Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Elsie Medina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/2646
Resumo: As competências sociais, no contexto escolar têm sido muito estudadas pela psicologia social, principalmente no que concerne a criação e validação de instrumentos para avaliá-las. Este estudo teve como objectivo validar a versão portuguesa do “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), de forma a testar se é um instrumento eficaz para diferenciar crianças consideradas em risco de crianças que não são consideradas em risco. As hipóteses levantadas sugerem que a versão portuguesa do SSBS-2 seja eficaz para esta diferenciação. O estudo foi feito com uma amostra de 80 alunos divididos em dois grupos (40 considerado em risco, 40 não considerado em risco) entre o 1º e 4º ano de escolaridade, relativamente semelhantes em termos de características sócio-demográficas. À semelhança do que foi feito em estudos anteriores, o grupo em risco foi constituído por crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. Os resultados demonstraram que o grupo considerado em risco possui níveis de competências sociais significativamente mais baixas que o grupo não considerado em risco. Em ambos os grupos as raparigas apresentaram maiores níveis de competências sociais do que os rapazes. Os resultados também demonstraram que através das respostas dos professores, os participantes foram correctamente classificados dentro dos seus respectivos grupos. Os resultados permitiram comprovar as hipóteses levantadas pelo estudo e demonstraram que o SSBS-2 é um instrumento válido para ser usado na população portuguesa.
id RCAP_bd4ca932859ee67e9e2c443ab04735d0
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2646
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para criançasCompetências sociaisAvaliação das competências sociaisSchool Social Behavior Rating ScaleSocial skillsSocial skills’ assessmentAs competências sociais, no contexto escolar têm sido muito estudadas pela psicologia social, principalmente no que concerne a criação e validação de instrumentos para avaliá-las. Este estudo teve como objectivo validar a versão portuguesa do “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), de forma a testar se é um instrumento eficaz para diferenciar crianças consideradas em risco de crianças que não são consideradas em risco. As hipóteses levantadas sugerem que a versão portuguesa do SSBS-2 seja eficaz para esta diferenciação. O estudo foi feito com uma amostra de 80 alunos divididos em dois grupos (40 considerado em risco, 40 não considerado em risco) entre o 1º e 4º ano de escolaridade, relativamente semelhantes em termos de características sócio-demográficas. À semelhança do que foi feito em estudos anteriores, o grupo em risco foi constituído por crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. Os resultados demonstraram que o grupo considerado em risco possui níveis de competências sociais significativamente mais baixas que o grupo não considerado em risco. Em ambos os grupos as raparigas apresentaram maiores níveis de competências sociais do que os rapazes. Os resultados também demonstraram que através das respostas dos professores, os participantes foram correctamente classificados dentro dos seus respectivos grupos. Os resultados permitiram comprovar as hipóteses levantadas pelo estudo e demonstraram que o SSBS-2 é um instrumento válido para ser usado na população portuguesa.Social skills have been studied by social psychology in the schools, and some work has been devoted to the creation and validation of instruments to assess it. The purpose of this study is to validate a Portuguese version of the “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), testing its effectiveness to differentiate between at-risk from non-at-risk children. The general hypothesis of the study is that the Portuguese version of SSBS-2 will clearly show the differences between the two groups. In this study, 80 primary school students were evaluated by their teachers. This group included 40 at-risk and 40 non-at-risk children, from grades 1 to 4, with similar social-demographic characteristics. As done in previous studies, the at-risk group corresponded to children who were signaled by the Social Services. The results show that the at-risk group had lower social skills scores than the non-at-risk group. In both groups, girls shows higher social skills scores than the boys. The results also demonstrate that the SSBS-2 scores were very accurate in classifying students into their respective groups. Results confirmed the hypothesis and show that SSBS-2 is a valid instrument to be used in the Portuguese Population.2011-04-19T14:17:59Z2008-01-01T00:00:00Z20082008-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/2646porGomes, Elsie Medinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:20Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/2646Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:03.931082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
title Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
spellingShingle Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
Gomes, Elsie Medina
Competências sociais
Avaliação das competências sociais
School Social Behavior Rating Scale
Social skills
Social skills’ assessment
title_short Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
title_full Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
title_fullStr Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
title_full_unstemmed Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
title_sort Validação da versão portuguesa de uma escala de competências sociais para crianças
author Gomes, Elsie Medina
author_facet Gomes, Elsie Medina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Elsie Medina
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sociais
Avaliação das competências sociais
School Social Behavior Rating Scale
Social skills
Social skills’ assessment
topic Competências sociais
Avaliação das competências sociais
School Social Behavior Rating Scale
Social skills
Social skills’ assessment
description As competências sociais, no contexto escolar têm sido muito estudadas pela psicologia social, principalmente no que concerne a criação e validação de instrumentos para avaliá-las. Este estudo teve como objectivo validar a versão portuguesa do “School Social Behavior Rating Scale” (SSBS-2, Merrell, 2002), de forma a testar se é um instrumento eficaz para diferenciar crianças consideradas em risco de crianças que não são consideradas em risco. As hipóteses levantadas sugerem que a versão portuguesa do SSBS-2 seja eficaz para esta diferenciação. O estudo foi feito com uma amostra de 80 alunos divididos em dois grupos (40 considerado em risco, 40 não considerado em risco) entre o 1º e 4º ano de escolaridade, relativamente semelhantes em termos de características sócio-demográficas. À semelhança do que foi feito em estudos anteriores, o grupo em risco foi constituído por crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. Os resultados demonstraram que o grupo considerado em risco possui níveis de competências sociais significativamente mais baixas que o grupo não considerado em risco. Em ambos os grupos as raparigas apresentaram maiores níveis de competências sociais do que os rapazes. Os resultados também demonstraram que através das respostas dos professores, os participantes foram correctamente classificados dentro dos seus respectivos grupos. Os resultados permitiram comprovar as hipóteses levantadas pelo estudo e demonstraram que o SSBS-2 é um instrumento válido para ser usado na população portuguesa.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2008-09
2011-04-19T14:17:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/2646
url http://hdl.handle.net/10071/2646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134823485276160