Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bourbon, Rita
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lamas, Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550
Resumo: Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conceito de Modelo de Negócio, bem como analisar o seu impacto nas empresas sobretudo na criação de valor, permitindo-nos entender como é que os Modelos de Negócio se transformam em ferramentas de criação de valor, tanto no contexto nacional como internacional. Na vasta literatura existente sobre o tema, é evidente a falta de consenso na definição do conceito de Modelos de Negócio (MN). O facto de se tratar de um conceito de natureza económica implica que não exista exatidão nas definições. Além da abordagem teórica e revisão bibliográfica, a componente prática dedica-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa com atividade internacional. A empresa escolhida é a Jump Willy, uma empresa que desenvolve e produz conteúdos digitais inovadores e criativos para serem utilizados em anúncios, vídeos corporativos, entretenimento e animações de televisão. A empresa nasceu no Porto, mas já se internacionalizou para Londres, Los Angeles e Hong Kong, e atualmente trabalha para dezenas de marcas conhecidas tais como a BMW, a H&M e a Vodafone. É utilizada a estratégia de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, aplicando para o efeito a técnica da entrevista. Trata-se de um estudo exploratório que não podendo ser generalizado permite, no entanto com base nos seus resultados perceber que os Modelos de Negócio podem ser uma ferramenta de criação de valor, nomeadamente em processos de internacionalização, mas não implica que sejam, por si só, uma fonte de Vantagem Competitiva (VC). O conceito de VC está ainda associado ao de concorrência, aspeto central ignorado em muitos modelos de negócio. Isto porque, ao falar de VC, temos necessariamente de nos referir à concorrência, pois sem ela o conceito não existiria, e esta é precisamente uma das falhas dos MN: não abordam nem a concorrência nem a 1 ISCAP (ritabourbon@gmail.com) 2 CEI /ISCAP/P.PORTO (mlamas@iscap.ipp.pt) Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 48 competitividade. Num estudo conduzido por V. K. Ranjitha em 2015, o autor concluiu que “os vários componentes dos MN ajudam as empresas a manter a vantagem competitiva” (Ranjith, 2015, p. 4), mas não são uma fonte de vantagem competitiva.
id RCAP_85809ec5a62e7a2a81a1c389abff5d39
oai_identifier_str oai:u3isjournal.isvouga.pt:article/550
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump WillyCriação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor.Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conceito de Modelo de Negócio, bem como analisar o seu impacto nas empresas sobretudo na criação de valor, permitindo-nos entender como é que os Modelos de Negócio se transformam em ferramentas de criação de valor, tanto no contexto nacional como internacional. Na vasta literatura existente sobre o tema, é evidente a falta de consenso na definição do conceito de Modelos de Negócio (MN). O facto de se tratar de um conceito de natureza económica implica que não exista exatidão nas definições. Além da abordagem teórica e revisão bibliográfica, a componente prática dedica-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa com atividade internacional. A empresa escolhida é a Jump Willy, uma empresa que desenvolve e produz conteúdos digitais inovadores e criativos para serem utilizados em anúncios, vídeos corporativos, entretenimento e animações de televisão. A empresa nasceu no Porto, mas já se internacionalizou para Londres, Los Angeles e Hong Kong, e atualmente trabalha para dezenas de marcas conhecidas tais como a BMW, a H&M e a Vodafone. É utilizada a estratégia de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, aplicando para o efeito a técnica da entrevista. Trata-se de um estudo exploratório que não podendo ser generalizado permite, no entanto com base nos seus resultados perceber que os Modelos de Negócio podem ser uma ferramenta de criação de valor, nomeadamente em processos de internacionalização, mas não implica que sejam, por si só, uma fonte de Vantagem Competitiva (VC). O conceito de VC está ainda associado ao de concorrência, aspeto central ignorado em muitos modelos de negócio. Isto porque, ao falar de VC, temos necessariamente de nos referir à concorrência, pois sem ela o conceito não existiria, e esta é precisamente uma das falhas dos MN: não abordam nem a concorrência nem a 1 ISCAP (ritabourbon@gmail.com) 2 CEI /ISCAP/P.PORTO (mlamas@iscap.ipp.pt) Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 48 competitividade. Num estudo conduzido por V. K. Ranjitha em 2015, o autor concluiu que “os vários componentes dos MN ajudam as empresas a manter a vantagem competitiva” (Ranjith, 2015, p. 4), mas não são uma fonte de vantagem competitiva.ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga2021-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 7, No 13 (2021)2183-3826reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttp://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550/257Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accountinginfo:eu-repo/semantics/openAccessBourbon, RitaLamas, Marco2023-05-31T13:58:40Zoai:u3isjournal.isvouga.pt:article/550Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:56:43.453521Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
title Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
spellingShingle Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
Bourbon, Rita
Criação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor.
