Novos paradigmas de intervenção psicológica em contextos educativos e qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Madalena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4261
Resumo: Poderá a intervenção psicológica contribuir para a promoção da qualidade de vida nos cenários educativos? A resposta a esta questão passa necessariamente pela análise dos paradigmas subjacentes à intervenção psicológica em contextos educativos e da forma como os/as profissionais da psicologia da educação conceptualizam e desenvolvem as suas práticas. Se os modelos centrados num paradigma médico-psicológico, com as suas abordagens focadas no indivíduo e a uma tendência para ignorar o papel das variáveis sociais e ambientais no desenvolvimento (Siegel & Cole, 2003) já mostraram há muito o seu insucesso na resolução dos problemas que quotidianamente se encontram nos contextos educativos, resta-nos a necessidade de implementação de modelos e práticas de intervenção que tenham efetivamente em conta que os ambientes diretos em que a pessoa interage estão embebidos num ambiente mais amplo, com as suas propriedades físicas, sociais e culturais, que operam direta e indiretamente em todos os níveis da interação pessoa-ambiente (Bronfenbrenner, 1985, 1999, 2005). A necessidade de reconstrução da psicologia da educação implica que o/a psicólogo/a adote novos papéis de intervenção, que lhe permitam atuar, não com problemas individuais descontextualizados, mas dentro de um sistema com todos os seus participantes. Esta comunicação pretende propor um modelo de intervenção psicológica baseada em projetos centrados na escola, mas num contexto de relação de feedback com a comunidade e envolvendo os vários elementos que participam nos contextos mais relevantes (Reynolds & Miller, 2003), considerando o desenvolvimento integral da pessoa como garante da sua qualidade de vida.
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