Consultoria e formação em marketing digital para PME’s

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cátia Sofia Cunha de Azevedo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/5428
Resumo: Trabalho de Projeto apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação de Doutor Freitas Santos
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spelling Consultoria e formação em marketing digital para PME’sPME’sVila do CondeMarketing digitalDiagnósticoConsultoriaFormaçãoEstéticaConsumerDigital marketingDiagnosticConsultingSMEsEstheticWebsiteTrainingRelationshipCustomerProximitySocial networkTrabalho de Projeto apresentado ao Instituto de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob orientação de Doutor Freitas SantosNota: 16 valoresO Complemento é um projeto de criação de uma empresa de diagnóstico, consultoria e formação em marketing digital. O público-alvo deste projeto são micro, pequenas e médias empresas (PME’s) portuguesas. Com vista a avaliar a pertinência de criação da empresa que se pretende lançar no mercado, foi definida uma amostra (PME’s da área da estética de Vila do Conde) para realizar o diagnóstico. O referido diagnóstico está disponível online no site http://complementoco.wix.com/marketingdigital e é gratuito e anónimo. A amostra final compreende 48 empresas, das quais foram recolhidas 41 respostas. Dos diagnósticos realizados, concluiu-se que as maiores falhas das empresas em termos de marketing digital são o desconhecimento das ferramentas existentes para divulgação/promoção da empresa, a desorganização e falta de conhecimento em marketing digital, a necessidade de contratação de especialistas de planeamento, o desconhecimento da reputação e imagem online, a otimização do site e a gestão de conteúdos do mesmo. Por outro lado, a menor necessidade de intervenção é em termos de presença em redes sociais, abertura a novas tecnologias, ações de fidelização de clientes e realização de campanhas online. Realizado o diagnóstico selecionaram-se duas empresas para aplicação do projeto objeto deste trabalho: uma com e outra sem histórico em marketing digital. A primeira empresa é a Loja Teresinha, uma micro empresa na freguesia de Fajozes, concelho de Vila do Conde, cuja proprietária é a única colaboradora. Não tem qualquer histórico de marketing digital, pelo que há necessidade de criar um plano de comunicação com um orçamento reduzido. A segunda empresa é a Urban Touch, uma empresa com 4 colaboradoras, no centro da cidade de Vila do Conde, que investe no digital com um orçamento razoável. Esta empresa permitiu a proposta de criação de estratégias mais sofisticadas e, por isso, mais caras, uma vez que o principal objetivo era diferenciar a loja em relação aos seus concorrentes.Complemento is a project to start a diagnostic, consulting and training Digital marketing Company. The targets for this project are micro, small and medium enterprises (SMEs) in Portugal. After a study about the definition and importance of Digital marketing for SMEs, the matter of outsourcing services, essential for the implementation of the Project in the future, was also studied. In order to assess the relevance to create this Project’s enterprise, a sample was defined (SMEs in the beauty field in Vila do Conde) to implement the diagnosis. The diagnosis is available online at http://complementoco.wix.com/marketingdigital and is free and anonymous. Out the 48 companies that were approached, 41 responses were collected. Out of the 41 studied diagnoses, it was concluded that the biggest flaw of companies in terms of Digital marketing are the lack of existing tools for dissemination/promotion of companies, disorganization and lack of knowledge in the Digital marketing field, the need for specialists and planning, lack of online image reputation, site optimization and content management. On the other hand, the least need for intervention is in terms of presence on social networks, openness to new technologies, actions regarding customer loyalty and conducting online campaigns. After studying the diagnostic, two companies were chosen for the implementation of the project: one with a background in Digital marketing and the other without one. The first company selected is Loja Teresinha, a micro company in Fajozes, Vila do Conde, whose owner is the only employee. It doesn’t have any Digital marketing background, therefore a low-budget strategy needs to be created. The second company is Urban Touch, a company with four employees in Vila do Conde, that invested in digital with a small budget. This allowed the creation of more advanced and expensive strategies, and the main goal was to differentiatecompetitors. Finally all conclusions about the Project are discussed, as well as a reflection about its future .Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoSantos, José de FreitasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Cátia Sofia Cunha de Azevedo2015-01-16T14:53:45Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/5428TID:201634430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:45:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/5428Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:05.803291Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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