A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Leonor Mota
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29618
Resumo: Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
id RCAP_bd7e3eeac11659caecf4475ddb3dcc5d
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da WellsTrade MarketingMerchandisingPromoção de VendasEspaços PromocionaisSales PromotionPromotional SpacesMestrado Bolonha em Ciências EmpresariaisO presente trabalho final de Mestrado, desenvolvido como relatório de estágio, ocorreu no grupo empresarial Sonae, mais especificamente na insígnia Wells, e tem como objetivo apresentar o projeto desempenhado durante os meses de estágio na área de Trade Marketing (TM). O projeto em questão, desenvolvido no âmbito dos estágios curriculares da SONAE, foi um desafio criado para a melhoria do processo de gestão dos espaços promocionais. Assim, o relatório de estágio pretende avaliar as estratégias de trade marketing da empresa em questão, compreendendo a sua importância e relevância para o negócio. Relativamente à metodologia, este trabalho possui uma natureza descritiva pois durante os meses de estágio foram desenvolvidas atividades na área de trade marketing, com ênfase na promoção de vendas e merchandising. Sendo assim, para a elaboração do relatório de estágio, foi fundamental a realização de uma análise através de estudos de caso assim como a realização de entrevistas semi-estruturadas e recolha de informação relevante. O trade marketing da Wells caracteriza-se pela contínua gestão das relações com os fornecedores e da gestão dos produtos no ponto de venda, a nível da organização dos produtos, da sua exposição ou da promoção no preço. Em referência à exposição do produto, o merchandising é uma das estratégias de trade marketing trabalhadas nas lojas Wells dando destaque aos produtos ou à imagem de uma marca. É através destes espaços e da promoção de vendas que o negócio influencia o comportamento de compra do consumidor, quer seja na frequência da compra ou no valor da mesma.This final Master's work, developed as an internship report, took place in the Sonae business group, more specifically in the Wells brand, and aims to present the project carried out during the months of my internship in the trade marketing area (TM). The project in question, developed within the scope of SONAE's curricular internships, was a challenge created to improve the process of managing promotional spaces. The internship report therefore aims to evaluate the company's trade marketing strategies, understanding their importance and relevance to the business. In terms of methodology, this work is descriptive in nature because during the months of my internship I carried out activities in the area of Trade Marketing, with an emphasis on sales promotion and merchandising. Therefore, in order to prepare the internship report, it was essential to carry out an analysis through case studies as well as semi-structured interviews and the collection of relevant information. Wells' trade marketing is characterised by the ongoing management of relations with suppliers and the management of products at the point of sale, in terms of product organisation, display and price promotion. In terms of product display, merchandising is one of the trade marketing strategies used in Wells shops, highlighting products or a brand's image. It's through these spaces and sales promotion that the business influences consumer buying behaviour, whether it's the frequency of purchase or the value of the purchase.Instituto Superior de Economia e GestãoBaptista, Maria Cristina PintoRepositório da Universidade de LisboaCarvalho, Leonor Mota2023-092023-09-01T00:00:00Z2024-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29618porCarvalho, Leonor Mota (2023). “A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-17T01:31:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:42.704888Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
title A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
spellingShingle A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
Carvalho, Leonor Mota
Trade Marketing
Merchandising
Promoção de Vendas
Espaços Promocionais
Sales Promotion
Promotional Spaces
title_short A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
title_full A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
title_fullStr A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
title_full_unstemmed A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
title_sort A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells
author Carvalho, Leonor Mota
author_facet Carvalho, Leonor Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Cristina Pinto
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Leonor Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Trade Marketing
Merchandising
Promoção de Vendas
Espaços Promocionais
Sales Promotion
Promotional Spaces
topic Trade Marketing
Merchandising
Promoção de Vendas
Espaços Promocionais
Sales Promotion
Promotional Spaces
description Mestrado Bolonha em Ciências Empresariais
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09
2023-09-01T00:00:00Z
2024-06-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29618
url http://hdl.handle.net/10400.5/29618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Leonor Mota (2023). “A gestão de estratégias de trade marketing no retalho : o caso da Wells”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136434381127680