O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Rute Isabel Fuzeiro de, 1976-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2624
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_a20af7a65d9bf05499afc6c2163c5c6e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliaçãoTecnologias educativasCriatividadeEducação visualTICTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010A nossa investigação teve como principal objectivo clarificar o construto de criatividade e desenvolver critérios para a sua avaliação nas Disciplinas de Educação Visual e Tecnológica e Educação Visual (EVT/EV). Visou ainda descobrir algumas pistas sobre o contributo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para o seu desenvolvimento. Para a construção de critérios de avaliação deste construto tivemos em consideração o estudo das percepções dos professores e uma cuidada revisão da literatura. Usámos uma metodologia mista com um design sequencial exploratório em duas fases. A primeira consistiu numa recolha de dados qualitativos (observação participada, entrevistas exploratórias), seguida de uma segunda fase, com recolha de dados quantitativa (questionários, construção e testagem de um instrumento de avaliação da criatividade num desenho). Os resultados da investigação mostram que a maioria dos professores de EVT/EV consideraram positivo o contributo das TIC na criatividade dos alunos, utilizando-as como um recurso; por vezes, usam-nas como ponto de partida para o início de um trabalho ao nível da pesquisa, exploração e abordagem de conteúdos. Constatou-se também que, grande parte dos alunos, prefere realizar as actividades em suporte informático, utilizando o programa de desenho Paint; e que as TIC são um meio que facilita a expressão de ideias. O nosso estudo constatou a tendência dos professores para avaliarem a criatividade dos alunos de modo subjectivo. A avaliação feita pelos professores do grau de criatividade de alguns desenhos dos alunos, tendo por base um instrumento de avaliação elaborado por nós a partir do modelo de Torrance, recaiu positivamente sobre os desenhos realizados no programa informático Paint.Our research had as main objective to clarify the construct of creativity and develop criteria for assessment in the disciplines of Visual and Technological Education and Visual Education (VTE/VE). Endorsed even discover some clues about the contribution of Information and Communication Technologies (ICT) for creativity development. To build this construct evaluation criteria we have considered the study of teachers perceptions and careful review of the literature. We used a blended methodology with a sequential exploratory design in two stages. The first consisted in collecting qualitative data (participative observation, exploratory interviews), followed by a second phase, with quantitative data collection (questionnaires, construction and testing of an instrument rating of creativity in a drawing). Research results show that most VTE/VE teachers found positive contribution of ICT in student’s creativity, using them as a resource; sometimes using them as a starting point to the beginning of activities at the level of research, exploitation and content approach. It was noted also that most students prefer to perform activities in computer readable form, using the Paint drawing program; they also said that ICT is a medium that facilitates the expression of ideas. Our study found the trend of teachers to assess student’s creativity so subjective. The assessment made by the teachers of the degree of creativity of some drawings of the students, based on an evaluation instrument drawn up by us from the model of Torrance, was positively about the drawings made in Paint software.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaSousa, Rute Isabel Fuzeiro de, 1976-2011-03-04T16:17:06Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2624porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:58.100523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
title O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
spellingShingle O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
Sousa, Rute Isabel Fuzeiro de, 1976-
Tecnologias educativas
Criatividade
Educação visual
TIC
Teses de mestrado - 2010
title_short O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
title_full O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
title_fullStr O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
title_full_unstemmed O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
title_sort O papel das TIC no desenvolvimento da criatividade : percepções dos professores de EVT e EV e construção de critérios de avaliação
author Sousa, Rute Isabel Fuzeiro de, 1976-
author_facet Sousa, Rute Isabel Fuzeiro de, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Rute Isabel Fuzeiro de, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias educativas
Criatividade
Educação visual
TIC
Teses de mestrado - 2010
topic Tecnologias educativas
Criatividade
Educação visual
TIC
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-04T16:17:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2624
url http://hdl.handle.net/10451/2624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134173802266624