HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832 |
Resumo: | A ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia. |
id |
RCAP_bcf92549791067559e8babd1f2eda944 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/832 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICAHOMEOPATHY X SCIENCE: WHAT CHEMISTRY TEACHERS THINKPseudoscienceHomeopathyScientific-methodPseudociênciaHomeopatiaMétodo-científicoA ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia.The idea for the theme came from the student's rational speech, the first author on homeopathy and the questioning of science and pseudoscience. In the process of building chemistry as a science, alchemy left important contributions such as laboratory techniques and the figure of Paracelsus who organized the first scientific communities. Science is a human construction and this construction took place through a process influenced by different factors. Scientific knowledge is the result of processes that follow formalities and arises from the rigor of what is called the scientific method. The work methodology was the application of an electronic form-type questionnaire that was careful to be directed to people who had a connection with science in their professional routine. UnB IQ. The results were analyzed using a quali-quantitative method. When the form was interrupted for responses, there were 61 participants and of this total, 16 teachers. It was verified that the participants are divided in their beliefs about homeopathy and science, however, the interesting thing is that even two participants who do not believe resort to homeopathy to treat symptoms that they also treat with allopathic medicines. In post-pandemic times, it is important to look at science and credit the scientist's role in dealing with these issues. However, homeopathy cannot be disregarded as a care practice, as it is part of a list of therapeutic lines of the SUS that look at the individual and his integrality and do not disregard allopathy.Ludomedia2023-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Qualitative Research in Social Sciences; e832New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales; e832New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais; e8322184-777010.36367/ntqr.19.2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832/863Gerson de Souza MolJosenaide Pereira do NascimentoLelia Cordeiro Freire BezzanRita de Cássia Cunha Bom Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-22T07:02:04Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:59.830192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA HOMEOPATHY X SCIENCE: WHAT CHEMISTRY TEACHERS THINK |
title |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA |
spellingShingle |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA Gerson de Souza Mol Pseudoscience Homeopathy Scientific-method Pseudociência Homeopatia Método-científico |
title_short |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA |
title_full |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA |
title_fullStr |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA |
title_full_unstemmed |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA |
title_sort |
HOMEOPATIA X CIÊNCIAS: O QUE PENSAM PROFESSORES DE QUÍMICA |
author |
Gerson de Souza Mol |
author_facet |
Gerson de Souza Mol Josenaide Pereira do Nascimento Lelia Cordeiro Freire Bezzan Rita de Cássia Cunha Bom Jardim |
author_role |
author |
author2 |
Josenaide Pereira do Nascimento Lelia Cordeiro Freire Bezzan Rita de Cássia Cunha Bom Jardim |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gerson de Souza Mol Josenaide Pereira do Nascimento Lelia Cordeiro Freire Bezzan Rita de Cássia Cunha Bom Jardim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pseudoscience Homeopathy Scientific-method Pseudociência Homeopatia Método-científico |
topic |
Pseudoscience Homeopathy Scientific-method Pseudociência Homeopatia Método-científico |
description |
A ideia do tema surgiu da fala racional da aluna,primeira autora sobre homeopatia e o questionamento sobre ciência e pseudociência. No processo de construção da química como ciência a alquimia deixou contribuições importantes como técnicas de laboratório e a figura de Paracelsus que organizou as primeiras comunidades científicas. A ciência é uma construção humana e essa construção se deu por um processo influenciado por diferentes fatores.O conhecimento científico é resultado de processos que seguem formalidades e surge do rigor do que é chamado método científico. A metodologia de trabalho foi a aplicação de um questionário do tipo formulário eletrônico que teve o cuidado de ser direcionado a pessoas que tivessem ligação com a ciência em seu cotidiano profissional,para esta etapa específica foi feito um recorte nas respostas dos participantes e selecionados somentes docentes do IQ da UnB.Os resultados foram analisados utilizando um método quali-quantitativo. Quando o formulário foi interrrompido para respostas contava com 61 participações e deste total 16 docentes. Foi verificado que os participantes estão divididos na crença sobre a homeopatia e a ciência, contudo o interessante é que mesmo dois participantes que nao acreditam recorrem a homepatia para tratar sintomas que tratam também com medicamentos alopáticos. Em tempos pós pandemia é importante que se volte o olhar para a ciência e de crédito ao papel do cientista no enfretamento das questões. Contudo a homepatia não pode ser desconsiderada como uma prática de cuidado pois faz parte de um rol de linhas terapeuticas do SUS que tem um olhar para o indivíduo e sua integralidade e não desconsideram a alopatia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832 https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.19.2023.e832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/832/863 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Qualitative Research in Social Sciences; e832 New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigación Cualitativa en Ciencias Sociales; e832 New Trends in Qualitative Research; Vol. 19 (2023): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais; e832 2184-7770 10.36367/ntqr.19.2023 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133605288476672 |