Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297 |
Resumo: | Este trabalho pretende refletir o papel da organiza??o de aprendizagem e administra??o do conhecimento como condi??o de necessidade para o desenvolvimento das organiza??es no s?culo XXI. S?o cinco as disciplinas que v?m convergindo para facilitar a inova??o nas organiza??es que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas ? crucial para o sucesso das outras quatro. S?o elas: Dom?nio pessoal, Modelos mentais, Objetivo comum (vis?o compartilhada), Aprendizado em grupo e Racioc?nio sist?mico (a quinta disciplina). A quinta disciplina - racioc?nio sist?mico - ? o alicerce da organiza??o que aprende. ? fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este ? um grande desafio, pois ? muito mais dif?cil integrar novos instrumentos do que aplic?-los separadamente. Nesse sentido, o problema levantado por este estudo consistiu em verificar por que as organiza??es n?o atuam atrav?s de uma pol?tica de aprendizagem e administra??o do conhecimento. A metodologia utilizada na presente pesquisa quanto aos fins de investiga??o foi quantitativa, a presente pesquisa foi descritiva e quanto aos meios de investiga??o a pesquisa foi bibliogr?fica e estudo de caso. Conclui-se a pesquisa afirmando que a aprendizagem organizacional pressup?e, tamb?m, a maior capacidade de absorver as mudan?as. Para que isso aconte?a, ? necess?rio criar, adquirir e transferir conhecimentos, mudando o pr?prio comportamento em fun??o de novos conhecimentos e perspectivas. / This work aims to reflect the role of learning organization and knowledge management as a condition necessary for the development of organizations in the XXI century. There are five disciplines that are converging to facilitate innovation in learning organizations. Although developed separately, each is crucial to the success of the other four. They are: personal mastery, mental models, common goal(shared vision), Learning and Reasoning systemic group (the fifth discipline). The fifth discipline - systems thinking - is the foundation of the organization that learns. It is essential that the five disciplines to work together. This is a great challenge because it is much more difficult to integrate new tools than applying them separately. In this sense, the problem raised by this study was to determine why organizations do not operate through a policy of learning and knowledge management. The methodology used in this research as to the purpose of research was quantitative, this research was descriptive and the means of investigation was the research literature and case study. It follows research by stating that organizational learning also implies a greater capacity to absorb change. For that to happen, it is necessary to create, acquire and transfer knowledge, changing their own behavior in light of new knowledge and perspectives. |
id |
RCAP_bdc9b7f4885c9380861b5b788ffa210c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/297 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PEOrganiza??es - OrganizationsAprendizagem - LearningQuinta disciplina - Fifth disciplineEste trabalho pretende refletir o papel da organiza??o de aprendizagem e administra??o do conhecimento como condi??o de necessidade para o desenvolvimento das organiza??es no s?culo XXI. S?o cinco as disciplinas que v?m convergindo para facilitar a inova??o nas organiza??es que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas ? crucial para o sucesso das outras quatro. S?o elas: Dom?nio pessoal, Modelos mentais, Objetivo comum (vis?o compartilhada), Aprendizado em grupo e Racioc?nio sist?mico (a quinta disciplina). A quinta disciplina - racioc?nio sist?mico - ? o alicerce da organiza??o que aprende. ? fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este ? um grande desafio, pois ? muito mais dif?cil integrar novos instrumentos do que aplic?-los separadamente. Nesse sentido, o problema levantado por este estudo consistiu em verificar por que as organiza??es n?o atuam atrav?s de uma pol?tica de aprendizagem e administra??o do conhecimento. A metodologia utilizada na presente pesquisa quanto aos fins de investiga??o foi quantitativa, a presente pesquisa foi descritiva e quanto aos meios de investiga??o a pesquisa foi bibliogr?fica e estudo de caso. Conclui-se a pesquisa afirmando que a aprendizagem organizacional pressup?e, tamb?m, a maior capacidade de absorver as mudan?as. Para que isso aconte?a, ? necess?rio criar, adquirir e transferir conhecimentos, mudando o pr?prio comportamento em fun??o de novos conhecimentos e perspectivas. / This work aims to reflect the role of learning organization and knowledge management as a condition necessary for the development of organizations in the XXI century. There are five disciplines that are converging to facilitate innovation in learning organizations. Although developed separately, each is crucial to the success of the other four. They are: personal mastery, mental models, common goal(shared vision), Learning and Reasoning systemic group (the fifth discipline). The fifth discipline - systems thinking - is the foundation of the organization that learns. It is essential that the five disciplines to work together. This is a great challenge because it is