As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/4344 |
Resumo: | A realização do presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e tem como objetivo refletir sobre as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas enquanto estagiária. Este foi realizado na sequência dos relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, compilando as informações essenciais, relativas às duas instituições onde desenvolvi as minhas práticas. Neste âmbito, a PES I decorreu no Jardim-de-Infância de Alfarazes, com um grupo de 12 crianças, de 3 e 4 anos de idade, e a PES II foi desenvolvida na Escola Básica Adães Bermudes, numa turma de 2º ano, com 26 crianças de 7 e 8 anos. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o Enquadramento Institucional, a Descrição do processo da PES e por fim um estudo sobre ”A utilização das tecnologias como recurso motivador da aprendizagem da Matemática”. O estudo foi realizado na escola onde decorreu a PES II, nos meses de setembro e outubro de 2017, e abrangeu o mesmo grupo de 26 crianças, que se encontrava já no 3º ano de escolaridade. Com a sua realização verificámos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apesar de serem parte integrante do quotidiano das crianças, quando utilizadas adequadamente no contexto de sala de aula, não só proporcionam uma maior motivação e interesse, como permitem relacionar as diversas áreas e satisfazer a curiosidade inesgotável das crianças. |
id |
RCAP_bda89c55a3132c10898d676530d238f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/4344 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem.TICPESMatemáticarecurso motivadoraprendizagemA realização do presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e tem como objetivo refletir sobre as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas enquanto estagiária. Este foi realizado na sequência dos relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, compilando as informações essenciais, relativas às duas instituições onde desenvolvi as minhas práticas. Neste âmbito, a PES I decorreu no Jardim-de-Infância de Alfarazes, com um grupo de 12 crianças, de 3 e 4 anos de idade, e a PES II foi desenvolvida na Escola Básica Adães Bermudes, numa turma de 2º ano, com 26 crianças de 7 e 8 anos. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o Enquadramento Institucional, a Descrição do processo da PES e por fim um estudo sobre ”A utilização das tecnologias como recurso motivador da aprendizagem da Matemática”. O estudo foi realizado na escola onde decorreu a PES II, nos meses de setembro e outubro de 2017, e abrangeu o mesmo grupo de 26 crianças, que se encontrava já no 3º ano de escolaridade. Com a sua realização verificámos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apesar de serem parte integrante do quotidiano das crianças, quando utilizadas adequadamente no contexto de sala de aula, não só proporcionam uma maior motivação e interesse, como permitem relacionar as diversas áreas e satisfazer a curiosidade inesgotável das crianças.Instituto Politécnico da Guarda2018-10-11T10:50:30Z2018-10-112018-09-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/4344http://hdl.handle.net/10314/4344TID:201981190porBatista, Ana S Dinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:58:14Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/4344Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:43:24.364732Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
title |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
spellingShingle |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. Batista, Ana S D TIC PES Matemática recurso motivador aprendizagem |
title_short |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
title_full |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
title_fullStr |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
title_full_unstemmed |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
title_sort |
As tecnologias como recurso motivador da aprendizagem. |
author |
Batista, Ana S D |
author_facet |
Batista, Ana S D |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ana S D |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC PES Matemática recurso motivador aprendizagem |
topic |
TIC PES Matemática recurso motivador aprendizagem |
description |
A realização do presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda, e tem como objetivo refletir sobre as minhas práticas pedagógicas desenvolvidas enquanto estagiária. Este foi realizado na sequência dos relatórios de Prática de Ensino Supervisionada (PES) I e II, compilando as informações essenciais, relativas às duas instituições onde desenvolvi as minhas práticas. Neste âmbito, a PES I decorreu no Jardim-de-Infância de Alfarazes, com um grupo de 12 crianças, de 3 e 4 anos de idade, e a PES II foi desenvolvida na Escola Básica Adães Bermudes, numa turma de 2º ano, com 26 crianças de 7 e 8 anos. O documento encontra-se organizado em três capítulos: o Enquadramento Institucional, a Descrição do processo da PES e por fim um estudo sobre ”A utilização das tecnologias como recurso motivador da aprendizagem da Matemática”. O estudo foi realizado na escola onde decorreu a PES II, nos meses de setembro e outubro de 2017, e abrangeu o mesmo grupo de 26 crianças, que se encontrava já no 3º ano de escolaridade. Com a sua realização verificámos que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), apesar de serem parte integrante do quotidiano das crianças, quando utilizadas adequadamente no contexto de sala de aula, não só proporcionam uma maior motivação e interesse, como permitem relacionar as diversas áreas e satisfazer a curiosidade inesgotável das crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-11T10:50:30Z 2018-10-11 2018-09-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/4344 http://hdl.handle.net/10314/4344 TID:201981190 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/4344 |
identifier_str_mv |
TID:201981190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136927957385216 |