Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José António
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Júnior, Ailton Paulo de Oliveira, Vasconcelos, António Pereira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29143
Resumo: O ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares.
id RCAP_bd6e16bb4875862a46756eee5308588d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º anoCharacterization, implementation and evaluation of a strategy for teaching statistics at 7th gradeEstratégia de ensinoPerceções dos alunosEstatísticaAlunos do 7º anoTeaching strategyStudents’ perceptionsStatistics7th grade pupilsO ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares.The teaching of statistics to a greater number of students and increasingly early, as is happening in many countries, among which is Portugal, highlights the importance of studies on their teaching, particularly teaching strategies. So, in this study it presents, exemplifies the implementation and evaluates a strategy for teaching the subject of Statistics in a class of the 7th grade, where pupils worked on a statistics project, resorted to the use of technology, specifically the Excel spreadsheet, worked in pairs and participated in class discussions. During and after participating in the realization of the project, the pupils evaluated the experience in which they participated, and it was found that, in general, the strategy was very well accepted by them, stressing, among the different aspects of the strategy, the use of the spreadsheet and the work in pairs.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de MatemáticaUniversidade do MinhoFernandes, José AntónioJúnior, Ailton Paulo de OliveiraVasconcelos, António Pereira de20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29143por1982-7652info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:08:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:09.152717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
Characterization, implementation and evaluation of a strategy for teaching statistics at 7th grade
title Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
spellingShingle Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
Fernandes, José António
Estratégia de ensino
Perceções dos alunos
Estatística
Alunos do 7º ano
Teaching strategy
Students’ perceptions
Statistics
7th grade pupils
title_short Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
title_full Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
title_fullStr Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
title_full_unstemmed Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
title_sort Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano
author Fernandes, José António
author_facet Fernandes, José António
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
Vasconcelos, António Pereira de
author_role author
author2 Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
Vasconcelos, António Pereira de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José António
Júnior, Ailton Paulo de Oliveira
Vasconcelos, António Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de ensino
Perceções dos alunos
Estatística
Alunos do 7º ano
Teaching strategy
Students’ perceptions
Statistics
7th grade pupils
topic Estratégia de ensino
Perceções dos alunos
Estatística
Alunos do 7º ano
Teaching strategy
Students’ perceptions
Statistics
7th grade pupils
description O ensino da Estatística a um número maior de alunos e cada vez mais cedo, como vem acontecendo em muitos países, entre os quais se encontra Portugal, releva a importância da realização de estudos sobre o seu ensino, em particular as estratégias de ensino. É assim que neste estudo se apresenta, exemplifica a implementação e avalia uma estratégia de ensino do tema de Estatística numa turma do 7º ano de escolaridade, em que os alunos trabalharam um projeto estatístico, recorreram ao uso de tecnologia, especificamente à folha de cálculo Excel, trabalharam em pares e participaram em discussões no grupo-turma. Durante e após terem participado na realização do projeto, os alunos avaliaram a experiência em que participaram, tendo-se verificado que, em geral, a estratégia foi muito bem aceite por eles, salientando-se, de entre os diferentes aspetos da estratégia, a utilização da folha de cálculo e o trabalho em pares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/29143
url http://hdl.handle.net/1822/29143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-7652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Departamento de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132395736137728