Gestão de recursos humanos no Hotel Faro: satisfação profissional dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Filipa Madeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/12353
Resumo: A principal atividade económica do Algarve é o setor turístico, no qual a indústria hoteleira tem grande expressão e absorve bastante da mão-de-obra. Este mercado tem vindo a crescer cada vez mais e, por isso, o panorama regional é marcado por uma competição bem acentuada. Face à forte concorrência as organizações turísticas enfrentam um grande desafio para alcançar o sucesso e a sobrevivência das mesmas. A solução para este problema não passa somente por oferecer produtos únicos e modernos que acompanhem as tendências internacionais. É fundamental apostar no bem mais preciso das empresas: o capital humano. Os recursos humanos são um investimento fonte de vantagem competitiva e um fator diferenciador. Atualmente, as práticas de Gestão de Recursos Humanos visam o enquadramento dos indivíduos na estratégia empresarial, assim como alinhar os objetivos pessoais aos organizacionais. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais atividades desenvolvidas ao longo do estágio curricular no Hotel Faro. Visa também estudar as variáveis de satisfação laboral, burnout e os conflitos trabalho-família e família-trabalho dos colaboradores desta unidade hoteleira. De um modo geral, os trabalhadores encontram-se satisfeitos e apresentam baixos níveis de burnout e de conflito no trabalho e na família. Os resultados mostraram diferenças significativas entre géneros, estado civil e nas pessoas que trabalham na linha da frente em contacto com o público. O estudo destas componentes deve ser analisado periodicamente pelos gestores de recursos humanos, de modo a promover o bem-estar e qualidade de vida laboral dos trabalhadores. Saliente-se que colaboradores felizes e satisfeitos são meio caminho para a satisfação do cliente.
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