Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Valmir Marques dos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Severina Gomes (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297
Resumo: Este trabalho pretende refletir o papel da organiza??o de aprendizagem e administra??o do conhecimento como condi??o de necessidade para o desenvolvimento das organiza??es no s?culo XXI. S?o cinco as disciplinas que v?m convergindo para facilitar a inova??o nas organiza??es que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas ? crucial para o sucesso das outras quatro. S?o elas: Dom?nio pessoal, Modelos mentais, Objetivo comum (vis?o compartilhada), Aprendizado em grupo e Racioc?nio sist?mico (a quinta disciplina). A quinta disciplina - racioc?nio sist?mico - ? o alicerce da organiza??o que aprende. ? fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este ? um grande desafio, pois ? muito mais dif?cil integrar novos instrumentos do que aplic?-los separadamente. Nesse sentido, o problema levantado por este estudo consistiu em verificar por que as organiza??es n?o atuam atrav?s de uma pol?tica de aprendizagem e administra??o do conhecimento. A metodologia utilizada na presente pesquisa quanto aos fins de investiga??o foi quantitativa, a presente pesquisa foi descritiva e quanto aos meios de investiga??o a pesquisa foi bibliogr?fica e estudo de caso. Conclui-se a pesquisa afirmando que a aprendizagem organizacional pressup?e, tamb?m, a maior capacidade de absorver as mudan?as. Para que isso aconte?a, ? necess?rio criar, adquirir e transferir conhecimentos, mudando o pr?prio comportamento em fun??o de novos conhecimentos e perspectivas. / This work aims to reflect the role of learning organization and knowledge management as a condition necessary for the development of organizations in the XXI century. There are five disciplines that are converging to facilitate innovation in learning organizations. Although developed separately, each is crucial to the success of the other four. They are: personal mastery, mental models, common goal(shared vision), Learning and Reasoning systemic group (the fifth discipline). The fifth discipline - systems thinking - is the foundation of the organization that learns. It is essential that the five disciplines to work together. This is a great challenge because it is much more difficult to integrate new tools than applying them separately. In this sense, the problem raised by this study was to determine why organizations do not operate through a policy of learning and knowledge management. The methodology used in this research as to the purpose of research was quantitative, this research was descriptive and the means of investigation was the research literature and case study. It follows research by stating that organizational learning also implies a greater capacity to absorb change. For that to happen, it is necessary to create, acquire and transfer knowledge, changing their own behavior in light of new knowledge and perspectives.
id RCAP_bdc9b7f4885c9380861b5b788ffa210c
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PEOrganiza??es - OrganizationsAprendizagem - LearningQuinta disciplina - Fifth disciplineEste trabalho pretende refletir o papel da organiza??o de aprendizagem e administra??o do conhecimento como condi??o de necessidade para o desenvolvimento das organiza??es no s?culo XXI. S?o cinco as disciplinas que v?m convergindo para facilitar a inova??o nas organiza??es que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas ? crucial para o sucesso das outras quatro. S?o elas: Dom?nio pessoal, Modelos mentais, Objetivo comum (vis?o compartilhada), Aprendizado em grupo e Racioc?nio sist?mico (a quinta disciplina). A quinta disciplina - racioc?nio sist?mico - ? o alicerce da organiza??o que aprende. ? fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este ? um grande desafio, pois ? muito mais dif?cil integrar novos instrumentos do que aplic?-los separadamente. Nesse sentido, o problema levantado por este estudo consistiu em verificar por que as organiza??es n?o atuam atrav?s de uma pol?tica de aprendizagem e administra??o do conhecimento. A metodologia utilizada na presente pesquisa quanto aos fins de investiga??o foi quantitativa, a presente pesquisa foi descritiva e quanto aos meios de investiga??o a pesquisa foi bibliogr?fica e estudo de caso. Conclui-se a pesquisa afirmando que a aprendizagem organizacional pressup?e, tamb?m, a maior capacidade de absorver as mudan?as. Para que isso aconte?a, ? necess?rio criar, adquirir e transferir conhecimentos, mudando o pr?prio comportamento em fun??o de novos conhecimentos e perspectivas. / This work aims to reflect the role of learning organization and knowledge management as a condition necessary for the development of organizations in the XXI century. There are five disciplines that are converging to facilitate innovation in learning organizations. Although developed separately, each is crucial to the success of the other four. They are: personal mastery, mental models, common goal(shared vision), Learning and Reasoning systemic group (the fifth discipline). The fifth discipline - systems thinking - is the foundation of the organization that learns. It is essential