Relatório de estágio da prática educativa supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11791 |
Resumo: | O presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional. |
id |
RCAP_bdc66cd4fdaf898958eb4a00ea1c32b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11791 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionadaEducação de infânciaPrática educativaReflexãoAprendizagem profissionalChildhood educationEducational practiceReflectionProfessional learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional.This professional qualification report was developed within the framework of the Master's Degree in Pre-School Education, aiming to present a critical reflection about the course of vocational training throughout Supervised Educational Practices I and II, carried out in the context of Day Care and in a Pre-School context. The skills and abilities developed and acquired throughout the educational practices allowed to expand and build professional knowledge appropriate to the level of education in question. Therefore it was possible to achieve a sustained and contextualized educational action based on constructivism and in participatory pedagogies. In addition, this report demonstrates the growth of the trainee both at a personal and professional level. The course developed by the master's student was based on a approach to research-action methodology experiencing some processes from observation to planning, action, avaliation and reflection. These were fundamental for the educational practice developed by the master to reach the intended objectives, in view of the significant learning for the children, as well as their active involvement in the teaching-learning process. To add that these same processes allowed the development of the action in a contextualized, integrated and integrative way taking into account the needs and interests evidenced by the group. Having said this, this report illustrates the fears, obstacles, achievements and the learning of the master's degree that will contribute to the construction of a identity professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosEsteves, SusanaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCunha, Tânia Filipa Santos2018-07-30T11:44:51Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11791TID:201974053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:08.443579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
spellingShingle |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada Cunha, Tânia Filipa Santos Educação de infância Prática educativa Reflexão Aprendizagem profissional Childhood education Educational practice Reflection Professional learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_full |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_fullStr |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
title_sort |
Relatório de estágio da prática educativa supervisionada |
author |
Cunha, Tânia Filipa Santos |
author_facet |
Cunha, Tânia Filipa Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Esteves, Susana Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Tânia Filipa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Prática educativa Reflexão Aprendizagem profissional Childhood education Educational practice Reflection Professional learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de infância Prática educativa Reflexão Aprendizagem profissional Childhood education Educational practice Reflection Professional learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de qualificação profissional foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, tendo como objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do percurso de formação profissional ao longo das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, realizadas em contexto de Creche e em contexto Pré-Escolar. As competências e as capacidades desenvolvidas e adquiridas ao longo das práticas educativas permitiram expandir e construir saberes profissionais adequados ao nível de ensino em questão. Desta forma, foi possível a concretização de uma ação educativa sustentada e contextualizada baseada no construtivismo e nas pedagogias participativas. Para além disto, o relatório demonstra o crescimento da estagiária ao nível pessoal e ao nível profissional. O percurso desenvolvido pela mestranda baseou-se numa metodologia de aproximação à investigação-ação experienciando alguns processos desde a observação à planificação, ação, avaliação e reflexão. Estes revelaram-se fundamentais para que a prática educativa desenvolvida pela mestranda alcançasse os objetivos pretendidos, tendo em vista a aprendizagem significativa para as crianças, bem como o envolvimento ativo das mesmas no processo de ensino e aprendizagem. De acrescentar que estes processos permitiram o desenvolvimento da ação de forma contextualizada, integrada e integradora tendo em conta as necessidades e interesses evidenciados pelo grupo. Posto isto, o presente relatório ilustra os receios, os obstáculos, as conquistas e as aprendizagens da mestranda que contribuirão para a construção de uma identidade profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-30T11:44:51Z 2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11791 TID:201974053 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11791 |
identifier_str_mv |
TID:201974053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131415407755264 |