O percurso para o desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Telma Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41583
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no 2º ano do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem do Instituto Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no ano letivo 2022/2023. Este documento pretende descrever o percurso desenvolvido nos contextos de estágio, enunciando os objetivos definidos e as atividades desenvolvidas e refletindo, de forma crítica, sobre a aquisição de competências que dele resultou. Durante o primeiro ano deste curso, foi realizado um estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, no âmbito da Unidade Curricular A Pessoa em Situação Crítica e Família – Vigilância e Decisão Clínica. No primeiro capítulo do presente relatório, várias é realizada uma reflexão acerca das competências do enfermeiro especialista desenvolvidas neste contexto, dando continuidade ao percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. No âmbito na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, decorrida no segundo ano do curso, foram integrados dois contextos de estágio. O primeiro momento de aprendizagem ocorreu numa Unidade de Queimados e o segundo momento num Serviço de Urgência Polivalente. O presente relatório abrange a caracterização dos dois contextos e uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências decorrido nos mesmos. Para a sua elaboração, optou-se por uma metodologia descritiva e reflexiva, tendo por base as experiências vivenciadas, devidamente fundamentadas, recorrendo, para tal, à evidência científica suportada em livros, artigos científicos e documentos referentes à legislação aplicável. A estrutura do relatório tem por base os domínios de competências comuns do Enfermeiros Especialista, definidos pela Ordem dos Enfermeiros. Ao longo do trabalho é salientada a prática profissional, com enfoque na temática da dor, salientando-se a realização de duas revisões de literatura nos diferentes contextos de estágio. O percurso realizado contribuiu para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, permitindo percorrer o caminho para obtenção de grau de mestre, desenvolvendo assim, o sentido crítico e a autonomia, evidenciados na tomada de decisão.
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spelling O percurso para o desenvolvimento de competências especializadas na área de enfermagem à pessoa em situação críticaThe path to the development of specialized skills in the area of nursing to the person in critical situationCompetênciasDorPessoa em situação críticaPessoa queimadaEnfermeiro especialistaBurnt personCritical personPainSkillsSpecialist nurseDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular “Estágio Final e Relatório”, inserida no 2º ano do 15º Curso de Mestrado em Enfermagem do Instituto Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, a decorrer no ano letivo 2022/2023. Este documento pretende descrever o percurso desenvolvido nos contextos de estágio, enunciando os objetivos definidos e as atividades desenvolvidas e refletindo, de forma crítica, sobre a aquisição de competências que dele resultou. Durante o primeiro ano deste curso, foi realizado um estágio numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, no âmbito da Unidade Curricular A Pessoa em Situação Crítica e Família – Vigilância e Decisão Clínica. No primeiro capítulo do presente relatório, várias é realizada uma reflexão acerca das competências do enfermeiro especialista desenvolvidas neste contexto, dando continuidade ao percurso de desenvolvimento de competências especializadas na área de Enfermagem à pessoa em situação crítica. No âmbito na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, decorrida no segundo ano do curso, foram integrados dois contextos de estágio. O primeiro momento de aprendizagem ocorreu numa Unidade de Queimados e o segundo momento num Serviço de Urgência Polivalente. O presente relatório abrange a caracterização dos dois contextos e uma reflexão sobre o processo de aprendizagem e aquisição de competências decorrido nos mesmos. Para a sua elaboração, optou-se por uma metodologia descritiva e reflexiva, tendo por base as experiências vivenciadas, devidamente fundamentadas, recorrendo, para tal, à evidência científica suportada em livros, artigos científicos e documentos referentes à legislação aplicável. A estrutura do relatório tem por base os domínios de competências comuns do Enfermeiros Especialista, definidos pela Ordem dos Enfermeiros. Ao longo do trabalho é salientada a prática profissional, com enfoque na temática da dor, salientando-se a realização de duas revisões de literatura nos diferentes contextos de estágio. O percurso realizado contribuiu para o desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Pessoa em Situação Crítica, permitindo percorrer o caminho para obtenção de grau de mestre, desenvolvendo assim, o sentido crítico e a autonomia, evidenciados na tomada de decisão.The present report is part of the scope of the Curricular Unit "Final Internship and Report", inserted in the 2nd year of the 15th Master's Course in Nursing from the Institute of Health Sciences (Porto) of Universidade Católica Portuguesa, taking place in the academic year of 2022/2023. This document aims to describe the path developed in the internship contexts, stating the objectives defined and the activities developed and reflecting, critically, on the acquired skills. During the first year of this course, an internship was performed in a polyvalent intensive care unit, within the Curricular Unit “The Person in Critical Situation and his Family – Surveillance and Clinical Decision”. In the first chapter of this report, it is possible to identify the various competencies of the specialist nurse developed in this context, continuing the path of developing specialized skills in the area of nursing to the person in critical situation. In the scope of the Curricular Unit “Final Internship and Report”, which took place in the second year of the course, two internships’ contexts were taken. The first learning moment occurred in a burn unit and the second moment in a multipurpose emergency service. This report covers the characterization of the two contexts and a reflection on the process of learning and acquiring skills. For its elaboration, we opted for a descriptive and reflective methodology, based on the experiences lived along the way, duly based, using, for this, the scientific evidence supported in literature, scientific articles and documents related to the applicable legislation. The contents presented are also based on the domains of common competencies of specialist nurses, defined by the Portuguese Nursing Council. Throughout the work, professional practice is emphasized, focusing on pain, with two literature reviews, developed in both internship contexts. The course performed contributed to the development and acquisition of specialized competencies in Medical-Surgical Nursing in the area of the Person in Critical Situation, enabling the path to obtain a master's degree, thus developing the critical sense and autonomy, evidenced in decision making.Gonçalves, Patrícia Daniela BarataVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoreira, Telma Isabel Teixeira2024-01-01T01:30:42Z2023-05-302023-032023-05-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41583TID:203323629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-02T01:36:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41583Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:15.345131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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