Relevância fiscal "dos crimes contra o Estado" : a legitimidade da tributação dos crimes "da corrupção"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Susana Cecília Timóteo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39860
Resumo: A presente Dissertação de Mestrado pretende tratar questões relativas à legitimidade da tributação de rendimentos injustificados onde, necessariamente, se incluem os obtidos através de atos ilícitos. O eterno problema da repartição da carga tributária entre os sujeitos, que nem sempre é o reflexo da sua verdadeira capacidade contributiva. A opção de tratar a questão dos rendimentos desconhecidos, tentando ligá-la às questões relativas ao crime da corrupção, foi por nós assumida devido aos contornos que tal fenómeno apresenta. Corrupção, um fenómeno que, como alguns autores afirmam, coincide com a própria história da humanidade. O tema tem gerado fortes discussões e debates, intervenções de penalização por parte do legislador, mas as soluções parecem continuar no plano da miragem. Tentaremos, numa vertente que pretende ser eminentemente prática, abordar visões alternativas e exequíveis de combate a estes fenómenos que tantas ligações privilegiadas ao mundo do crime de índole económica e financeira apresentam. Consideramos que a solução, ou o minimizar do problema, poderá estar na perspectiva fiscal, através de uma articulação entre o procedimento administrativo e o processo penal fiscal. Mas, ao falarmos de normas fiscais, teremos de atender a que são especialmente estas que, pelos interesses que encerram, são alvo de elevadas e constantes pressões, o que explica a escassa durabilidade das tentativas de codificação fiscal. Fomos guiados pelo objetivo de concluirmos por soluções concretas a adotar pelo poder político que, através da mão do legislador, poderiam tornar-se legais e operativas. O sistema atual tem vindo a adotar mezinhas que necessita regularmente reajustar, basta atentarmos nas várias redações que sofreu o artigo 89.º - A da Lei Geral Tributária. Estes ajustes, não raras vezes, como veremos, suscitam dúvidas quanto à sua legalidade. O obscurantismo que este normativo revela está patente na vasta jurisprudência que já existe da recente norma. Torna-se urgente a criação de um sistema mais justo de distribuição dos encargos tributários. Julga-se que, também pela via da discordância de opiniões, possamos evoluir no caminho da tão almejada JUSTIÇA FISCAL. Educar é preciso!
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O tema tem gerado fortes discussões e debates, intervenções de penalização por parte do legislador, mas as soluções parecem continuar no plano da miragem. Tentaremos, numa vertente que pretende ser eminentemente prática, abordar visões alternativas e exequíveis de combate a estes fenómenos que tantas ligações privilegiadas ao mundo do crime de índole económica e financeira apresentam. Consideramos que a solução, ou o minimizar do problema, poderá estar na perspectiva fiscal, através de uma articulação entre o procedimento administrativo e o processo penal fiscal. Mas, ao falarmos de normas fiscais, teremos de atender a que são especialmente estas que, pelos interesses que encerram, são alvo de elevadas e constantes pressões, o que explica a escassa durabilidade das tentativas de codificação fiscal. Fomos guiados pelo objetivo de concluirmos por soluções concretas a adotar pelo poder político que, através da mão do legislador, poderiam tornar-se legais e operativas. O sistema atual tem vindo a adotar mezinhas que necessita regularmente reajustar, basta atentarmos nas várias redações que sofreu o artigo 89.º - A da Lei Geral Tributária. Estes ajustes, não raras vezes, como veremos, suscitam dúvidas quanto à sua legalidade. O obscurantismo que este normativo revela está patente na vasta jurisprudência que já existe da recente norma. Torna-se urgente a criação de um sistema mais justo de distribuição dos encargos tributários. Julga-se que, também pela via da discordância de opiniões, possamos evoluir no caminho da tão almejada JUSTIÇA FISCAL. Educar é preciso!The purpose of this Master’s Thesis is to address issues related to the legitimacy of the taxation of unjustified income, which necessarily includes those obtained through illicit acts. The eternal problem of the distribution of the tax burden between the subjects, which doesn’t always reflect their actual ability to contribute. The option to approach the issue of unknown income and how it relates with the issues connected with the crime of corruption was chosen due to the way such phenomenon currently shapes society. Corruption, a phenomenon that some authors claim to have coincided with the advent of humanity. The issue has generated ample debate and numerous legislators’ interventions in penal law, but effective solutions remain elusive. We will attempt to approach new alternatives and feasible means of repression on these phenomena, which so often are deeply connected to the world of economic and financial criminality. We believe the solution, or at least a way to mitigate the problem, may be found on the fiscal side, specifically through an articulation between the administrative procedure and the fiscal penal process. However, concerning fiscal rules, we need to consider these are often the target of constant intense pressure, due to the interests they can affect. Because of this, past attempts at fiscal codification were not durable. We were guided in the spirit of finding concrete and feasible solutions that might be adopted by the administration and thus become law. The actual system has resulted from the adoption of weak, small scope, ineffective measures, that need constant adjustments – in this respect, as an example, we can look to the several changes made to article 89.º-A of the General Tax Law. Changes whose legality often causes reasonable doubts. The obscurantism of this rule is evident when we look at the vast plethora of judicial decisions about it. There is a pressing need to create a fairer system of distribution of tax burdens.We believe that by the way of reconciling different views on this subject we can evolve in the path of the so much desired tax justice. Tax literacy is necessary!Lobo, Carlos BaptistaRepositório da Universidade de LisboaNeves, Susana Cecília Timóteo2018-07-032050-12-01T00:00:00Z2018-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39860porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39860Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:38.787219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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