HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gerson de Souza Mol
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Josenaide Pereira do Nascimento, Lelia Cordeiro Freire Bezzan, Rita de Cássia Cunha Bom Jardim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832
Resumo: A ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia.
id RCAP_bcf92549791067559e8babd1f2eda944
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICAHOMEOPATHY X SCIENCE: WHAT CHEMISTRY TEACHERS THINKPseudoscienceHomeopathyScientific-methodPseudociênciaHomeopatiaMétodo-científicoA ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia.The idea for the theme came from the student's rational speech, the first author on homeopathy and the questioning of science and pseudoscience. In the process of building chemistry as a science, alchemy left important contributions such as laboratory techniques and the figure of Paracelsus who organized the first scientific communities. Science is a human construction and this construction took place through a process influenced by different factors. Scientific knowledge is the result of processes that follow formalities and arises from the rigor of what is called the scientific method. The work methodology was the application of an electronic form-type questionnaire that was careful to be directed to people who had a connection with science in their professional routine. UnB IQ. The results were analyzed using a quali-quantitative method. When the form was interrupted for responses, there were 61 participants and of this total, 16 teachers. It was verified that the participants are divided in their beliefs about homeopathy and science, however, the interesting thing is that even two participants who do not believe resort to   homeopathy to treat symptoms that they also treat with allopathic medicines. In post-pandemic times, it is important to look at science and credit the scientist's role in dealing with these issues. However, homeopathy cannot be disregarded as a care practice, as it is part of a list of therapeutic lines of the SUS that look at the individual and his integrality and do not disregard allopathy.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Qualitative Research in Social Sciences; e832New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales; e832New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais; e8322184-777010.36367/ntqr.19.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832/863Gerson de Souza MolJosenaide Pereira do NascimentoLelia Cordeiro Freire BezzanRita de Cássia Cunha Bom Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:04Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:59.830192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
HOMEOPATHY X SCIENCE: WHAT CHEMISTRY TEACHERS THINK
title HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
spellingShingle HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
Gerson de Souza Mol
Pseudoscience
Homeopathy
Scientific-method
Pseudociência
Homeopatia
Método-científico
title_short HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
title_full HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
title_fullStr HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
title_full_unstemmed HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
title_sort HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
author Gerson de Souza Mol
author_facet Gerson de Souza Mol
Josenaide Pereira do Nascimento
Lelia Cordeiro Freire Bezzan
Rita de Cássia Cunha Bom Jardim
author_role author
author2 Josenaide Pereira do Nascimento
Lelia Cordeiro Freire Bezzan
Rita de Cássia Cunha Bom Jardim
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gerson de Souza Mol
Josenaide Pereira do Nascimento
Lelia Cordeiro Freire Bezzan
Rita de Cássia Cunha Bom Jardim
dc.subject.por.fl_str_mv Pseudoscience
Homeopathy
Scientific-method
Pseudociência
Homeopatia
Método-científico
topic Pseudoscience
Homeopathy
Scientific-method
Pseudociência
Homeopatia
Método-científico
description A ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832
https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832
url https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832/863
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Qualitative Research in Social Sciences; e832
New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales; e832
New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais; e832
2184-7770
10.36367/ntqr.19.2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133605288476672