Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Carla Joana da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1855
Resumo: A designação “Digifólios no 1º ciclo do EB – Contributos Sociológicos para Alunos e Pais” dá nome ao presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este relatório reflete a experiência adquirida e o trabalho desenvolvido ao longo de um percurso trilhado entre a prática em contexto de Jardim de Infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico, onde teve lugar a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Não obstante, este relatório dá um brilho especial ao trabalho desenvolvido no 1º CEB com um conjunto de 23 alunos, do 4º ano de escolaridade, do qual resultou este pequeno estudo de investigação. Hoje, vivemos numa sociedade considerada como a Sociedade da Informação. As TIC revolucionaram a forma como temos acesso à informação, como comunicamos e nos encontramos perante o outro. Fazem parte dos nossos hábitos e do nosso quotidiano, no trabalho ou em lazer. A escola não pode ficar à margem desta nova realidade social. Ao contrário, deve integrar-se, repensar a sua forma de intervenção e preparar os jovens para o futuro, onde o domínio sobre estas ferramentas será ainda mais crucial. Na disciplina de Estudo do Meio desenvolveu-se um trabalho de exploração do Meio Local utilizando como ferramenta o digifólio e o recurso ao computador Magalhães. A concretização do trabalho que se segue pretende, essencialmente, apresentar a influência que os digifólios desempenham na aprendizagem dos alunos e na aproximação entre Escola-Família.
id RCAP_bdbda8623c5de3e0581c36ad46c4a9a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e paisTICEnsino básicoDigifólioRelação escola-famíliaICTBasic educationDigifólioRelationship school – familyA designação “Digifólios no 1º ciclo do EB – Contributos Sociológicos para Alunos e Pais” dá nome ao presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este relatório reflete a experiência adquirida e o trabalho desenvolvido ao longo de um percurso trilhado entre a prática em contexto de Jardim de Infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico, onde teve lugar a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Não obstante, este relatório dá um brilho especial ao trabalho desenvolvido no 1º CEB com um conjunto de 23 alunos, do 4º ano de escolaridade, do qual resultou este pequeno estudo de investigação. Hoje, vivemos numa sociedade considerada como a Sociedade da Informação. As TIC revolucionaram a forma como temos acesso à informação, como comunicamos e nos encontramos perante o outro. Fazem parte dos nossos hábitos e do nosso quotidiano, no trabalho ou em lazer. A escola não pode ficar à margem desta nova realidade social. Ao contrário, deve integrar-se, repensar a sua forma de intervenção e preparar os jovens para o futuro, onde o domínio sobre estas ferramentas será ainda mais crucial. Na disciplina de Estudo do Meio desenvolveu-se um trabalho de exploração do Meio Local utilizando como ferramenta o digifólio e o recurso ao computador Magalhães. A concretização do trabalho que se segue pretende, essencialmente, apresentar a influência que os digifólios desempenham na aprendizagem dos alunos e na aproximação entre Escola-Família.The designation "Digifólios the 1st cycle of EB - Sociological Contributions to Students and Parents" gives name to this report, developed under the Masters in Preschool Education and Teaching 1st cycle of Basic Education. This report reflects the experience and the work done along a path trodden between practice in the context of Kindergarten and 1st cycle of basic education, which took place the Supervised Teaching Practice I and II. Nevertheless, this report gives a special glow to the work done in 1st Cycle of Basic Educatin with a group of 23 students from the 4th grade, which resulted in this small research study. Today, we live in a society considered as the Information Society. ICTs have revolutionized the way we access information, how we communicate and we are facing one another. They are part of our habits and our daily lives, at work or at leisure. The school can not remain untouched by this new social reality. Rather, they should integrate, rethink their form of intervention and prepare young people for the future, where the domain of these tools will be even more crucial. In the discipline of Environmental Study developed an exploration work using the local environment as a tool and resource to the digifólio Magellan computer. The completion of the work that follows is essentially present the influence that digifólios play in students' learning and approximation of School-Family.2017-04-19T13:29:40Z2013-05-28T00:00:00Z2013-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1855TID:201682842porMatos, Carla Joana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:25Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:22.082530Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
title Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
spellingShingle Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
Matos, Carla Joana da Silva
TIC
Ensino básico
Digifólio
Relação escola-família
ICT
Basic education
Digifólio
Relationship school – family
title_short Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
title_full Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
title_fullStr Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
title_full_unstemmed Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
title_sort Digifólio no 1º ciclo do ensino básico : Contributos sociológicos para alunos e pais
author Matos, Carla Joana da Silva
author_facet Matos, Carla Joana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Carla Joana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Ensino básico
Digifólio
Relação escola-família
ICT
Basic education
Digifólio
Relationship school – family
topic TIC
Ensino básico
Digifólio
Relação escola-família
ICT
Basic education
Digifólio
Relationship school – family
description A designação “Digifólios no 1º ciclo do EB – Contributos Sociológicos para Alunos e Pais” dá nome ao presente relatório, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico. Este relatório reflete a experiência adquirida e o trabalho desenvolvido ao longo de um percurso trilhado entre a prática em contexto de Jardim de Infância e o 1º Ciclo do Ensino Básico, onde teve lugar a Prática de Ensino Supervisionada I e II. Não obstante, este relatório dá um brilho especial ao trabalho desenvolvido no 1º CEB com um conjunto de 23 alunos, do 4º ano de escolaridade, do qual resultou este pequeno estudo de investigação. Hoje, vivemos numa sociedade considerada como a Sociedade da Informação. As TIC revolucionaram a forma como temos acesso à informação, como comunicamos e nos encontramos perante o outro. Fazem parte dos nossos hábitos e do nosso quotidiano, no trabalho ou em lazer. A escola não pode ficar à margem desta nova realidade social. Ao contrário, deve integrar-se, repensar a sua forma de intervenção e preparar os jovens para o futuro, onde o domínio sobre estas ferramentas será ainda mais crucial. Na disciplina de Estudo do Meio desenvolveu-se um trabalho de exploração do Meio Local utilizando como ferramenta o digifólio e o recurso ao computador Magalhães. A concretização do trabalho que se segue pretende, essencialmente, apresentar a influência que os digifólios desempenham na aprendizagem dos alunos e na aproximação entre Escola-Família.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-28T00:00:00Z
2013-05-28
2017-04-19T13:29:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1855
TID:201682842
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1855
identifier_str_mv TID:201682842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131519616286720