Avaliação de desempenho do diretor escolar em Portugal : origens do processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Andreia Patrícia Francisco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/22822
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015
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spelling Avaliação de desempenho do diretor escolar em Portugal : origens do processoAdministração educacional - PortugalAvaliação de desempenhoRegulaçãoTeses de mestrado - 2015Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Educação, na área de especialização em Administração Educacional. Centrada no processo de avaliação do desempenho do diretor escolar em Portugal, em particular na sua componente interna, procurou-se fazer uma descrição dos instrumentos de avaliação elaborados pelo Conselho Geral de um conjunto de escolas do território continental português e ensaiar algumas análises de caráter interpretativo que permitam identificar um perfil funcional dominante através do discurso explanado nos instrumentos de avaliação recolhidos. Foi realizada uma revisão de literatura sobre regulação e avaliação, em particular textos que exploram o papel da avaliação como instrumento de regulação inserido numa lógica pós-burocrática. Do ponto de vista metodológico, este estudo assenta num paradigma construtivista de natureza qualitativa e caráter exploratório. A partir dos dados recolhidos foi efetuada uma análise do seu conteúdo, complementada com a realização de entrevistas semiestruturadas a presidentes do Conselho Geral de algumas escolas, procurou-se compreender a forma como os instrumentos de avaliação do desempenho do diretor são construídos e qual a perceção que os intervenientes neste processo de elaboração têm do modelo de avaliação. Os resultados obtidos indicam que este processo de avaliação do desempenho do diretor tem ainda um caráter incipiente, o que é corroborado por uma reduzida diversidade de instrumentos de avaliação do desempenho do diretor elaborados pelo Conselho Geral e pelo discurso das participantes entrevistadas. A análise do conteúdo dos instrumentos de avaliação recolhidos permite sugerir que a avaliação do desempenho do diretor escolar vem contribuir para a reconfiguração do seu papel na escola.This dissertation was prepared as a part of the Master in Education, in the area of specialization of Educational Administration. It is centered in the process of performance evaluation of the school director in Portugal, specifically regarding its internal component. In it are described the evaluation instruments created by the collegial body of the school administration, the General Council, from schools located in the Portuguese continental territory. Also, there are some exploratory analyses that allow the identification of a prevailing functional profile of the director through the content analysis of the documents used in this study. A review of the literature was carried out, focused on regulation and evaluation, and in particular from texts that explore the role of evaluation as regulation instruments, inserted in a post bureaucratic logic. From a methodologic point of view, this study is based on a constructivist paradigm, is qualitative and has an exploratory nature. The gathered data was subject to a content analysis and complemented with semi-structured interviews to presidents of the General Council from some schools. The aim was to understand how the performance evaluation instruments were created, as well as the perception that the people involved in the process have regarding this evaluation model. The results indicate that the performance evaluation of the school director has an incipient nature, which is corroborated by the diversity of evaluation instruments gathered and by the speech of the participants. The content analysis of the performance evaluation instruments that were gathered allows the suggestion that performance evaluation of the school director contributes to the reconfiguration of his functional profile in the school.Barroso, João, 1945-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Andreia Patrícia Francisco2016-03-04T14:50:48Z20152015-10-142015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22822TID:201337029porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:21.565653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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