Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6264
Resumo: A formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.
id RCAP_bd382a5cb96c58e95f4d3c9c8ebb1665
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6264
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEBEnsino básico1º cicloEducação para a cidadaniaÉticaCidadania ambientalParticipação políticaResponsabilidade socialResponsabilidade moralCitizenship approachSociopolitical componentEtic moral componentEnvironmental citizenshipLocal stakeholdersA formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.The citizen’s education has to be a priority, as the consciousness of the school’s important role at the effectiveness of the citizenship exercise. However, the citizenship approach in different school’s is characterized by the diversity of educational proposals and concepts used. Without a common strategic each school have its one way to work citizenship. This research study, in four different basic schools with different pedagogical models, analyzed how citizenship is worked at the sociopolitical and etic moral components and also how environmental citizenship is worked. The contribution to help defining integrative citizenship approach is this study main goal – making students conscious of the decisive role that they have in the construction of a sustainable development. The study is based on a questionnaire surveys to students in 3rd and 4th grades, built from the interviews done to the 1º CEB pedagogical coordinators and professors of the four schools. This study results reveal that schools with more participatory pedagogical models have higher values in the sociopolitical citizenship component. The higher values in etic moral citizenship component distribute themselves among three different schools, demonstrate the importance of the adults in reference. Also the environmental citizenship higher values were presented at three different schools, expressing the importance of the student’s willingness to environmental issues. We have concluded that the effective exercise of citizenship requires the three citizenship components (etic moral, sociopolitical and environmental citizenship) jointed and worked as a whole. The etic moral component provides the bases (the virtues) essentials for the integral citizenship education, the sociopolitical component provides the tools (dialogue/negotiation capacity/ with the other local/school community members) and environmental citizenship provide the means to integrate children’s in integrative citizenship approach- assuming their role as environmental stakeholders. We have also concluded that the adults in reference (family and professors) influence the way children’s engaged citizenship – through their attitudes and reaction on children’s participation (working with them and not for them). Citizenship should be worked continuously throughout the year.Martinho, Ana PaulaAzeiteiro, UlissesRepositório AbertoPereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa2017-03-01T15:54:59Z2016-12-212017-03-012016-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/6264TID:201704439porPereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa - Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB. [S.l.]: [s.n.], 2016. 172 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:24:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/6264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:50.993385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
title Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
spellingShingle Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa
Ensino básico
1º ciclo
Educação para a cidadania
Ética
Cidadania ambiental
Participação política
Responsabilidade social
Responsabilidade moral
Citizenship approach
Sociopolitical component
Etic moral component
Environmental citizenship
Local stakeholders
title_short Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
title_full Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
title_fullStr Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
title_full_unstemmed Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
title_sort Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB
author Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa
author_facet Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Ana Paula
Azeiteiro, Ulisses
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
1º ciclo
Educação para a cidadania
Ética
Cidadania ambiental
Participação política
Responsabilidade social
Responsabilidade moral
Citizenship approach
Sociopolitical component
Etic moral component
Environmental citizenship
Local stakeholders
topic Ensino básico
1º ciclo
Educação para a cidadania
Ética
Cidadania ambiental
Participação política
Responsabilidade social
Responsabilidade moral
Citizenship approach
Sociopolitical component
Etic moral component
Environmental citizenship
Local stakeholders
description A formação dos cidadãos do futuro deve ser prioritária, assim como a consciência da importância do papel das escolas na formação de um efetivo exercício da cidadania. Contudo, a abordagem da cidadania nas escolas caracteriza-se pela diversidade das propostas educativas e pela latitude dos conceitos utilizados. Sem uma estratégia comum, cada escola é autónoma na forma como trabalha a cidadania. Com este estudo investigou-se a forma como quatro escolas de 1º CEB, com modelos pedagógicos distintos trabalham a cidadania, analisando a abordagem de cada escola, sobre a componente sociopolítica, ético moral e a cidadania ambiental, com o objetivo final de contribuir para uma abordagem integral do exercício da cidadania – conscientes do papel decisivo que os alunos terão na construção de um desenvolvimento sustentável. Para tal realizaram-se inquéritos por questionário aos alunos de 3º e 4º anos de escolaridade, construídos com base nas entrevistas realizadas ao corpo docente (coordenadores pedagógicos de 1º CEB e professores titulares) das quatro escolas em estudo. Os resultados deste estudo demonstraram que nas escolas com modelos pedagógicos mais participativos, a componente socio política da cidadania apresentou valores mais elevados. Os valores mais elevados na componente ético moral distribuíram-se por três das quatro escolas analisadas, revelando o papel determinante dos adultos de referência. Na cidadania ambiental também três das quatro escolas apresentaram os valores mais elevados, revelando a importância da predisposição dos alunos para a temática ambiental. Concluímos que para um exercício efetivo da cidadania as três componentes estudadas (ético moral, sociopolítica e cidadania ambiental) têm que ser articuladas e trabalhadas como um todo. Porque a componente ético moral da cidadania fornece as bases (os princípios) essenciais para a formação integral dos cidadãos, a componente sociopolítica fornece as ferramentas (a capacidade de dialogar/negociar com os outros membros da comunidade local/educativa) e a cidadania ambiental representa o meio privilegiado de integração das crianças (dos alunos) no exercício efetivo da cidadania – assumindo-se como stakeholders ambientais. Concluímos ainda que os adultos de referência (no caso os pais e os professores) têm um papel fulcral na forma como os alunos exercem a cidadania – pelas suas atitudes e pela forma como reagem à participação dos mais novos (trabalhando com eles e não por eles) e que a cidadania deve ser trabalhada de forma continuada (recorrente) ao longo do ano.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21
2016-12-21T00:00:00Z
2017-03-01T15:54:59Z
2017-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/6264
TID:201704439
url http://hdl.handle.net/10400.2/6264
identifier_str_mv TID:201704439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Inês de Aragão Pacheco Morais Magro da Costa - Diferentes abordagens às componentes ético-moral e sociopolítica da cidadania influenciam (ou não) a apropriação do conceito de cidadania ambiental por parte dos alunos de 1ºCEB. [S.l.]: [s.n.], 2016. 172 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135044347887616