A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/22927 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se apresentar um estudo de caso sobre o modelo de Escola a Tempo Inteiro na Região Autónoma da Madeira, enquanto medida de política educativa direcionada ao 1.º ciclo do ensino básico. Esta investigação, de tipo qualitativo, pretende analisar as perceções dos intervenientes de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a operacionalização do regime de funcionamento a tempo inteiro, designadamente, as mudanças organizacionais, a resposta de âmbito social às necessidades das famílias e as competências apresentadas pelos alunos. No desenvolvimento deste estudo foram entrevistados pais, professores e assistentes operacionais que experienciaram esta mudança do regime de funcionamento. Como principais conclusões destacam-se o reordenamento da rede escolar e a criação de novas infraestruturas, o recrutamento de docentes para a dinamização das atividades de enriquecimento curricular e de ocupação de tempos livres, o papel da escola no apoio social e de complementaridade à ação da família e o desenvolvimento de competências relacionais e transversais a diferentes domínios, potenciadoras da preparação do aluno para a vida ativa. |
id |
RCAP_bdadc63708185d3bf134fddd11a0b9f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/22927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientesPolítica educativaEnsino básico 1º ciclo - Região Autonoma da Madeira (Portugal)Atividades extracurricularesAdministração do ensinoPapel da familiaRelações escola-famíliaDesenvolvimento de competênciasMudança organizacionalO presente trabalho propõe-se apresentar um estudo de caso sobre o modelo de Escola a Tempo Inteiro na Região Autónoma da Madeira, enquanto medida de política educativa direcionada ao 1.º ciclo do ensino básico. Esta investigação, de tipo qualitativo, pretende analisar as perceções dos intervenientes de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a operacionalização do regime de funcionamento a tempo inteiro, designadamente, as mudanças organizacionais, a resposta de âmbito social às necessidades das famílias e as competências apresentadas pelos alunos. No desenvolvimento deste estudo foram entrevistados pais, professores e assistentes operacionais que experienciaram esta mudança do regime de funcionamento. Como principais conclusões destacam-se o reordenamento da rede escolar e a criação de novas infraestruturas, o recrutamento de docentes para a dinamização das atividades de enriquecimento curricular e de ocupação de tempos livres, o papel da escola no apoio social e de complementaridade à ação da família e o desenvolvimento de competências relacionais e transversais a diferentes domínios, potenciadoras da preparação do aluno para a vida ativa.This thesis is about a case study related to the Full-time School model in the Autonomous Region of Madeira, as a measure of educational policy focused on the 1st cycle of basic education. This qualitative research intends to analyze the perceptions of school staff and parents, about the implementation of the full-time school schedule, namely, organizational changes, the social response to the needs of the families and the skills acquired by students. In the development of this study, we interviewed parents, teachers and operational assistants who went through this change related to the school new operating rules. The main conclusions of the study are related to changes that occurred on the renovation of the school network and the creation of new infrastructures, the recruitment of teachers to assure curricular enrichment and leisure activities, the role of the school in social support and as a complement of families responsibility, as well as, the development of relational and transversal skills into different domains, that can be useful to prepare students for the future.Universidade de Aveiro2018-04-20T08:57:26Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22927TID:201942801porGrenho, Carla da Conceição Charruainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:50Zoai:ria.ua.pt:10773/22927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:55.418229Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
title |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
spellingShingle |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes Grenho, Carla da Conceição Charrua Política educativa Ensino básico 1º ciclo - Região Autonoma da Madeira (Portugal) Atividades extracurriculares Administração do ensino Papel da familia Relações escola-família Desenvolvimento de competências Mudança organizacional |
title_short |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
title_full |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
title_fullStr |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
title_full_unstemmed |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
title_sort |
A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes |
author |
Grenho, Carla da Conceição Charrua |
author_facet |
Grenho, Carla da Conceição Charrua |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Grenho, Carla da Conceição Charrua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política educativa Ensino básico 1º ciclo - Região Autonoma da Madeira (Portugal) Atividades extracurriculares Administração do ensino Papel da familia Relações escola-família Desenvolvimento de competências Mudança organizacional |
topic |
Política educativa Ensino básico 1º ciclo - Região Autonoma da Madeira (Portugal) Atividades extracurriculares Administração do ensino Papel da familia Relações escola-família Desenvolvimento de competências Mudança organizacional |
description |
O presente trabalho propõe-se apresentar um estudo de caso sobre o modelo de Escola a Tempo Inteiro na Região Autónoma da Madeira, enquanto medida de política educativa direcionada ao 1.º ciclo do ensino básico. Esta investigação, de tipo qualitativo, pretende analisar as perceções dos intervenientes de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a operacionalização do regime de funcionamento a tempo inteiro, designadamente, as mudanças organizacionais, a resposta de âmbito social às necessidades das famílias e as competências apresentadas pelos alunos. No desenvolvimento deste estudo foram entrevistados pais, professores e assistentes operacionais que experienciaram esta mudança do regime de funcionamento. Como principais conclusões destacam-se o reordenamento da rede escolar e a criação de novas infraestruturas, o recrutamento de docentes para a dinamização das atividades de enriquecimento curricular e de ocupação de tempos livres, o papel da escola no apoio social e de complementaridade à ação da família e o desenvolvimento de competências relacionais e transversais a diferentes domínios, potenciadoras da preparação do aluno para a vida ativa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-04-20T08:57:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/22927 TID:201942801 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/22927 |
identifier_str_mv |
TID:201942801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137623189487616 |