Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Paulo Ferreira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fernandes, José António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32488
Resumo: Neste artigoapresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de independência de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos, do 9º ano, a quem foi aplicado um questionário com várias questões sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas exploradas as duas que envolvem independência. Em termos de resultados, salienta-se que as resoluções dos alunos revelam que estes possuem ideias intuitivas sobre o conceito de independência nos contextos estudados.
id RCAP_2f90bb4ab987fa88989d332738bdd874
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentesIntuitions of 9th grade pupils about independent eventsIndependênciaReposição de objetosAlunos do 9º anoProbabilityIndependence9th grade pupilsCiências Naturais::MatemáticasNeste artigoapresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de independência de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos, do 9º ano, a quem foi aplicado um questionário com várias questões sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas exploradas as duas que envolvem independência. Em termos de resultados, salienta-se que as resoluções dos alunos revelam que estes possuem ideias intuitivas sobre o conceito de independência nos contextos estudados.This paper aims at describing some results of a study about intuitive ideas of independence of pupils attending the 9th grade. In the study participated 310 pupils of the 9th grade, who answered a questionnaire with several tasks on conditional probability and independence. In this paper we explore just the two tasks that involve independence. In general, the results show that students have intuitive ideas about the concept of independence in the contexts studied.Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoUniversidade do MinhoCorreia, Paulo FerreiraFernandes, José António20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32488por2176-1744http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/view/4381info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:51.040997Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
Intuitions of 9th grade pupils about independent events
title Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
spellingShingle Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
Correia, Paulo Ferreira
Independência
Reposição de objetos
Alunos do 9º ano
Probability
Independence
9th grade pupils
Ciências Naturais::Matemáticas
title_short Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
title_full Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
title_fullStr Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
title_full_unstemmed Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
title_sort Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes
author Correia, Paulo Ferreira
author_facet Correia, Paulo Ferreira
Fernandes, José António
author_role author
author2 Fernandes, José António
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Paulo Ferreira
Fernandes, José António
dc.subject.por.fl_str_mv Independência
Reposição de objetos
Alunos do 9º ano
Probability
Independence
9th grade pupils
Ciências Naturais::Matemáticas
topic Independência
Reposição de objetos
Alunos do 9º ano
Probability
Independence
9th grade pupils
Ciências Naturais::Matemáticas
description Neste artigoapresentam-se alguns resultados de um estudo centrado nas ideias intuitivas de independência de alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram no estudo 310 alunos, do 9º ano, a quem foi aplicado um questionário com várias questões sobre probabilidade condicionada e independência, sendo aqui apenas exploradas as duas que envolvem independência. Em termos de resultados, salienta-se que as resoluções dos alunos revelam que estes possuem ideias intuitivas sobre o conceito de independência nos contextos estudados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32488
url http://hdl.handle.net/1822/32488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2176-1744
http://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/article/view/4381
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132941822984192