A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Susana Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/8499
Resumo: A avaliação do desempenho docente, quando realizada segundo o modelo da supervisão entre pares, tem assumido uma importância desmedida nas preocupações e nas atividades dos docentes, gerando tensões no ambiente profssional, para além das inerentes a qualquer dispositivo de avaliação e desvios em relação aos objetivos centrais propostos. Com este estudo, investigou-se de que forma a interação entre pares substitui com vantagem a supervisão entre pares, sobretudo em escolas onde os quadros docentes são estáveis e os seus docentes possuem mais de 15 anos de serviço. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, de tipo estudo de caso, recorrendo, para isso, à análise de narrativas de docentes e de entrevistas semiestruturadas às docentes. Os dados recolhidos foram tratados recorrendo às técnicas de análise de conteúdo, através do software de análise qualitativa webQDA. Em contextos similares, a interação entre pares constitui um indutor da melhoria da prática docente, uma vez que proporciona a hétero e a auto-refexão. Este método contribui para a edifcação de práticas de ensino refexivas, e, consequentemente, para uma melhoria das aprendizagens, para o sucesso dos estudantes e para o desenvolvimento profssional dos docentes, sendo uma excelente alternativa à avaliação de desempenho docente.
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spelling A Interação entre pares: que lugar na avaliação do desempenho docente?EDUCAÇÃODESENVOLVIMENTO PROFISSIONALAVALIAÇÃO DO DESEMPENHOPROFESSORESINTERAÇÃO SOCIALEDUCATIONPROFESSIONAL DEVELOPMENTPERFORMANCE EVALUATIONTEACHERSSOCIAL INTERACTIONA avaliação do desempenho docente, quando realizada segundo o modelo da supervisão entre pares, tem assumido uma importância desmedida nas preocupações e nas atividades dos docentes, gerando tensões no ambiente profssional, para além das inerentes a qualquer dispositivo de avaliação e desvios em relação aos objetivos centrais propostos. Com este estudo, investigou-se de que forma a interação entre pares substitui com vantagem a supervisão entre pares, sobretudo em escolas onde os quadros docentes são estáveis e os seus docentes possuem mais de 15 anos de serviço. Neste contexto, optamos por uma investigação de natureza qualitativa, de tipo estudo de caso, recorrendo, para isso, à análise de narrativas de docentes e de entrevistas semiestruturadas às docentes. Os dados recolhidos foram tratados recorrendo às técnicas de análise de conteúdo, através do software de análise qualitativa webQDA. Em contextos similares, a interação entre pares constitui um indutor da melhoria da prática docente, uma vez que proporciona a hétero e a auto-refexão. Este método contribui para a edifcação de práticas de ensino refexivas, e, consequentemente, para uma melhoria das aprendizagens, para o sucesso dos estudantes e para o desenvolvimento profssional dos docentes, sendo uma excelente alternativa à avaliação de desempenho docente.L’évaluation de l’enseignement performance, lorsqu’elle est effectuée sur le modèle de supervision par les pairs, a pris une importance disproportionnée dans les préoccupations et activités des enseignants, de créer des tensions dans le lieu de travail, en plus inhérent à tout dispositif d’évaluation et de déviation par rapport aux objectifs plantes proposées. Cette étude a examiné comment l’interaction entre pairs remplace avantageusement supervision par les pairs, en particulier dans les écoles où les enseignants sont stables et leurs enseignants ont plus de 15 ans de service. Dans ce contexte, nous avons choisi une recherche qualitative, type de cas d’étude, en utilisant pour cela, l’analyse des récits des enseignants et des entrevues semi-structurées avec les enseignants. Les données recueillies ont été analysées en utilisant les techniques d’analyse de contenu, à travers webQDA logiciel d’analyse qualitative. Dans des contextes similaires, l’interaction entre pairs est un inducteur de l’amélioration de la pratique de l’enseignement, car elle fournit une auto-réfexion et droite. Cette méthode contribue à l’édifcation des pratiques d’enseignement de réfexion, et donc à une amélioration de l’apprentissage pour la réussite des élèves et le développement professionnel des enseignants est une excellente alternative à l’évaluation de la performance des enseignants.The teaching assessment of performance, in particular the peer supervision, became an inordinate importance among teachers, resulting in professional environment tensions inherent in any assessment device. This study investigates how the peers interaction replaces with advantage the peer supervision, particularly in schools where teaching staff are stable and their teachers have more than 15 years of service. In this context, we chose a qualitative research, like case study type, using for this the analysis of teachers’ narratives and semi-structured interviews with teachers. The data collected were treated with content analysis methodology through webQDA qualitative analysis software. In similar contexts, peers’ interaction is an inducer of improving teaching practices, since it enhances individual capacities, through self-refection and refection on other people’s teaching skills. This method contributes to the building up of refexive teaching practices, and consequently, to an improvement of learning, also in students’ success, and the teachers’ professional development, it is an excellent alternative to teacher performance assessment.La evaluación del desempeño docente, en particular, la supervisión de pares, se convirtió en una importancia desmesurada entre los docentes, lo que resulta en tensiones entorno profesional inherentes a cualquier dispositivo de evaluación. Este estudio investigó cómo la interacción entre pares sustituye ventajosamente entre la supervisión entre pares, especialmente en las escuelas donde los profesores son estables y sus profesores tienen más de 15 años de servicio. En este contexto, se optó por una investigación cualitativa, tipo estudio de caso, utilizando para ello, el análisis de las narrativas de los profesores y entrevistas semiestructuradas con profesores. Los datos recogidos fueron analizados utilizando las técnicas de análisis de contenido, a través de un software de análisis cualitativo webQDA. En contextos similares, la interacción entre pares es un inductor de la mejora de la práctica docente, ya que proporciona una auto-refexión y recto. Este método contribuye a la consolidación de las prácticas de la enseñanza refexiva, y por lo tanto a una mejora del aprendizaje para el éxito de los estudiantes y el desarrollo profesional de los docentes es una excelente alternativa a la evaluación de desempeño docente.Edições Universitárias Lusófonas2018-02-12T15:21:22Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8499por1646-401XSá, Susana Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:44Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:37:02.028862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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