Gestão de Recursos Humanos em Portugal: as competências que as Instituições de Ensino Superior pretendem desenvolver nos seus estudantes: uma comparação entre graus académicos e subsistemas de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Filipa Gamado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/25693
Resumo: O objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de Recursos Humanos, a partir dos programas curriculares que estabelecem para o curso, estabelecendo uma comparação entre graus académicos – Licenciaturas e Mestrados – e subsistemas do ensino superior – Universidades e Institutos Politécnicos. A partir dos dados fornecidos pela A3ES – Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação e Avaliação da Educação Superior, pudemos fazer uma análise qualitativa dos dados. Estes dados foram constituídos por 27 relatórios, que continham os resultados de aprendizagem esperados por cada instituição de ensino, sendo que 19 desses referiam-se a licenciaturas, 8 a mestrados, 20 a Universidades e 7 a Institutos Politécnicos. As comparações entre os subsistemas de ensino foram feitas com base no Regime Jurídico para Instituições de Ensino Superior (RJIES), uma vez que este estabelece a diferença entre um instituto politécnico e uma universidade. Assim foi permitido verificar se existiam diferenças entre os resultados de aprendizagem dos diferentes subsistemas tendo em conta o RJIES. Similarmente, baseamo-nos nos Descritores de Dublin em particular para verificar se os resultados de aprendizagem eram diferentes consoante o grau académico.
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spelling Gestão de Recursos Humanos em Portugal: as competências que as Instituições de Ensino Superior pretendem desenvolver nos seus estudantes: uma comparação entre graus académicos e subsistemas de Ensino SuperiorCompetênciasLearning OutcomesResultados de AprendizagemPerfis de CompetênciasCompetências em Gestão de Recursos HumanosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de Recursos Humanos, a partir dos programas curriculares que estabelecem para o curso, estabelecendo uma comparação entre graus académicos – Licenciaturas e Mestrados – e subsistemas do ensino superior – Universidades e Institutos Politécnicos. A partir dos dados fornecidos pela A3ES – Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação e Avaliação da Educação Superior, pudemos fazer uma análise qualitativa dos dados. Estes dados foram constituídos por 27 relatórios, que continham os resultados de aprendizagem esperados por cada instituição de ensino, sendo que 19 desses referiam-se a licenciaturas, 8 a mestrados, 20 a Universidades e 7 a Institutos Politécnicos. As comparações entre os subsistemas de ensino foram feitas com base no Regime Jurídico para Instituições de Ensino Superior (RJIES), uma vez que este estabelece a diferença entre um instituto politécnico e uma universidade. Assim foi permitido verificar se existiam diferenças entre os resultados de aprendizagem dos diferentes subsistemas tendo em conta o RJIES. Similarmente, baseamo-nos nos Descritores de Dublin em particular para verificar se os resultados de aprendizagem eram diferentes consoante o grau académico.O objetivo principal deste estudo é a análise das competências que as Instituições de Ensino Superior em Portugal pretendem desenvolver nos estudantes da área de Gestão de Recursos Humanos, a partir dos programas curriculares que estabelecem para o curso, estabelecendo uma comparação entre graus académicos – Licenciaturas e Mestrados – e subsistemas do ensino superior – Universidades e Institutos Politécnicos. A partir dos dados fornecidos pela A3ES – Agência Portuguesa de Avaliação e Acreditação e Avaliação da Educação Superior, pudemos fazer uma análise qualitativa dos dados. Estes dados foram constituídos por 27 relatórios, que continham os resultados de aprendizagem esperados por cada instituição de ensino, sendo que 19 desses referiam-se a licenciaturas, 8 a mestrados, 20 a Universidades e 7 a Institutos Politécnicos. As comparações entre os subsistemas de ensino foram feitas com base no Regime Jurídico para Instituições de Ensino Superior (RJIES), uma vez que este estabelece a diferença entre um instituto politécnico e uma universidade. Assim foi permitido verificar se existiam diferenças entre os resultados de aprendizagem dos diferentes subsistemas tendo em conta o RJIES. Similarmente, baseamo-nos nos Descritores de Dublin em particular para verificar se os resultados de aprendizagem eram diferentes consoante o grau académico.Dias, DianaRepositório ComumGodinho, Filipa Gamado2019-01-17T15:42:43Z2018-12-192018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25693TID:202150631porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/25693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:11.573973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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