Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/29143 |
Resumo: | O ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares. |
id |
RCAP_bd6e16bb4875862a46756eee5308588d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º anoCharacterization, implementation and evaluation of a strategy for teaching statistics at 7th gradeEstratégia de ensinoPerceções dos alunosEstatísticaAlunos do 7º anoTeaching strategyStudents’ perceptionsStatistics7th grade pupilsO ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares.The teaching of statistics to a greater number of students and increasingly early, as is happening in many countries, among which is Portugal, highlights the importance of studies on their teaching, particularly teaching strategies. So, in this study it presents, exemplifies the implementation and evaluates a strategy for teaching the subject of Statistics in a class of the 7th grade, where pupils worked on a statistics project, resorted to the use of technology, specifically the Excel spreadsheet, worked in pairs and participated in class discussions. During and after participating in the realization of the project, the pupils evaluated the experience in which they participated, and it was found that, in general, the strategy was very well accepted by them, stressing, among the different aspects of the strategy, the use of the spreadsheet and the work in pairs.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de MatemáticaUniversidade do MinhoFernandes, José AntónioJúnior, Ailton Paulo de OliveiraVasconcelos, António Pereira de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29143por1982-7652info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:09.152717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano Characterization, implementation and evaluation of a strategy for teaching statistics at 7th grade |
title |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano |
spellingShingle |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano Fernandes, José António Estratégia de ensino Perceções dos alunos Estatística Alunos do 7º ano Teaching strategy Students’ perceptions Statistics 7th grade pupils |
title_short |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano |
title_full |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano |
title_fullStr |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano |
title_full_unstemmed |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano |
title_sort |
Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano |
author |
Fernandes, José António |
author_facet |
Fernandes, José António Júnior, Ailton Paulo de Oliveira Vasconcelos, António Pereira de |
author_role |
author |
author2 |
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira Vasconcelos, António Pereira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, José António Júnior, Ailton Paulo de Oliveira Vasconcelos, António Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégia de ensino Perceções dos alunos Estatística Alunos do 7º ano Teaching strategy Students’ perceptions Statistics 7th grade pupils |
topic |
Estratégia de ensino Perceções dos alunos Estatística Alunos do 7º ano Teaching strategy Students’ perceptions Statistics 7th grade pupils |
description |
O ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/29143 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/29143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1982-7652 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132395736137728 |