Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/12918 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_4e008d03bc90d2c5161ec6125f704bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12918 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoConceções das criançasFamíliaRelação escola-família1.º ciclo do ensino básicoChildren’s conceptionsFamilySchool-family relationship1st cycle of basic educationRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem como objetivo a descrição reflexiva do processo de intervenção de natureza pedagógica, desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, inserida no plano de estudos do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento é composto por duas partes. Na primeira parte é realizada uma breve caraterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas que tiveram lugar no 1.º e 2.º Ciclo, e na segunda é desenvolvido uma investigação com as crianças de uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). A investigação decorreu no 1.º ano de escolaridade, tendo sido uma escolha pessoal e educativa. O relatório intitula-se de Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ciclo do ensino básico, e tem subjacente a seguinte questão de partida: Quais as conceções que crianças de uma turma do 1.º ano do 1.º CEB têm sobre a família? E tem como objetivos: (i) identificar as estruturas familiares das crianças da turma; (ii) analisar as conceções das crianças sobre a família; e, (iii) promover a participação das crianças na investigação. Para a realização do estudo adotou-se uma metodologia qualitativa, através da adoção de um estudo de caso e pelo privilégio, em termos de técnicas de recolha de dados, pela observação e pela realização de cinco focus group, orientados por um guião previamente elaborado com base na revisão da literatura sobre o tema. As conclusões apontam para conceções das crianças assentes, maioritariamente, nas funções afetiva, prática e simbólica (Cunha, 2005) das famílias, que se caracterizam por serem famílias nucleares, alargadas e monoparentais. Do ponto de vista da participação das famílias em relação à escola, os resultados apontam mais para um envolvimento das mesmas do que para uma efetiva participação.ABSTRACT This report aims to achieve a reflexive description of the intervention process of a pedagogical nature developed within the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, integrated in the study plan of the Masters in Teaching of the 1st Elementary Education Cycle and History and Geography of Portugal in the 2nd Elementary Education Cycle. This document is composed by two parts. In the first part, a brief characterization, analysis and reflection of the pedagogical practices that took place in the 1st and 2nd Cycles of Elementary Education, and in the second part, it is developed and presented a research study carried out in the 1st year class of the 1st Elementary Education Cycle. The study presented took place in the 1st Cycle and hangs on a personal and professional choice. Its title is The children's conceptions about a family (s): a study of case inside a classroom of the 1st Elementary Education Cycle and underlies the following research question: (i) What conceptions do 1st year class of the the 1st Cycle have about family? And aims to: (i) identify the family structures of the students in the class; (ii) build a script with the students based their family perceptions; (iii) promote student’s participation in the research. In order to carry out the study, a research methodology was adopted and, therefore, it was chosen to update methods and techniques for collecting and processing information of an interpretive and qualitative nature, involving observation and the realization of five focus groups of 1st year class students of the 1st Elementary Education Cycle, guided by a previously written script prepared script based on the literature review on the topic. The conclusions point to children's conceptions based, mainly, on the families’ affective, practical and symbolic functions (Cunha, 2005), which are characterized by being nuclear, extended and single-parent families. From the point of view of the participation of families in relation to school, the results point more to their involvement than to effective participation.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaTomás, Catarina AlmeidaRCIPLMarcelino, Joana Rita Garcia2021-02-22T16:39:12Z2020-06-152020-06-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12918TID:202628957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12918Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:57.247546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico Marcelino, Joana Rita Garcia Conceções das crianças Família Relação escola-família 1.º ciclo do ensino básico Children’s conceptions Family School-family relationship 1st cycle of basic education |
title_short |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Conceções das crianças sobre a família: um estudo de caso numa sala do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Marcelino, Joana Rita Garcia |
author_facet |
Marcelino, Joana Rita Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tomás, Catarina Almeida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcelino, Joana Rita Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceções das crianças Família Relação escola-família 1.º ciclo do ensino básico Children’s conceptions Family School-family relationship 1st cycle of basic education |
topic |
Conceções das crianças Família Relação escola-família 1.º ciclo do ensino básico Children’s conceptions Family School-family relationship 1st cycle of basic education |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-15 2020-06-15T00:00:00Z 2021-02-22T16:39:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/12918 TID:202628957 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/12918 |
identifier_str_mv |
TID:202628957 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133479702626304 |