Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Bruno Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1791
Resumo: O Estágio Pedagógico possui um significado importante para o professor em início de carreira, pois corresponde ao primeiro momento em que este põe em prática as ideias e capacidades que foram adquiridas ao logo do seu percurso académico. A descrição, fundamentação e reflexão sobre as atividades que foram realizadas durante o Estágio Pedagógico será um dos principais objetivos a atingir ao longo deste trabalho. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o ano letivo 2016 – 2017. As linhas programáticas das atividades e avaliação incluem um conjunto de quatro atividades fundamentais para o desenvolvimento de todo o processo: (1) a prática letiva; (2) as atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) as atividades de integração no meio; e (4) as atividades de natureza científico-pedagógica. Na prática letiva, além do trabalho de assistência às aulas, esta contemplou também a gestão do processo ensino/aprendizagem de uma turma de 3º Ciclo. Esta foi uma das atividades mais significativas do Estágio Pedagógico. Ao longo de um ano letivo asseguramos o ensino das atividades físicas e desportivas previstas no quadro de composição curricular do Programa Nacional de Educação Física. Para todas as atividades cumprimos com as fases de planeamento, realização e controlo/avaliação. Nas atividades de intervenção na comunidade escolar procuramos envolver a Escola, proporcionando atividades de promoção da atividade física que ultrapassassem o âmbito restrito da atividade curricular das aulas. Nestas atividades, procurámos promover estilos de vida saudáveis, desenvolver as relações Escola e Comunidade e, por fim, desenvolver o prazer e motivação pela atividade física. As atividades de integração no meio incluíram a caracterização da turma e a atividade de extensão curricular. Na caracterização da turma tentámos apoiar a atividade do diretor de turma fornecendo informação importante para o delineamento de estratégias pedagógicas para a turma. No caso da atividade de extensão curricular, fomentamos a inter-relação entre as duas turmas dos estagiários da escola, os encarregados de educação (Enc. Ed.) e professores das mesmas, numa simbiose multidisciplinar, potenciando, assim, a importância dos agentes educativos e a transmissão de valores socioculturais e educativos. Uma vez mais procurámos criar um momento de desenvolvimento pessoal e promoção da atividade física. As atividades científico-pedagógicas (individual e coletiva) centraram-se no processo ensino-aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão. A açãoindividual foi centrada na apresentação de um estudo de intervenção em alunos do 3º Ciclo. A ação coletiva, foi composta pela apresentação de um estudo da avaliação da performance em jogo alinhada com a abordagem tática ao jogo. Em ambas as ações demonstrámos as potencialidades de uma abordagem tática ao jogo no ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão. A realização do Estágio Pedagógico e do conjunto de atividades que formam este processo de formação, embora de complexidade superior, possibilitou um momento importante de formação contínua e enriquecimento do docente.
id RCAP_4692bacbdbd8d137fbd214f73aeca787
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1791
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de CastroEstágio pedagógicoEscolaProcesso de ensino-aprendizagemEducação físicaFormação de professoresPedagogical stageSchoolTeaching-learning processPhysical educationTeacher trainingEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO Estágio Pedagógico possui um significado importante para o professor em início de carreira, pois corresponde ao primeiro momento em que este põe em prática as ideias e capacidades que foram adquiridas ao logo do seu percurso académico. A descrição, fundamentação e reflexão sobre as atividades que foram realizadas durante o Estágio Pedagógico será um dos principais objetivos a atingir ao longo deste trabalho. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o ano letivo 2016 – 2017. As linhas programáticas das atividades e avaliação incluem um conjunto de quatro atividades fundamentais para o desenvolvimento de todo o processo: (1) a prática letiva; (2) as atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) as atividades de integração no meio; e (4) as atividades de natureza científico-pedagógica. Na prática letiva, além do trabalho de assistência às aulas, esta contemplou também a gestão do processo ensino/aprendizagem de uma turma de 3º Ciclo. Esta foi uma das atividades mais significativas do Estágio Pedagógico. Ao longo de um ano letivo asseguramos o ensino das atividades físicas e desportivas previstas no quadro de composição curricular do Programa Nacional de Educação Física. Para todas as atividades cumprimos com as fases de planeamento, realização e controlo/avaliação. Nas atividades de intervenção na comunidade escolar procuramos envolver a Escola, proporcionando atividades de promoção da atividade física que ultrapassassem o âmbito restrito da atividade curricular das aulas. Nestas atividades, procurámos promover estilos de vida saudáveis, desenvolver as relações Escola e Comunidade e, por fim, desenvolver o prazer e motivação pela atividade física. As atividades de integração no meio incluíram a caracterização da turma e a atividade de extensão curricular. Na caracterização da turma tentámos apoiar a atividade do diretor de turma fornecendo informação importante para o delineamento de estratégias pedagógicas para a turma. No caso da atividade de extensão curricular, fomentamos a inter-relação entre as duas turmas dos estagiários da escola, os encarregados de educação (Enc. Ed.) e professores das mesmas, numa simbiose