A música e a sua organização curricular no ensino em Portugal após o 25 de abril
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/6205 |
Resumo: | A situação em que se encontra o ensino da música em Portugal é um facto desconhecido da grande maioria das pessoas, tanto das que não lhe estão ligadas diretamente, como dos próprios alunos e professores de música. O atual sistema de ensino da música em Portugal em vigor prevê três tipos de ensino: o Genérico, feito nas escolas de formação geral, o Vocacional, feito nas escolas de música, e o Profissional, feito nas escolas profissionais. Um conhecimento e uma reflexão sobre a situação e organização dos planos curriculares da música no ensino genérico, no ensino vocacional e profissional é o que nos propomos apresentar nesta comunicação. Como tal, a partir desta problemática definiram-se os seguintes objetivos: descrever, analisar e interpretar processos relativos à organização e funcionamento do ensino artistico da música desde o 25 de abril de 1974. |
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A música e a sua organização curricular no ensino em Portugal após o 25 de abrilEnsino de músicaSistema de ensinoOrganização curricularEnsino vocacionalEnsino profissionalMusic educationEducation systemCurricular organizationVocational educationA situação em que se encontra o ensino da música em Portugal é um facto desconhecido da grande maioria das pessoas, tanto das que não lhe estão ligadas diretamente, como dos próprios alunos e professores de música. O atual sistema de ensino da música em Portugal em vigor prevê três tipos de ensino: o Genérico, feito nas escolas de formação geral, o Vocacional, feito nas escolas de música, e o Profissional, feito nas escolas profissionais. Um conhecimento e uma reflexão sobre a situação e organização dos planos curriculares da música no ensino genérico, no ensino vocacional e profissional é o que nos propomos apresentar nesta comunicação. Como tal, a partir desta problemática definiram-se os seguintes objetivos: descrever, analisar e interpretar processos relativos à organização e funcionamento do ensino artistico da música desde o 25 de abril de 1974.ABSTRACT: The situation in which we find the teaching of music in Portugal is a fact unknown to the vast majority of people, both of which are not directly linked to you, as the students themselves and music teachers. The current music educaon system in Portugal makes provision for three types of education: the Generic made in schools of general education, the Vocational made in music schools, and the Professional, made in vocational schools. A knowledge and reflection on the state and organization of the curriculum of music in general education, in vocational and professional education is what we intend to present this communication. As such, on this issue the following objectives were defined: to describe, analyze and interpret procedures for the organization and functioning of the artistic education of music from the 25 April 1974.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCastilho, M.L.C.2018-09-26T11:29:31Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6205porCASTILHO, M.L.C. (2015) - A música e a sua organização curricular no ensino em Portugal após o 25 de abril. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. Vol. VIII. nº 15.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-06T01:45:57Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:50.859351Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A situação em que se encontra o ensino da música em Portugal é um facto desconhecido da grande maioria das pessoas, tanto das que não lhe estão ligadas diretamente, como dos próprios alunos e professores de música. O atual sistema de ensino da música em Portugal em vigor prevê três tipos de ensino: o Genérico, feito nas escolas de formação geral, o Vocacional, feito nas escolas de música, e o Profissional, feito nas escolas profissionais. Um conhecimento e uma reflexão sobre a situação e organização dos planos curriculares da música no ensino genérico, no ensino vocacional e profissional é o que nos propomos apresentar nesta comunicação. Como tal, a partir desta problemática definiram-se os seguintes objetivos: descrever, analisar e interpretar processos relativos à organização e funcionamento do ensino artistico da música desde o 25 de abril de 1974. |
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