Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, José Júlio Luís
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1676
Resumo: O estágio pedagógico (EP) é compreendido como um momento fundamental na formação e desenvolvimento do estagiário, devido às vivências prático-pedagógicas mas também pela aproximação da realidade à sua área de formação. Este relatório pretende descrever e refletir as escolhas e metodologias utilizadas nas atividades realizadas no âmbito do EP na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o letivo 2011-2012, apresentando os contributos para a nossa formação enquanto futuros professores. Este documento faz uma análise pormenorizada ao nível do planeamento, realização e controlo e avaliação das actividades previstas no EP: (1) prática lectiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar (3) actividades de integração no meio; e (4) actividades científico-pedagógicas. A prática lectiva, que compreendeu a gestão do processo ensino-aprendizagem de duas turmas, foi aquela cujo investimento foi superior, dada a sua relevância no nosso futuro profissional. A atividade de intervenção na comunidade escolar denominada “I Olimpíadas Brazão de Castro” procurou criar um contexto favorecedor da prática de atividade física no seio da comunidade escolar, combatendo assim os estilos de vida sedentários da nossa sociedade. As atividades de integração no meio (atividades no âmbito da direção de turma e ação de extensão curricular) permitiram por lado, estudar melhor as turmas, e por outro, sublinhar o papel do professor na escola no cumprimento das suas responsabilidades. Nas atividades científico-pedagógicas, em que o professor assume um papel de investigador, procurámos desfazer as atuais barreiras criadas à abordagem do atletismo em contexto escolar (ação individual), e debater os modelos instrucionais no ensino dos jogos desportivos (ação coletiva). Dada a pluralidade de objectivos a atingir no EP, este afigura-se como um momento de formação centrado na aquisição de competências, em que a teoria e a prática caminham lado a lado na construção de um ensino eficaz.
id RCAP_bdd2ef23435aa2f7ce5bbf70757965e0
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1676
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso de ensino-aprendizagemTeacher trainingPhysical educationTeaching-learning processEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO estágio pedagógico (EP) é compreendido como um momento fundamental na formação e desenvolvimento do estagiário, devido às vivências prático-pedagógicas mas também pela aproximação da realidade à sua área de formação. Este relatório pretende descrever e refletir as escolhas e metodologias utilizadas nas atividades realizadas no âmbito do EP na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o letivo 2011-2012, apresentando os contributos para a nossa formação enquanto futuros professores. Este documento faz uma análise pormenorizada ao nível do planeamento, realização e controlo e avaliação das actividades previstas no EP: (1) prática lectiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar (3) actividades de integração no meio; e (4) actividades científico-pedagógicas. A prática lectiva, que compreendeu a gestão do processo ensino-aprendizagem de duas turmas, foi aquela cujo investimento foi superior, dada a sua relevância no nosso futuro profissional. A atividade de intervenção na comunidade escolar denominada “I Olimpíadas Brazão de Castro” procurou criar um contexto favorecedor da prática de atividade física no seio da comunidade escolar, combatendo assim os estilos de vida sedentários da nossa sociedade. As atividades de integração no meio (atividades no âmbito da direção de turma e ação de extensão curricular) permitiram por lado, estudar melhor as turmas, e por outro, sublinhar o papel do professor na escola no cumprimento das suas responsabilidades. Nas atividades científico-pedagógicas, em que o professor assume um papel de investigador, procurámos desfazer as atuais barreiras criadas à abordagem do atletismo em contexto escolar (ação individual), e debater os modelos instrucionais no ensino dos jogos desportivos (ação coletiva). Dada a pluralidade de objectivos a atingir no EP, este afigura-se como um momento de formação centrado na aquisição de competências, em que a teoria e a prática caminham lado a lado na construção de um ensino eficaz.The teaching training (TT) is understood as a key moment in the education and development of the trainee due to practical and pedagogical experiences but also the approximation off the reality to their training area. This report aims to describe and reflect the choices and methodologies used in the activities during the TP in 2nd and 3rd cycles of the Elementary School Dr. Eduardo Brazão de Castro during the academic year 2011-2012, presenting contributions to our education as future teachers. This document makes a detailed analysis in the planning, implementation, control and assessment of activities provided for in TT: (1) classroom practice, (2) intervention activities in the school community (3) integration activities, and (4) scientific-pedagogical activities. The classroom practice, which included the management of the teachinglearning process in two classes, was one whose investment was higher, given its importance in our professional future. The intervention activity in the school community called "I Olympics Brazão de Castro" sought to create a context that favors the practice of physical activity within the school community, there by opposing the sedentary lifestyles of our society. The integration activities in the school environment (activities in the ambit of the class direction and action to curriculum extension) allowed, on the one hand, to study better the classes, and second, to emphasize the role of the teacher on the school while fulfilling their responsibilities. On scientific-pedagogical activities, in which the teacher assumes the role of investigator, we tried to undo the current barriers created approach to the athletics in the school context (individual action), and discuss instructional models in teaching sports games (collective action). Given the plurality of goals to be achieved in the TT, this seems like a moment of training focused on acquiring skills when the theory and practice go hand by hand building effective teaching.Gouveia, Élvio Rúbio QuintalDigitUMaJacinto, José Júlio Luís2017-11-03T14:39:43Z2012-12-11T00:00:00Z2012-12-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:23Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1676Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:23.930510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Jacinto, José Júlio Luís
Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher training
Physical education
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Jacinto, José Júlio Luís
author_facet Jacinto, José Júlio Luís
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quintal
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, José Júlio Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher training
Physical education
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Educação física
Processo de ensino-aprendizagem
Teacher training
Physical education
Teaching-learning process
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O estágio pedagógico (EP) é compreendido como um momento fundamental na formação e desenvolvimento do estagiário, devido às vivências prático-pedagógicas mas também pela aproximação da realidade à sua área de formação. Este relatório pretende descrever e refletir as escolhas e metodologias utilizadas nas atividades realizadas no âmbito do EP na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o letivo 2011-2012, apresentando os contributos para a nossa formação enquanto futuros professores. Este documento faz uma análise pormenorizada ao nível do planeamento, realização e controlo e avaliação das actividades previstas no EP: (1) prática lectiva; (2) atividades de intervenção na comunidade escolar (3) actividades de integração no meio; e (4) actividades científico-pedagógicas. A prática lectiva, que compreendeu a gestão do processo ensino-aprendizagem de duas turmas, foi aquela cujo investimento foi superior, dada a sua relevância no nosso futuro profissional. A atividade de intervenção na comunidade escolar denominada “I Olimpíadas Brazão de Castro” procurou criar um contexto favorecedor da prática de atividade física no seio da comunidade escolar, combatendo assim os estilos de vida sedentários da nossa sociedade. As atividades de integração no meio (atividades no âmbito da direção de turma e ação de extensão curricular) permitiram por lado, estudar melhor as turmas, e por outro, sublinhar o papel do professor na escola no cumprimento das suas responsabilidades. Nas atividades científico-pedagógicas, em que o professor assume um papel de investigador, procurámos desfazer as atuais barreiras criadas à abordagem do atletismo em contexto escolar (ação individual), e debater os modelos instrucionais no ensino dos jogos desportivos (ação coletiva). Dada a pluralidade de objectivos a atingir no EP, este afigura-se como um momento de formação centrado na aquisição de competências, em que a teoria e a prática caminham lado a lado na construção de um ensino eficaz.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11T00:00:00Z
2012-12-11T00:00:00Z
2017-11-03T14:39:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1676
url http://hdl.handle.net/10400.13/1676
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129914206584832