Concepção de uma comunidade de prática online : um estudo em torno da integração das TIC na disciplina de EVT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tomás
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1292
Resumo: Alguns estudos indicam que as TIC (Tecnologias da Informação eComunicação) ainda não são efectivamente utilizadas nos processos deensino e aprendizagem, e quando o são, o seu uso tem muitas vezessubjacente a perspectivas tradicionais de ensino. Muitos destes trabalhos sãogerais, pelo que se reconhece a necessidade da realização de estudos quepermitam conhecer realidades específicas. Considerando que o professor assume um papel fundamental na desejadamudança da escola, deve olhar-se a formação dos professores como um processo indissociável do seu próprio desenvolvimento pessoal, conciliando asnecessidades profissionais e os seus interesses pessoais. Uma possibilidade é promover essa formação no seio de CoP (Comunidades de Prática). Não havendo ao nosso conhecimento, estudos sobre as práticas de integraçãodas TIC na disciplina de EVT (Educação Visual e Tecnológica), nem que fundamentem a concepção de uma CoP (Comunidade de Prática) deprofessores de EVT, com o presente estudo, pretende-se: i) conhecer as práticas e atitudes dos professores de EVT no que concerne à integração dasTIC nas suas aulas; ii) colher informações que permitam definir as condições necessárias à emergência de uma CoP online, onde os seus membros possam desenvolver competências profissionais através da partilha e da construçãoconjunta de conhecimento. Com estes objectivos em mente, planeámos eimplementámos um estudo exploratório-descritivo, pois pretendia-se conhecer as aptidões dos professores inquiridos para integrarem uma CoP onlinee descrever a realidade actual relativamente ao uso das TIC. Na fase empíricaforam utilizados dois instrumentos de recolha de dados. Num primeiro momento, recorreu-se a um inquérito por questionário, aplicado aosprofessores que leccionam EVT nas escolas pertencentes aos concelhos deAlbergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Vagos. Concluído estelevantamento inicial, procedeu-se à preparação e concretização de entrevistas em grupos de enfoque, com o propósito de se explorarem algumas questõesque emergiram da análise feita aos dados obtidos através do questionárioinicial e recolher informações de suporte à concepção de uma CoP online. Os resultados obtidos vão ao encontro de grande parte das conclusões deoutros estudos de maior amplitude e de carácter geral. Os dados evidenciamuma baixa utilização das TIC em interacção directa com os alunos, mas umagrande utilização para fins administrativos, gestão pedagógica e para fins pessoais. Um dos produtos do estudo concretizou-se na elaboração de um “Dossier de concepção de uma CoP online, de professores de EVT”. A partir dos dados colhidos e das indicações da bibliografia consultada, foi possível definir algumas condições consideradas potenciadoras da emergência de umaCoP online, centrada na problemática da integração das TIC na disciplina deEVT. ABSTRACT: Some researches point out that Information Technology isn’t being effectivelyapplied in the teaching and learning process and when that happens it is usedin a traditional perspective of teaching. Many of those works remain general and thereforethere’s a need to develop studies that acknowledge specificrealities. Baring in mind that the teacher plays a fundamental role in the so desiredschool change, people should regard teachers’ vocational training as an intrinsic process to the individual development, associating their professionalneeds with their personal interests. One of the possibilities is promoting that training within the CoP (Communities of Practice). As we aren’t acquainted with researches on strategies that apply InformationTechnology practices to EVT (Educação Visual e Tecnológica), or researches on grounds to conceive a CoP (Community of Practice) with EVT teachers, thisthesis aims to: acknowledge EVT teacher’s points of view as far as the use of Information Technology in their classes is concerned. On the other hand this work also intends to acquire data that allow us define the required conditions to create an online CoP, where its members may develop professional skills by sharing information and building knowledge together. In order to reach our purposes, we planned and put in practise a research thatwas not only descriptive but also analytic because we wanted to know theinterviewed teachers’ proficiencies to take part in an online CoP and describe the present situation about the use of Information Technology in class. In a first phase two instruments were used to collect data: a survey andinterviews. The survey had a questionnaire, which was submittedto EVT teachers in schools situated in the areas of Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo and Vagos. After the survey, we prepared and carried out the interviews, which had twomain purposes: enlighten and clarify some issues that emerged from theanalysis of the data included in the surveys and gather information will justifyand support the creation of an online CoP. The conclusions obtained from this work are very similar to those of the otherresearches that had a wider and more general outlook. The conclusions show that teachers don’t use Information Technology to interact directly with thestudents, but they use it for other purposes: administrative ends, pedagogicalmanagement and personal interests. This work also includes a file named “Dossier de concepção de uma CoP online, de professores de EVT”. From the gathered information and from some suggestions given by the bibliography, it was possible to determine someconditions that show the necessity to set off an online CoP focusing on the useof Information Technology in the EVT class.
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Num primeiro momento, recorreu-se a um inquérito por questionário, aplicado aosprofessores que leccionam EVT nas escolas pertencentes aos concelhos deAlbergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo e Vagos. Concluído estelevantamento inicial, procedeu-se à preparação e concretização de entrevistas em grupos de enfoque, com o propósito de se explorarem algumas questõesque emergiram da análise feita aos dados obtidos através do questionárioinicial e recolher informações de suporte à concepção de uma CoP online. Os resultados obtidos vão ao encontro de grande parte das conclusões deoutros estudos de maior amplitude e de carácter geral. Os dados evidenciamuma baixa utilização das TIC em interacção directa com os alunos, mas umagrande utilização para fins administrativos, gestão pedagógica e para fins pessoais. Um dos produtos do estudo concretizou-se na elaboração de um “Dossier de concepção de uma CoP online, de professores de EVT”. A partir dos dados colhidos e das indicações da bibliografia consultada, foi possível definir algumas condições consideradas potenciadoras da emergência de umaCoP online, centrada na problemática da integração das TIC na disciplina deEVT. ABSTRACT: Some researches point out that Information Technology isn’t being effectivelyapplied in the teaching and learning process and when that happens it is usedin a traditional perspective of teaching. Many of those works remain general and thereforethere’s a need to develop studies that acknowledge specificrealities. Baring in mind that the teacher plays a fundamental role in the so desiredschool change, people should regard teachers’ vocational training as an intrinsic process to the individual development, associating their professionalneeds with their personal interests. One of the possibilities is promoting that training within the CoP (Communities of Practice). As we aren’t acquainted with researches on strategies that apply InformationTechnology practices to EVT (Educação Visual e Tecnológica), or researches on grounds to conceive a CoP (Community of Practice) with EVT teachers, thisthesis aims to: acknowledge EVT teacher’s points of view as far as the use of Information Technology in their classes is concerned. On the other hand this work also intends to acquire data that allow us define the required conditions to create an online CoP, where its members may develop professional skills by sharing information and building knowledge together. In order to reach our purposes, we planned and put in practise a research thatwas not only descriptive but also analytic because we wanted to know theinterviewed teachers’ proficiencies to take part in an online CoP and describe the present situation about the use of Information Technology in class. In a first phase two instruments were used to collect data: a survey andinterviews. 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From the gathered information and from some suggestions given by the bibliography, it was possible to determine someconditions that show the necessity to set off an online CoP focusing on the useof Information Technology in the EVT class.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:37:51Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1292porMartins, Tomásinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:00Zoai:ria.ua.pt:10773/1292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:00.237057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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