A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29618 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_bd7e3eeac11659caecf4475ddb3dcc5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29618 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da WellsTrade MarketingMerchandisingPromoção de VendasEspaços PromocionaisSales PromotionPromotional SpacesMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisO presente trabalho final de Mestrado, desenvolvido como relatório de estágio, ocorreu no grupo empresarial Sonae, mais especificamente na insígnia Wells, e tem como objetivo apresentar o projeto desempenhado durante os meses de estágio na área de Trade Marketing (TM). O projeto em questão, desenvolvido no âmbito dos estágios curriculares da SONAE, foi um desafio criado para a melhoria do processo de gestão dos espaços promocionais. Assim, o relatório de estágio pretende avaliar as estratégias de trade marketing da empresa em questão, compreendendo a sua importância e relevância para o negócio. Relativamente à metodologia, este trabalho possui uma natureza descritiva pois durante os meses de estágio foram desenvolvidas atividades na área de trade marketing, com ênfase na promoção de vendas e merchandising. Sendo assim, para a elaboração do relatório de estágio, foi fundamental a realização de uma análise através de estudos de caso assim como a realização de entrevistas semi-estruturadas e recolha de informação relevante. O trade marketing da Wells caracteriza-se pela contínua gestão das relações com os fornecedores e da gestão dos produtos no ponto de venda, a nível da organização dos produtos, da sua exposição ou da promoção no preço. Em referência à exposição do produto, o merchandising é uma das estratégias de trade marketing trabalhadas nas lojas Wells dando destaque aos produtos ou à imagem de uma marca. É através destes espaços e da promoção de vendas que o negócio influencia o comportamento de compra do consumidor, quer seja na frequência da compra ou no valor da mesma.This final Master's work, developed as an internship report, took place in the Sonae business group, more specifically in the Wells brand, and aims to present the project carried out during the months of my internship in the trade marketing area (TM). The project in question, developed within the scope of SONAE's curricular internships, was a challenge created to improve the process of managing promotional spaces. The internship report therefore aims to evaluate the company's trade marketing strategies, understanding their importance and relevance to the business. In terms of methodology, this work is descriptive in nature because during the months of my internship I carried out activities in the area of Trade Marketing, with an emphasis on sales promotion and merchandising. Therefore, in order to prepare the internship report, it was essential to carry out an analysis through case studies as well as semi-structured interviews and the collection of relevant information. Wells' trade marketing is characterised by the ongoing management of relations with suppliers and the management of products at the point of sale, in terms of product organisation, display and price promotion. In terms of product display, merchandising is one of the trade marketing strategies used in Wells shops, highlighting products or a brand's image. It's through these spaces and sales promotion that the business influences consumer buying behaviour, whether it's the frequency of purchase or the value of the purchase.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Leonor Mota2023-092023-09-01T00:00:00Z2024-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29618porCarvalho, Leonor Mota (2023). “A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:42.704888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
title |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
spellingShingle |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells Carvalho, Leonor Mota Trade Marketing Merchandising Promoção de Vendas Espaços Promocionais Sales Promotion Promotional Spaces |
title_short |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
title_full |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
title_fullStr |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
title_full_unstemmed |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
title_sort |
A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells |
author |
Carvalho, Leonor Mota |
author_facet |
Carvalho, Leonor Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Baptista, Maria Cristina Pinto Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Leonor Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trade Marketing Merchandising Promoção de Vendas Espaços Promocionais Sales Promotion Promotional Spaces |
topic |
Trade Marketing Merchandising Promoção de Vendas Espaços Promocionais Sales Promotion Promotional Spaces |
description |
Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09 2023-09-01T00:00:00Z 2024-06-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29618 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, Leonor Mota (2023). “A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136434381127680 |