Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento Duarte
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Souza, Karine Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52143
Resumo: No quadro de um projeto de investigação-ação sobre TIC e Empreendedorismo, este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua. Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativas online, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.
id RCAP_bd35236fa832a2f18ed257bdc36a67eb
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreenderDistance co-research in the era of cyberculture: report of an experience about co-entrepreneurshipCo-investigar a distancia en tiempos de cibercultura: relato de una experiencia sobre co-emprenderInvestigar a distânciaRedes educativas onlineTecnologias de comunicação ubíquaCoinvestigaçãoCoempreenderDistance researchOnline educational networksUbiquitous communication technologiesCo-researchCo-entrepreneurshipInvestigar a DistanciaTecnologías de Comunicación UbicuaCo-investigaciónCo-emprenderCiências Sociais::Ciências da EducaçãoNo quadro de um projeto de investigação-ação sobre TIC e Empreendedorismo, este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua. Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativas online, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.In the context of an action research project concerning ICT and Entrepreneurship, this paper presents validation of concepts regarding network entrepreneurship (Coentrepreneurship). This process took place in the reflection phase, which, because the participants involved were in distant locales (England, Portugal, and Brazil), could only be achieved using ubiquitous communication technologies. As such, this article relates this experience, in an attempt to determine the extent to which the ubiquitous communication technologies enable and support the distance co-research process. Based on the theory of Distance Education in the era of Cyberculture and the construction of knowledge via online educational networks, the research methodology adopted a strategy involving an online focus group and co-research (OKADA, 2014). Participants formed an investigative community, using communication technologies that were both asynchronous (a forum of 13 participants) and synchronous (a web conference with 10 participants) to consolidate the co-entrepreneurship categories. The resulting data was processed using sociometric methods and content analysis. Findings show that ubiquitous communication technologies meet the desired goal; in spite of distance, and the fact that participants were in different locales, it was possible to create knowledge.En el marco de un proyecto de investigación-acción sobre TIC y Emprendimiento, este artículo presenta el reporte de la validación de conceptos sobre emprender en red (Co-emprender). Este proceso fue realizado en la fase de reflexión, la cual, por el hecho de que los diversos actores implicados se encontraran en lugares diversos (Inglaterra, Portugal y Brasil), apenas podía ser logrado recurriendo a las tecnologías de la comunicación omnipresente. Así, en este artículo, se efectuó el relato de esa experiencia de tal forma que se pudiera averiguar hasta qué punto las tecnologías de la comunicación ubicua permiten y favorecen el proceso de co-investigación a distancia. Con fundamento en la teoría de la Educación a Distancia en tiempos de Cibercultura y de la construcción del conocimiento en las redes educativas online, la metodología de investigación se acercó a la estrategia de un grupo focal online y de la co-investigación (OKADA, 2014). Los participantes constituyeron una comunidad de investigación, usando las tecnologías de comunicación asíncronica (foro, 13 participantes) y síncrona (webconferencia, 10 participantes) para consolidar las categorías de co-emprender. En el tratamiento de datos se recurrió a la sociometría y al análisis de contenido. Los resultados muestran que las tecnologías de la comunicación ubicua se revelan a la altura del objetivo pretendido, pues, a pesar de la distancia y que los participantes se encuentran en lugares diferentes, fue posible construir conocimiento sobre el tema.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de EducaçãoUniversidade do MinhoSilva, Bento DuarteSouza, Karine Pinheiro2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52143porSilva, Bento & Souza, Karine Pinheiro (2015). Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: Relato de uma experiência sobre coempreender. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 55-68, jul./dez. 20150104-7043http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/currentinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:23:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:06.186275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
Distance co-research in the era of cyberculture: report of an experience about co-entrepreneurship
Co-investigar a distancia en tiempos de cibercultura: relato de una experiencia sobre co-emprender
title Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
spellingShingle Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
Silva, Bento Duarte
Investigar a distância
Redes educativas online
Tecnologias de comunicação ubíqua
Coinvestigação
Coempreender
Distance research
Online educational networks
Ubiquitous communication technologies
Co-research
Co-entrepreneurship
Investigar a Distancia
Tecnologías de Comunicación Ubicua
Co-investigación
Co-emprender
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
title_full Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
title_fullStr Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
title_full_unstemmed Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
title_sort Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: relato de uma experiência sobre coempreender
author Silva, Bento Duarte
author_facet Silva, Bento Duarte
Souza, Karine Pinheiro
author_role author
author2 Souza, Karine Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bento Duarte
Souza, Karine Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Investigar a distância
Redes educativas online
Tecnologias de comunicação ubíqua
Coinvestigação
Coempreender
Distance research
Online educational networks
Ubiquitous communication technologies
Co-research
Co-entrepreneurship
Investigar a Distancia
Tecnologías de Comunicación Ubicua
Co-investigación
Co-emprender
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Investigar a distância
Redes educativas online
Tecnologias de comunicação ubíqua
Coinvestigação
Coempreender
Distance research
Online educational networks
Ubiquitous communication technologies
Co-research
Co-entrepreneurship
Investigar a Distancia
Tecnologías de Comunicación Ubicua
Co-investigación
Co-emprender
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description No quadro de um projeto de investigação-ação sobre TIC e Empreendedorismo, este artigo apresenta o recorte da validação de conceitos sobre empreender em rede (coempreender). Este processo foi realizado na fase de reflexão, a qual, pelo fato dos diversos atores implicados se encontrarem em lugares diversos (Inglaterra, Portugal e Brasil), apenas podia ser conseguido recorrendo às tecnologias da comunicação ubíqua. Assim, neste artigo, efetuamos o relato dessa experiência de forma a averiguar até que ponto as tecnologias da comunicação ubíqua permitem e favorecem o processo de coinvestigação a distância. Com fundamento na teorização na Educação a Distância em tempos da Cibercultura e da construção do conhecimento nas redes educativas online, a metodologia de pesquisa aproximou-se da estratégia de um grupo focal online e da coinvestigação (OKADA, 2014). Os participantes constituíram uma comunidade de investigação, usando as tecnologias de comunicação assíncrona (fórum, 13 participantes) e síncrona (webconferência, 10 participantes) para consolidar as categorias do coempreender. No tratamento de dados recorremos à sociometria e à análise de conteúdo. Os resultados mostram que tecnologias da comunicação ubíqua revelaram-se à altura do objetivo pretendido, pois, apesar da distância e dos participantes se encontrarem em lugares diferentes, foi possível construir conhecimento sobre o tema.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52143
url https://hdl.handle.net/1822/52143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, Bento & Souza, Karine Pinheiro (2015). Coinvestigar a distância em tempos de cibercultura: Relato de uma experiência sobre coempreender. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 55-68, jul./dez. 2015
0104-7043
http://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/issue/current
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132241888018432