multidisciplinar, potenciando, assim, a importância dos agentes educativos e a transmissão de valores socioculturais e educativos. Uma vez mais procurámos criar um momento de desenvolvimento pessoal e promoção da atividade física. As atividades científico-pedagógicas (individual e coletiva) centraram-se no processo ensino-aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão. A açãoindividual foi centrada na apresentação de um estudo de intervenção em alunos do 3º Ciclo. A ação coletiva, foi composta pela apresentação de um estudo da avaliação da performance em jogo alinhada com a abordagem tática ao jogo. Em ambas as ações demonstrámos as potencialidades de uma abordagem tática ao jogo no ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão. A realização do Estágio Pedagógico e do conjunto de atividades que formam este processo de formação, embora de complexidade superior, possibilitou um momento importante de formação contínua e enriquecimento do docente.The Pedagogical Stage has an important meaning for the teacher in the beginning of his career, since it is the first moment in which he puts into practice the ideas and skills that have been acquiring the logo of his academic career. The description, background and reflection on the activities that were carried out during the Pedagogical Stage will be one of the main objectives to be reached throughout this work. The Pedagogical Stage was carried out in the Basic School of the 2nd and 3rd Cycles Dr. Eduardo Brazão de Castro, during the school year 2016 - 2017. The programmatic lines of activities and evaluation include a set of four fundamental activities for the development of the whole Process: (1) practice teaching; (2) intervention activities in the school community; (3) integration activities in the environment; (4) activities of a scientific-pedagogical nature. In teaching, in addition to the work of attending classes, this also included the management of the teaching / learning process of a class of 3rd Cycle. This was one of the most important activities of the Pedagogical Stage. Throughout a school year, we ensure the teaching of the physical and sports activities foreseen in the curricular composition table of the National Physical Education Program. For all activities, we comply with the planning, implementation and control / evaluation phases. In the intervention activities in the school community, we try to involve the School, providing activities to promote physical activity that exceed the restricted scope of the curricular activity of the classes. In these activities, we seek to promote healthy lifestyles, develop School and Community relationships and, finally, develop pleasure and motivation for physical activity. Integration activities in the middle included class characterization and curriculum extension activity. In characterization of the class, we try to support the activity of the class director by providing important information for the delineation of pedagogical strategies for the class. In the case of the curricular extension activity, we foster the interrelation between the two classes of the school's interns, their teachers and their teachers, in a multidisciplinary symbiosis, thus enhancing the importance of educational agents and the transmission of Sociocultural values Education. Once again, we seek to create a moment of personal development and promotion of physical activity. The scientific-pedagogical activities (individual and collective) focus on the teaching-learning process of collective sports games of invasion. The individual action focused on the presentation of an intervention study in students of the 3rd Cycle. The collective action was composed by the presentation of a study of performance evaluation in play aligned with the tactical approach to the game. In both actions we demonstrate the potentialities of a tactical approach to the game in teaching the collective sports games of invasion. The realization of the Pedagogical Stage and the set of activities that form this formation process, although of superior complexity, made possible an important moment of continuous formation and enrichment of the teacher.Gouveia, Élvio Rúbio QuintaDigitUMaFreitas, Bruno Miguel Rodrigues2018-01-25T14:52:54Z2017-07-18T00:00:00Z2017-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1791201783550porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:32Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1791Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:33.539719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
spellingShingle Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
Freitas, Bruno Miguel Rodrigues
Estágio pedagógico
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Educação física
Formação de professores
Pedagogical stage
School
Teaching-learning process
Physical education
Teacher training
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_fullStr Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_full_unstemmed Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
title_sort Relatório do estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
author Freitas, Bruno Miguel Rodrigues
author_facet Freitas, Bruno Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gouveia, Élvio Rúbio Quinta
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Bruno Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Educação física
Formação de professores
Pedagogical stage
School
Teaching-learning process
Physical education
Teacher training
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Estágio pedagógico
Escola
Processo de ensino-aprendizagem
Educação física
Formação de professores
Pedagogical stage
School
Teaching-learning process
Physical education
Teacher training
Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
.
