Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constâncio, Catarina Vasconcelos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Pinto, Maribel Santos Miranda, orient., Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1942
Resumo: Esta investigação tem como objetivo primordial analisar como os professores exploram e utilizam vários recursos didáticos em circunstância de aprendizagem, nas áreas da Educação Artística, especificamente no contexto de docência da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. O nosso enquadramento teórico aborda as competências essenciais, solicitadas na área de educação artística, o conceito de recursos didáticos e as Tecnologias de Informação e Comunicação na disciplina supra citada. Em termos metodológicos, o estudo adotou a perspetiva de uma investigação descritiva, onde se privilegia o método quantitativo de recolha e análise de dados. Começamos por realizar um questionário a nível nacional aos docentes, tendo em conta a sua experiência na utilização de recursos didáticos convencionais e outros recursos didáticos recorrendo a tecnologias para o desenvolvimento de Competências Essenciais e Metas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos docentes tem formação nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora nem todos as utilizem. Concluímos no nosso estudo, que as ferramentas desta área podem auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências, funcionando como um bom veículo para motivar os alunos.
id RCAP_72fd786c0ae323ae5b289c8905462780
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1942
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVTEducação VisualRecursos didáticos a Software LivreEducação TecnológicaTecnologias de Informação e ComunicaçãoRecursos didáticosRecursos didáticos OnlineEsta investigação tem como objetivo primordial analisar como os professores exploram e utilizam vários recursos didáticos em circunstância de aprendizagem, nas áreas da Educação Artística, especificamente no contexto de docência da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. O nosso enquadramento teórico aborda as competências essenciais, solicitadas na área de educação artística, o conceito de recursos didáticos e as Tecnologias de Informação e Comunicação na disciplina supra citada. Em termos metodológicos, o estudo adotou a perspetiva de uma investigação descritiva, onde se privilegia o método quantitativo de recolha e análise de dados. Começamos por realizar um questionário a nível nacional aos docentes, tendo em conta a sua experiência na utilização de recursos didáticos convencionais e outros recursos didáticos recorrendo a tecnologias para o desenvolvimento de Competências Essenciais e Metas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos docentes tem formação nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora nem todos as utilizem. Concluímos no nosso estudo, que as ferramentas desta área podem auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências, funcionando como um bom veículo para motivar os alunos.The main goal of this research is to analyse how teachers explore and use several educational resources in learning environments, in the field of artistic education, particularly within the context of teaching the discipline of Visual Education and Technologic Education. Our theoretical framework addresses the essential competences required in the field of artistic education, the concept of educational resources and the information and communication technologies in the discipline aforementioned. Methodologically, this study adopted the framework of a descriptive investigation, favouring the quantitative method of data gathering and analysis. We started with a national survey to teachers, considering their experience in the usage of conventional educational resources and other educational resources related to technologies in order to develop the essential competences and learning goals. The results revealed that most teachers have training in the field of information and communication technologies, although not everyone necessarily applies it. In conclusion, the tools from this field can help in the learning process and in the development of skills, while motivating students simply through its usage.Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuConstâncio, Catarina VasconcelosPinto, Maribel Santos Miranda, orient.Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.2013-12-09T09:29:51Z2013-112013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1942porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:13Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:13.511527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
title Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
spellingShingle Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
Constâncio, Catarina Vasconcelos
Educação Visual
Recursos didáticos a Software Livre
Educação Tecnológica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Recursos didáticos
Recursos didáticos Online
title_short Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
title_full Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
title_fullStr Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
title_full_unstemmed Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
title_sort Utilização de recursos diversificados em contexto de aprendizagem de EVT
author Constâncio, Catarina Vasconcelos
author_facet Constâncio, Catarina Vasconcelos
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.
author_role author
author2 Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Constâncio, Catarina Vasconcelos
Pinto, Maribel Santos Miranda, orient.
Rodrigues, Paula Azevedo, co-orient.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Visual
Recursos didáticos a Software Livre
Educação Tecnológica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Recursos didáticos
Recursos didáticos Online
topic Educação Visual
Recursos didáticos a Software Livre
Educação Tecnológica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Recursos didáticos
Recursos didáticos Online
description Esta investigação tem como objetivo primordial analisar como os professores exploram e utilizam vários recursos didáticos em circunstância de aprendizagem, nas áreas da Educação Artística, especificamente no contexto de docência da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica. O nosso enquadramento teórico aborda as competências essenciais, solicitadas na área de educação artística, o conceito de recursos didáticos e as Tecnologias de Informação e Comunicação na disciplina supra citada. Em termos metodológicos, o estudo adotou a perspetiva de uma investigação descritiva, onde se privilegia o método quantitativo de recolha e análise de dados. Começamos por realizar um questionário a nível nacional aos docentes, tendo em conta a sua experiência na utilização de recursos didáticos convencionais e outros recursos didáticos recorrendo a tecnologias para o desenvolvimento de Competências Essenciais e Metas de aprendizagem. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos docentes tem formação nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, embora nem todos as utilizem. Concluímos no nosso estudo, que as ferramentas desta área podem auxiliar na aprendizagem e desenvolvimento de competências, funcionando como um bom veículo para motivar os alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-09T09:29:51Z
2013-11
2013-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1942
url http://hdl.handle.net/10400.19/1942
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130877459955712