Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Paiva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20839
Resumo: O presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duplo
id RCAP_bdd41e059ad1b7522ccd824f8682b7f7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva OliveiraPrática educativa supervisionadaInvestigação-açãoCriançaEducaçãoSupervised educational practiceInvestigation-actionChildrenEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duploThis internship report presents processes, products and theoretical-scientific references underlying the Supervised Educational Practice developed in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. In these processes and under the aegis of the Methodology of Investigation-Action, all the dynamics that underlie it were experienced. The pedagogical dynamics were assumed as cyclical and inseparable from observation, planning, action, reflection and evaluation, enabled the mobilization and acquisition of various knowledge, which contributed to the development of contextualized educational practices with meaning for children and for future teachers. The construction of our professional identity resulting from pedagogical dynamics, observation and planning processes that preceded them, moments of reflection in action and about action, as well as the contributions of others (educational actors and reference authors) helped to build a double profile of teachers. It should also be reported that this first stage of the construction of professional identity will add points with the teaching experience, with implication in continuous training and with the pleasure of being a teacher and educator of childhood. Thus, we tried to exalt the analysis, foundation and reflection of the pedagogical actions developed in the two contexts experienced, considering the theoretical and basic frameworks for the development of competencies of a teacher with a double profile.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Cândida da MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Inês Paiva2022-09-08T10:14:52Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20839TID:203286952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:55.374714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
title Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
spellingShingle Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
Oliveira, Inês Paiva
Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Criança
Educação
Supervised educational practice
Investigation-action
Children
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
title_full Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
title_fullStr Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
title_full_unstemmed Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
title_sort Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
author Oliveira, Inês Paiva
author_facet Oliveira, Inês Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Cândida da Mota
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves
Férias, Ana Rita Moutinho
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Inês Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Criança
Educação
Supervised educational practice
Investigation-action
Children
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Investigação-ação
Criança
Educação
Supervised educational practice
Investigation-action
Children
Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duplo
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-08T10:14:52Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20839
TID:203286952
url http://hdl.handle.net/10400.22/20839
identifier_str_mv TID:203286952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497210314752