Faculdade de Ciências Sociais
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O Estágio Pedagógico possui um significado importante para o professor em início de carreira, pois corresponde ao primeiro momento em que este põe em prática as ideias e capacidades que foram adquiridas ao logo do seu percurso académico. A descrição, fundamentação e reflexão sobre as atividades que foram realizadas durante o Estágio Pedagógico será um dos principais objetivos a atingir ao longo deste trabalho. O Estágio Pedagógico foi realizado na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro, durante o ano letivo 2016 – 2017. As linhas programáticas das atividades e avaliação incluem um conjunto de quatro atividades fundamentais para o desenvolvimento de todo o processo: (1) a prática letiva; (2) as atividades de intervenção na comunidade escolar; (3) as atividades de integração no meio; e (4) as atividades de natureza científico-pedagógica. Na prática letiva, além do trabalho de assistência às aulas, esta contemplou também a gestão do processo ensino/aprendizagem de uma turma de 3º Ciclo. Esta foi uma das atividades mais significativas do Estágio Pedagógico. Ao longo de um ano letivo asseguramos o ensino das atividades físicas e desportivas previstas no quadro de composição curricular do Programa Nacional de Educação Física. Para todas as atividades cumprimos com as fases de planeamento, realização e controlo/avaliação. Nas atividades de intervenção na comunidade escolar procuramos envolver a Escola, proporcionando atividades de promoção da atividade física que ultrapassassem o âmbito restrito da atividade curricular das aulas. Nestas atividades, procurámos promover estilos de vida saudáveis, desenvolver as relações Escola e Comunidade e, por fim, desenvolver o prazer e motivação pela atividade física. As atividades de integração no meio incluíram a caracterização da turma e a atividade de extensão curricular. Na caracterização da turma tentámos apoiar a atividade do diretor de turma fornecendo informação importante para o delineamento de estratégias pedagógicas para a turma. No caso da atividade de extensão curricular, fomentamos a inter-relação entre as duas turmas dos estagiários da escola, os encarregados de educação (Enc. Ed.) e professores das mesmas, numa simbiose multidisciplinar, potenciando, assim, a importância dos agentes educativos e a transmissão de valores socioculturais e educativos. Uma vez mais procurámos criar um momento de desenvolvimento pessoal e promoção da atividade física. As atividades científico-pedagógicas (individual e coletiva) centraram-se no processo ensino-aprendizagem dos jogos desportivos coletivos de invasão. A açãoindividual foi centrada na apresentação de um estudo de intervenção em alunos do 3º Ciclo. A ação coletiva, foi composta pela apresentação de um estudo da avaliação da performance em jogo alinhada com a abordagem tática ao jogo. Em ambas as ações demonstrámos as potencialidades de uma abordagem tática ao jogo no ensino dos jogos desportivos coletivos de invasão. A realização do Estágio Pedagógico e do conjunto de atividades que formam este processo de formação, embora de complexidade superior, possibilitou um momento importante de formação contínua e enriquecimento do docente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-18T00:00:00Z
2017-07-18T00:00:00Z
2018-01-25T14:52:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1791
201783550
url http://hdl.handle.net/10400.13/1791
identifier_str_mv 201783550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129915487944704