Relatório de estágio da prática educativa supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Tânia Filipa Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11791
Resumo: O presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional.
id RCAP_bdc66cd4fdaf898958eb4a00ea1c32b6
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaEducação de infânciaPrática educativaReflexãoAprendizagem profissionalChildhood educationEducational practiceReflectionProfessional learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional.This professional qualification report was developed within the framework of the Master's Degree in Pre-School Education, aiming to present a critical reflection about the course of vocational training throughout Supervised Educational Practices I and II, carried out in the context of Day Care and in a Pre-School context. The skills and abilities developed and acquired throughout the educational practices allowed to expand and build professional knowledge appropriate to the level of education in question. Therefore it was possible to achieve a sustained and contextualized educational action based on constructivism and in participatory pedagogies. In addition, this report demonstrates the growth of the trainee both at a personal and professional level. The course developed by the master's student was based on a approach to research-action methodology experiencing some processes from observation to planning, action, avaliation and reflection. These were fundamental for the educational practice developed by the master to reach the intended objectives, in view of the significant learning for the children, as well as their active involvement in the teaching-learning process. To add that these same processes allowed the development of the action in a contextualized, integrated and integrative way taking into account the needs and interests evidenced by the group. Having said this, this report illustrates the fears, obstacles, achievements and the learning of the master's degree that will contribute to the construction of a identity professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosEsteves, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Tânia Filipa Santos2018-07-30T11:44:51Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11791TID:201974053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:08.443579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
spellingShingle Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Cunha, Tânia Filipa Santos
Educação de infância
Prática educativa
Reflexão
Aprendizagem profissional
Childhood education
Educational practice
Reflection
Professional learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_fullStr Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_full_unstemmed Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
title_sort Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
author Cunha, Tânia Filipa Santos
author_facet Cunha, Tânia Filipa Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Esteves, Susana
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Tânia Filipa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Prática educativa
Reflexão
Aprendizagem profissional
Childhood education
Educational practice
Reflection
Professional learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de infância
Prática educativa
Reflexão
Aprendizagem profissional
Childhood education
Educational practice
Reflection
Professional learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T11:44:51Z
2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11791
TID:201974053
url http://hdl.handle.net/10400.22/11791
identifier_str_mv TID:201974053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415407755264