A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Filipa da Conceição
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3840
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.
id RCAP_71836754f24c056e09689c5b3b0fc6b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3840
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de músicaFormação musicalEnsino de músicaEnsino vocacionalEnsino profissionalEnsino articuladoMusical trainingMusic educationMusic professional educationMusic vocational educationArticulated teachingDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.O seguinte trabalho está inserido na unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico e no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Música na variante de Formação Musical e Música de Conjunto, realizada no Conservatório Regional de Música da Covilhã nas disciplinas de Formação Musical, turma de III Grau articulado, e Música de Conjunto, Coro C. O tema abordado no estudo de natureza investigativa intitula-se: “Formação Musical: Dicotomias entre o Ensino Profissional e o Ensino Vocacional de Música”, no qual se procura através da experiência letiva adquirida, de pesquisa bibliográfica e com recurso a uma metodologia diferenciada com aplicação de inquéritos por questionários e por entrevista responder à questão de investigação: Quais os objetivos, conteúdos, metodologias, processos de avaliação e regimes de frequência, estabelecidos para as aulas de Formação Musical nas duas instituições? São abordados aspetos de ordem institucional, curricular e legal, como bases de enquadramento para as considerações comparativas apresentadas, fruto das exigências a que este Relatório de Estágio Profissional está submetido.Abstract: The following work is inserted in the course of Arts Education Project and within the Supervised Teaching Practice Master in Music Education in variant Musical Training and Set Music, held at the Music Conservatory of Covilhã in Musical Training courses, class III Degree articulated, and set of music, C. Choir The issue addressed in the study of investigative nature is entitled: "Musical Training: dichotomies between the Vocational Education and Vocational Education of Music", in which it seeks gained through teaching experience and literature and using a different methodology application of surveys and questionnaires interview, answer the research question What are the objectives, contents , methodologies, assessment and frequency regimes established for Musical Training classes in the two institutions? Are covered aspects of institutional, curricular and legal order, as framing basis for comparative considerations presented, the result of demands that this Professional Training Report is submitted.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaPaixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMonteiro, Filipa da Conceição2016-03-29T12:36:59Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3840TID:201102137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:42:26Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3840Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:54.416600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
title A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
spellingShingle A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
Monteiro, Filipa da Conceição
Formação musical
Ensino de música
Ensino vocacional
Ensino profissional
Ensino articulado
Musical training
Music education
Music professional education
Music vocational education
Articulated teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
title_full A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
title_fullStr A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
title_full_unstemmed A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
title_sort A formação musical : dicotomias entre o ensino profissional e o ensino vocacional de música
author Monteiro, Filipa da Conceição
author_facet Monteiro, Filipa da Conceição
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Filipa da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Formação musical
Ensino de música
Ensino vocacional
Ensino profissional
Ensino articulado
Musical training
Music education
Music professional education
Music vocational education
Articulated teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Formação musical
Ensino de música
Ensino vocacional
Ensino profissional
Ensino articulado
Musical training
Music education
Music professional education
Music vocational education
Articulated teaching
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Classe de Conjunto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-03-29T12:36:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3840
TID:201102137
url http://hdl.handle.net/10400.11/3840
identifier_str_mv TID:201102137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130810346897408