A escola a tempo inteiro na Região Autónoma da Madeira: perceções dos intervenientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grenho, Carla da Conceição Charrua
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22927
Resumo: O presente trabalho propõe-se apresentar um estudo de caso sobre o modelo de Escola a Tempo Inteiro na Região Autónoma da Madeira, enquanto medida de política educativa direcionada ao 1.º ciclo do ensino básico. Esta investigação, de tipo qualitativo, pretende analisar as perceções dos intervenientes de uma escola do 1.º ciclo do ensino básico, sobre a operacionalização do regime de funcionamento a tempo inteiro, designadamente, as mudanças organizacionais, a resposta de âmbito social às necessidades das famílias e as competências apresentadas pelos alunos. No desenvolvimento deste estudo foram entrevistados pais, professores e assistentes operacionais que experienciaram esta mudança do regime de funcionamento. Como principais conclusões destacam-se o reordenamento da rede escolar e a criação de novas infraestruturas, o recrutamento de docentes para a dinamização das atividades de enriquecimento curricular e de ocupação de tempos livres, o papel da escola no apoio social e de complementaridade à ação da família e o desenvolvimento de competências relacionais e transversais a diferentes domínios, potenciadoras da preparação do aluno para a vida ativa.
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Grenho, Carla da Conceição Charrua
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