Rotinas e práticas sociais num JI: as relações de poder entre adulta(s) e criança(s)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Mónica Isabel Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8375
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
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spelling Rotinas e práticas sociais num JI: as relações de poder entre adulta(s) e criança(s)Jardim de infânciaCriançaRotinasOrdens sociaisAção pedagógicaEducadorKindergartenRoutinesSocial ordersPedagogical actionTeacher kindergartenRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório enquadra-se na unidade curricular Prática Pedagógica Supervisionada (PPS II) e resulta da intervenção sociopedagógica e tem como objetivo caraterizar, de forma reflexiva, a minha intervenção enquanto educadora-estagiária em contexto de Jardim de Infância. Durante o período em que se desenvolveu a PPS, entre setembro de 2016 e janeiro de 2017, e com o propósito de conferir uma maior relevância empírica às questões de investigação, realizou-se uma investigação-ação, que a partir das observações, do registo diário da minha ação e das interações diárias com as crianças, possibilitou caraterizar as rotinas e práticas sociais que aconteciam na sala e desvelar as relações de poder que se iam estabelecendo entre adulta(s) e criança(s) e, ainda, caraterizar as conceções que as crianças têm sobre as rotinas.. Fez-se, ainda o enquadramento metodológico e ético e, por fim, a discussão de resultados. As conclusões apontam para a importância que a ação da educadora-estagiária assumiu na gestão da rotina da sala, ainda que não isenta de dificuldades e tensões.ABSTRAT This report falls under the Supervised Professional Practice and is the result of my intervention in nursery context. Therefore this report also aims to characterize in a reflective way my intervention as an intern during this period. During my Supervised Professional Practice, between September and January of the current year, with the purpose to present a bigger empiric relevance to the questions in research, an investigation was realized, which from the observations, from my records and daily interaction with children, allowed me to characterize the routines and social behaviours between children and the adults as well to characterize the conceptions that children have about routines. It will be presented the methodologic and ethical issues in an investigation and the discussion of the results. The conclusions appoints to the adults – intern and kindergarten teacher – leading role in the management of the individual and group´s routine. However this leading role isn’t absent of tensions or struggles in the way to ensure the individual and the group needs.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLMadeira, Mónica Isabel Costa2018-04-09T09:39:54Z2017-04-072017-04-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8375TID:201828545porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:44Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8375Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:09.002970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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