Processos de mediação na emergência do modelo ecológico-desenvolvimental em Psicologia da Educação
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/1836 |
Resumo: | Resumo: A falência das intervenções psicológicas baseadas no modelo médico – psicológico (centrado no pressuposto da causalidade interna dos problemas da criança, implicando uma intervenção estritamente individual e remediativa), levou à necessidade de reconstrução da Psicologia da Educação, com novas modalidades de intervenção, tomando em linha de conta que a pessoa é uma parte activa e intencional do ambiente em que interage. Neste quadro, as perspectivas construtivistas, sistémicas e ecológicas assumiram um papel particular na intervenção psicológica em contextos educativos, possibilitando a adopção de abordagens preventivas e proactivas, levando em linha de conta o papel da relação entre os contextos na promoção do desenvolvimento da criança. A emergência de um modelo ecológico – desenvolvimental de intervenção implicou novos papéis e funções para o psicólogo em contexto educativo, que enfatizam uma postura colaborativa e possibilitam uma actuação eficaz relativamente às solicitações. Neste contexto, ganham particular relevo os processos de mediação na intervenção psicológica, enquanto promotores da relação e da intervenção inter – contextual e ecológico – desenvolvimental (Siegel & Cole, 2003). Pretende-se apresentar uma experiência de intervenção psicológica em contexto escolar baseada nestes pressupostos e reflectir sobre as potencialidades dos processos mediacionais na implementação de um modelo ecológico – desenvolvimental na prática da psicologia da educação. |
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Processos de mediação na emergência do modelo ecológico-desenvolvimental em Psicologia da EducaçãoIntervenção psicológica em contextos educativosModelo Ecológico-DesenvolvimentalProcessos de MediaçãoDesenvolvimento da CriançaResumo: A falência das intervenções psicológicas baseadas no modelo médico – psicológico (centrado no pressuposto da causalidade interna dos problemas da criança, implicando uma intervenção estritamente individual e remediativa), levou à necessidade de reconstrução da Psicologia da Educação, com novas modalidades de intervenção, tomando em linha de conta que a pessoa é uma parte activa e intencional do ambiente em que interage. Neste quadro, as perspectivas construtivistas, sistémicas e ecológicas assumiram um papel particular na intervenção psicológica em contextos educativos, possibilitando a adopção de abordagens preventivas e proactivas, levando em linha de conta o papel da relação entre os contextos na promoção do desenvolvimento da criança. A emergência de um modelo ecológico – desenvolvimental de intervenção implicou novos papéis e funções para o psicólogo em contexto educativo, que enfatizam uma postura colaborativa e possibilitam uma actuação eficaz relativamente às solicitações. Neste contexto, ganham particular relevo os processos de mediação na intervenção psicológica, enquanto promotores da relação e da intervenção inter – contextual e ecológico – desenvolvimental (Siegel & Cole, 2003). Pretende-se apresentar uma experiência de intervenção psicológica em contexto escolar baseada nestes pressupostos e reflectir sobre as potencialidades dos processos mediacionais na implementação de um modelo ecológico – desenvolvimental na prática da psicologia da educação.Universidade da Coruña (Servicio de Publicaciones) & Universidade do Minho2009-12-03T16:16:17Z2009-12-032008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article46264 bytesapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10174/1836http://hdl.handle.net/10174/1836engpag 41-541138-166315Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e EducaciónXIlivreCIDEHUSmmm@uevora.pttpereia@uevora.ptRevista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e EducaciónBarca, Alfonso679Melo, MadalenaPereira, Tiagoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:37:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/1836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:40.350206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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