much more difficult to integrate new tools than applying them separately. In this sense, the problem raised by this study was to determine why organizations do not operate through a policy of learning and knowledge management. The methodology used in this research as to the purpose of research was quantitative, this research was descriptive and the means of investigation was the research literature and case study. It follows research by stating that organizational learning also implies a greater capacity to absorb change. For that to happen, it is necessary to create, acquire and transfer knowledge, changing their own behavior in light of new knowledge and perspectives.ISMT2013-11-26T18:46:23Z2013-11-262010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297porhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297Santos, Valmir Marques dosPereira, Severina Gomes (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:16Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:23.650830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
title |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
spellingShingle |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE Santos, Valmir Marques dos Organiza??es - Organizations Aprendizagem - Learning Quinta disciplina - Fifth discipline |
title_short |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
title_full |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
title_fullStr |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
title_full_unstemmed |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
title_sort |
Organiza??o de Aprendizagem e Administra??o do Conhecimento: estudo de caso do Porto de Suape - PE |
author |
Santos, Valmir Marques dos |
author_facet |
Santos, Valmir Marques dos Pereira, Severina Gomes (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Severina Gomes (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Valmir Marques dos Pereira, Severina Gomes (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organiza??es - Organizations Aprendizagem - Learning Quinta disciplina - Fifth discipline |
topic |
Organiza??es - Organizations Aprendizagem - Learning Quinta disciplina - Fifth discipline |
description |
Este trabalho pretende refletir o papel da organiza??o de aprendizagem e administra??o do conhecimento como condi??o de necessidade para o desenvolvimento das organiza??es no s?culo XXI. S?o cinco as disciplinas que v?m convergindo para facilitar a inova??o nas organiza??es que aprendem. Embora desenvolvidas separadamente, cada uma delas ? crucial para o sucesso das outras quatro. S?o elas: Dom?nio pessoal, Modelos mentais, Objetivo comum (vis?o compartilhada), Aprendizado em grupo e Racioc?nio sist?mico (a quinta disciplina). A quinta disciplina - racioc?nio sist?mico - ? o alicerce da organiza??o que aprende. ? fundamental que as cinco disciplinas funcionem em conjunto. Este ? um grande desafio, pois ? muito mais dif?cil integrar novos instrumentos do que aplic?-los separadamente. Nesse sentido, o problema levantado por este estudo consistiu em verificar por que as organiza??es n?o atuam atrav?s de uma pol?tica de aprendizagem e administra??o do conhecimento. A metodologia utilizada na presente pesquisa quanto aos fins de investiga??o foi quantitativa, a presente pesquisa foi descritiva e quanto aos meios de investiga??o a pesquisa foi bibliogr?fica e estudo de caso. Conclui-se a pesquisa afirmando que a aprendizagem organizacional pressup?e, tamb?m, a maior capacidade de absorver as mudan?as. Para que isso aconte?a, ? necess?rio criar, adquirir e transferir conhecimentos, mudando o pr?prio comportamento em fun??o de novos conhecimentos e perspectivas. / This work aims to reflect the role of learning organization and knowledge management as a condition necessary for the development of organizations in the XXI century. There are five disciplines that are converging to facilitate innovation in learning organizations. Although developed separately, each is crucial to the success of the other four. They are: personal mastery, mental models, common goal(shared vision), Learning and Reasoning systemic group (the fifth discipline). The fifth discipline - systems thinking - is the foundation of the organization that learns. It is essential that the five disciplines to work together. This is a great challenge because it is much more difficult to integrate new tools than applying them separately. In this sense, the problem raised by this study was to determine why organizations do not operate through a policy of learning and knowledge management. The methodology used in this research as to the purpose of research was quantitative, this research was descriptive and the means of investigation was the research literature and case study. It follows research by stating that organizational learning also implies a greater capacity to absorb change. For that to happen, it is necessary to create, acquire and transfer knowledge, changing their own behavior in light of new knowledge and perspectives. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2013-11-26T18:46:23Z 2013-11-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297 |
url |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136422207160320 |