that the five disciplines to work together. This is a great challenge because it is much more difficult to integrate new tools than applying them separately. In this sense, the problem raised by this study was to determine why organizations do not operate through a policy of learning and knowledge management. The methodology used in this research as to the purpose of research was quantitative, this research was descriptive and the means of investigation was the research literature and case study. It follows research by stating that organizational learning also implies a greater capacity to absorb change. For that to happen, it is necessary to create, acquire and transfer knowledge, changing their own behavior in light of new knowledge and perspectives.ISMT2013-11-26T18:46:23Z2013-11-262010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297porhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297Santos, Valmir Marques dosPereira, Severina Gomes (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:16Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:23.650830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
title Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
spellingShingle Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
Santos, Valmir Marques dos
Organiza??es - Organizations
Aprendizagem - Learning
Quinta disciplina - Fifth discipline
title_short Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
title_full Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
title_fullStr Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
title_full_unstemmed Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
title_sort Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
author Santos, Valmir Marques dos
author_facet Santos, Valmir Marques dos
Pereira, Severina Gomes (Orientadora)
author_role author
author2 Pereira, Severina Gomes (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Valmir Marques dos
Pereira, Severina Gomes (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Organiza??es - Organizations
Aprendizagem - Learning
Quinta disciplina - Fifth discipline
topic Organiza??es - Organizations
Aprendizagem - Learning
Quinta disciplina - Fifth discipline
description Este trabalho pretende refletir o papel da organiza??o de aprendizagem e administra??o do conhecimento como condi??o de necessidade para o desenvolvimento das organiza??es no s?culo XXI. S?o cinco as disciplinas que v?m convergindo para facilitar a inova??o nas organiza??es que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas ? crucial para o sucesso das outras quatro. S?o elas: Dom?nio pessoal, Modelos mentais, Objetivo comum (vis?o compartilhada), Aprendizado em grupo e Racioc?nio sist?mico (a quinta disciplina). A quinta disciplina - racioc?nio sist?mico - ? o alicerce da organiza??o que aprende. ? fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este ? um grande desafio, pois ? muito mais dif?cil integrar novos instrumentos do que aplic?-los separadamente. Nesse sentido, o problema levantado por este estudo consistiu em verificar por que as organiza??es n?o atuam atrav?s de uma pol?tica de aprendizagem e administra??o do conhecimento. A metodologia utilizada na presente pesquisa quanto aos fins de investiga??o foi quantitativa, a presente pesquisa foi descritiva e quanto aos meios de investiga??o a pesquisa foi bibliogr?fica e estudo de caso. Conclui-se a pesquisa afirmando que a aprendizagem organizacional pressup?e, tamb?m, a maior capacidade de absorver as mudan?as. Para que isso aconte?a, ? necess?rio criar, adquirir e transferir conhecimentos, mudando o pr?prio comportamento em fun??o de novos conhecimentos e perspectivas. / This work aims to reflect the role of learning organization and knowledge management as a condition necessary for the development of organizations in the XXI century. There are five disciplines that are converging to facilitate innovation in learning organizations. Although developed separately, each is crucial to the success of the other four. They are: personal mastery, mental models, common goal(shared vision), Learning and Reasoning systemic group (the fifth discipline). The fifth discipline - systems thinking - is the foundation of the organization that learns. It is essential that the five disciplines to work together. This is a great challenge because it is much more difficult to integrate new tools than applying them separately. In this sense, the problem raised by this study was to determine why organizations do not operate through a policy of learning and knowledge management. The methodology used in this research as to the purpose of research was quantitative, this research was descriptive and the means of investigation was the research literature and case study. It follows research by stating that organizational learning also implies a greater capacity to absorb change. For that to happen, it is necessary to create, acquire and transfer knowledge, changing their own behavior in light of new knowledge and perspectives.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2013-11-26T18:46:23Z
2013-11-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297
url http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136422207160320