area, following the “Referencial de Educação para a Saúde”. The impact of the project in terms of changes in knowledge and eating behaviors, as well as the adherence of parents, was measured with questionnaires before and after the program. Results/Discussion: Some significant changes were detected on the relation between children and some meals and also in relation to food neophobia. In relation to the adherence to the standard of mediterranean diet, results were not significant and this is probably because initial levels were already good. Parents opinion about the activity was quite positive. Families were available to pay a monthly amount for this kind of activity. Children showed to be motivated throughout the sessions and their assiduity shows it. Conclusion: The strategy applied in this project seems to have a positive impact on the children, suggesting that there is room to implement an activity as the one tested.Pinto, Elisabete Cristina BastosSinde, SusanaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Maria Catarina Trindade Coutinho Rodrigues da2020-06-03T10:17:27Z2019-01-3020182019-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30658TID:202317501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:10Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:38.876227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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