title_short Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
title_full Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
title_fullStr Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
title_full_unstemmed Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
title_sort Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy
author Bourbon, Rita
author_facet Bourbon, Rita
Lamas, Marco
author_role author
author2 Lamas, Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bourbon, Rita
Lamas, Marco
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor.
topic Criação de valor, Internacionalização, Modelo de Negócio, Proposta de valor.
description Este artigo tem como objetivo contribuir para uma melhor compreensão do conceito de Modelo de Negócio, bem como analisar o seu impacto nas empresas sobretudo na criação de valor, permitindo-nos entender como é que os Modelos de Negócio se transformam em ferramentas de criação de valor, tanto no contexto nacional como internacional. Na vasta literatura existente sobre o tema, é evidente a falta de consenso na definição do conceito de Modelos de Negócio (MN). O facto de se tratar de um conceito de natureza económica implica que não exista exatidão nas definições. Além da abordagem teórica e revisão bibliográfica, a componente prática dedica-se ao estudo de caso de uma empresa portuguesa com atividade internacional. A empresa escolhida é a Jump Willy, uma empresa que desenvolve e produz conteúdos digitais inovadores e criativos para serem utilizados em anúncios, vídeos corporativos, entretenimento e animações de televisão. A empresa nasceu no Porto, mas já se internacionalizou para Londres, Los Angeles e Hong Kong, e atualmente trabalha para dezenas de marcas conhecidas tais como a BMW, a H&M e a Vodafone. É utilizada a estratégia de estudo de caso, recorrendo a uma metodologia qualitativa, aplicando para o efeito a técnica da entrevista. Trata-se de um estudo exploratório que não podendo ser generalizado permite, no entanto com base nos seus resultados perceber que os Modelos de Negócio podem ser uma ferramenta de criação de valor, nomeadamente em processos de internacionalização, mas não implica que sejam, por si só, uma fonte de Vantagem Competitiva (VC). O conceito de VC está ainda associado ao de concorrência, aspeto central ignorado em muitos modelos de negócio. Isto porque, ao falar de VC, temos necessariamente de nos referir à concorrência, pois sem ela o conceito não existiria, e esta é precisamente uma das falhas dos MN: não abordam nem a concorrência nem a 1 ISCAP (ritabourbon@gmail.com) 2 CEI /ISCAP/P.PORTO (mlamas@iscap.ipp.pt) Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 Modelos de Negócio e Internacionalização: O caso da Jump Willy. Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting. ISSN: 2183-3826. Vol 7, Nº 13, March 2021 48 competitividade. Num estudo conduzido por V. K. Ranjitha em 2015, o autor concluiu que “os vários componentes dos MN ajudam as empresas a manter a vantagem competitiva” (Ranjith, 2015, p. 4), mas não são uma fonte de vantagem competitiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550
url http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550
http://u3isjournal.isvouga.pt/index.php/PJFMA/article/view/550/257
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
publisher.none.fl_str_mv ISVOUGA-Instituto Superior de Entre Douro e Vouga
dc.source.none.fl_str_mv Portuguese Journal of Finance, Management and Accounting; Vol 7, No 13 (2021)
2183-3826
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131642255638528