Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/107995 |
Resumo: | Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
id |
RCAP_bdc7214ad709fd67898a399edc9b0034 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/107995 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo HorizonteEducação Integral. Escola em Tempo Integral. CurrículoDocumentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeirosEsta pesquisa analisa a implantação do Projeto Escola em Tempo (PROETI) relacionando-a com as propostas traçadas pelas políticas públicas, pelo MEC e SEE/MG para uma Educação Integral dos alunos de escolas públicas, compreendendo o papel do currículo e práticas pedagógicas na construção da proposta de Educação Integral. Objetivamos especificamente estabelecer um conceito, relação e diferenciação entre Escola de Tempo Integral e a Educação Integral; investigar como as escolas têm articulado as proposições curriculares e as práticas pedagógicas em direção à educação integral que é proposta pelo Projeto Escola em Tempo Integral; propor referências curriculares para a Escola em Tempo Integral sob bases dialógicas. Tal pesquisa justifica-se diante da grande relevância social da proposta de formação integral dos indivíduos em uma jornada escolar ampliada, a fim de compreendermos como tem se efetivado tal proposta. Realizamos um estudo de caso em uma escola estadual; pesquisa documental; observações das aulas; entrevistas com a comunidade escolar; um grupo focal com alunos e outro com professores, sob a forma de um Círculo de Cultura, a fim de promover uma discussão a respeito de uma proposta curricular que vá de encontro com da comunidade escolar e que possa abarcar efetivamente uma formação integral. A fundamentação teórica utilizada centra-se nas questões sobre a construção do currículo sob bases dialógicas freirianas, concepções e práticas pedagógicas convergentes com a educação integral. Diante de nossas pesquisas, trazemos uma proposição curricular para o PROETI, construída a partir do diálogo com a comunidade escolar, que englobe uma educação integral, a partir de seu ideário educativo.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/107995http://hdl.handle.net/10316/107995porDias, Kelly Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-04T08:21:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/107995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:16.101344Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
title |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
spellingShingle |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte Dias, Kelly Tavares Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo |
title_short |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
title_full |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
title_fullStr |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
title_full_unstemmed |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
title_sort |
Escola em Tempo Integral, Educação Integral e Currículo: Um Estudo de Caso em uma Escola Estadual em Belo Horizonte |
author |
Dias, Kelly Tavares |
author_facet |
Dias, Kelly Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Kelly Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo |
topic |
Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo |
description |
Documentos apresentados no âmbito do reconhecimento de graus e diplomas estrangeiros |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/107995 http://hdl.handle.net/10316/107995 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/107995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134127921823744 |