Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20839 |
Resumo: | O presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duplo |
id |
RCAP_bdd41e059ad1b7522ccd824f8682b7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva OliveiraPrática educativa supervisionadaInvestigação-açãoCriançaEducaçãoSupervised educational practiceInvestigation-actionChildrenEducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duploThis internship report presents processes, products and theoretical-scientific references underlying the Supervised Educational Practice developed in the context of Pre-School Education and the 1st Cycle of Basic Education. In these processes and under the aegis of the Methodology of Investigation-Action, all the dynamics that underlie it were experienced. The pedagogical dynamics were assumed as cyclical and inseparable from observation, planning, action, reflection and evaluation, enabled the mobilization and acquisition of various knowledge, which contributed to the development of contextualized educational practices with meaning for children and for future teachers. The construction of our professional identity resulting from pedagogical dynamics, observation and planning processes that preceded them, moments of reflection in action and about action, as well as the contributions of others (educational actors and reference authors) helped to build a double profile of teachers. It should also be reported that this first stage of the construction of professional identity will add points with the teaching experience, with implication in continuous training and with the pleasure of being a teacher and educator of childhood. Thus, we tried to exalt the analysis, foundation and reflection of the pedagogical actions developed in the two contexts experienced, considering the theoretical and basic frameworks for the development of competencies of a teacher with a double profile.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoTeixeira, Maria Cândida da MotaQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves AlvesFérias, Ana Rita MoutinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Inês Paiva2022-09-08T10:14:52Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20839TID:203286952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:05Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:55.374714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
title |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
spellingShingle |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira Oliveira, Inês Paiva Prática educativa supervisionada Investigação-ação Criança Educação Supervised educational practice Investigation-action Children Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
title_full |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
title_fullStr |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
title_sort |
Relatório de Estágio da Prática Educativa Supervisionada Inês Paiva Oliveira |
author |
Oliveira, Inês Paiva |
author_facet |
Oliveira, Inês Paiva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Cândida da Mota Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves Férias, Ana Rita Moutinho Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Inês Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Investigação-ação Criança Educação Supervised educational practice Investigation-action Children Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Investigação-ação Criança Educação Supervised educational practice Investigation-action Children Education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio apresenta processos, produtos e referenciais teóricoscientíficos subjacentes à Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Nestes processos e sob a égide da Metodologia de Investigação- Ação vivenciaram-se todas as dinâmicas que lhe subjazem. As dinâmicas pedagógicas assumiram-se como cíclicas e inseparáveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização e aquisição de diversos saberes, que contribuíram para o desenvolvimento de práticas educativas contextualizadas e com significado para as crianças e para a futura docente. A construção da nossa identidade profissional resultante das dinâmicas pedagógicas, dos processos de observação e planificação que as antecederam, dos momentos de reflexão na ação e sobre a ação, bem como os contributos do outro (atores educativos e autores de referência) ajudaram a edificar um perfil duplo de docente. Refira-se que esta primeira etapa da construção da identidade profissional somará pontos com a experiência docente, com implicação na formação contínua e com o prazer de ser professora e educadora de Infância. Assim, procurou-se exaltar a análise, fundamentação e reflexão das ações pedagógicas desenvolvidas nos dois contextos vivenciado, tendo em consideração os marcos teóricos, basilares para o desenvolvimento de competências de um docente de perfil duplo |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-08T10:14:52Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20839 TID:203286952 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20839 |
identifier_str_mv |
TID:203286952 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131497210314752 |