As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana S D
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/4344
Resumo: A realização do presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e tem como objetivo refletir sobre as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas enquanto estagiária. Este foi realizado na sequência dos relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, compilando as informações essenciais, relativas às duas instituições onde desenvolvi as minhas práticas. Neste âmbito, a PES I decorreu no Jardim-de-Infância de Alfarazes, com um grupo de 12 crianças, de 3 e 4 anos de idade, e a PES II foi desenvolvida na Escola Básica Adães Bermudes, numa turma de 2º ano, com 26 crianças de 7 e 8 anos. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o Enquadramento Institucional, a Descrição do processo da PES e por fim um estudo sobre ”A utilização das tecnologias como recurso motivador da aprendizagem da Matemática”. O estudo foi realizado na escola onde decorreu a PES II, nos meses de setembro e outubro de 2017, e abrangeu o mesmo grupo de 26 crianças, que se encontrava já no 3º ano de escolaridade. Com a sua realização verificámos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apesar de serem parte integrante do quotidiano das crianças, quando utilizadas adequadamente no contexto de sala de aula, não só proporcionam uma maior motivação e interesse, como permitem relacionar as diversas áreas e satisfazer a curiosidade inesgotável das crianças.
id RCAP_bda89c55a3132c10898d676530d238f0
oai_identifier_str oai:bdigital.ipg.pt:10314/4344
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.TICPESMatemáticarecurso motivadoraprendizagemA realização do presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e tem como objetivo refletir sobre as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas enquanto estagiária. Este foi realizado na sequência dos relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, compilando as informações essenciais, relativas às duas instituições onde desenvolvi as minhas práticas. Neste âmbito, a PES I decorreu no Jardim-de-Infância de Alfarazes, com um grupo de 12 crianças, de 3 e 4 anos de idade, e a PES II foi desenvolvida na Escola Básica Adães Bermudes, numa turma de 2º ano, com 26 crianças de 7 e 8 anos. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o Enquadramento Institucional, a Descrição do processo da PES e por fim um estudo sobre ”A utilização das tecnologias como recurso motivador da aprendizagem da Matemática”. O estudo foi realizado na escola onde decorreu a PES II, nos meses de setembro e outubro de 2017, e abrangeu o mesmo grupo de 26 crianças, que se encontrava já no 3º ano de escolaridade. Com a sua realização verificámos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apesar de serem parte integrante do quotidiano das crianças, quando utilizadas adequadamente no contexto de sala de aula, não só proporcionam uma maior motivação e interesse, como permitem relacionar as diversas áreas e satisfazer a curiosidade inesgotável das crianças.Instituto Politécnico da Guarda2018-10-11T10:50:30Z2018-10-112018-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4344http://hdl.handle.net/10314/4344TID:201981190porBatista, Ana S Dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:14Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:24.364732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
title As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
spellingShingle As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
Batista, Ana S D
TIC
PES
Matemática
recurso motivador
aprendizagem
title_short As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
title_full As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
title_fullStr As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
title_full_unstemmed As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
title_sort As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
author Batista, Ana S D
author_facet Batista, Ana S D
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana S D
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
PES
Matemática
recurso motivador
aprendizagem
topic TIC
PES
Matemática
recurso motivador
aprendizagem
description A realização do presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e tem como objetivo refletir sobre as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas enquanto estagiária. Este foi realizado na sequência dos relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, compilando as informações essenciais, relativas às duas instituições onde desenvolvi as minhas práticas. Neste âmbito, a PES I decorreu no Jardim-de-Infância de Alfarazes, com um grupo de 12 crianças, de 3 e 4 anos de idade, e a PES II foi desenvolvida na Escola Básica Adães Bermudes, numa turma de 2º ano, com 26 crianças de 7 e 8 anos. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o Enquadramento Institucional, a Descrição do processo da PES e por fim um estudo sobre ”A utilização das tecnologias como recurso motivador da aprendizagem da Matemática”. O estudo foi realizado na escola onde decorreu a PES II, nos meses de setembro e outubro de 2017, e abrangeu o mesmo grupo de 26 crianças, que se encontrava já no 3º ano de escolaridade. Com a sua realização verificámos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apesar de serem parte integrante do quotidiano das crianças, quando utilizadas adequadamente no contexto de sala de aula, não só proporcionam uma maior motivação e interesse, como permitem relacionar as diversas áreas e satisfazer a curiosidade inesgotável das crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-11T10:50:30Z
2018-10-11
2018-09-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10314/4344
http://hdl.handle.net/10314/4344
TID:201981190
url http://hdl.handle.net/10314/4344
identifier_str_mv TID:201981190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico da Guarda
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136927957385216