Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22969 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_470a994e101e31bcbaad181bdab19e9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/22969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de SetúbalOrganização escolar - PortugalGestãoRegulaçãoTeses de mestrado - 2015Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015O objeto deste estudo é a figura de coordenador TEIP, um cargo de gestão exercido por professores, em organizações escolares que integram o programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Mobilizando um quadro teórico e concetual da área da administração educacional, o estudo incide sobre a forma como esta figura é configurada a nível nacional e local e sobre os papéis mobilizados pelos atores no desempenho das suas funções. Assim, recorrendo essencialmente às teorias sobre as organizações, nomeadamente as escolares, às conceções acerca da gestão e da liderança, às teorias e tipologias acerca dos papéis dos gestores escolares, aos conceitos de regulação e a tipologias de lógicas de ação, procurou-se responder às seguintes questões gerais de partida: a) Como é entendida a figura de coordenador TEIP a nível da tutela e nos AE, por outros atores e pelos coordenadores TEIP? b) Como é operacionalizada esta figura nos AE? Nesse sentido, elaborou-se um design de estudo de casos múltiplos, envolvendo dois agrupamentos de escolas, do distrito de Setúbal, integrados no programa TEIP e as respetivas coordenadoras. Além da análise documental, recorreu-se à técnica da entrevista semiestruturada para efetuar a recolha dos dados. Da análise e interpretação dos dados obtidos, foi possível concluir, relativamente aos casos estudados, que os entendimentos acerca desta figura são diversos e resultam da conjugação de diversos aspetos que definem a vida das organizações escolares, como aspetos estruturais e organizacionais, estilos de liderança, processos de regulação, lógicas de ação, entre outros. A comparação efetuada entre os dois casos, em estudo, permitiu perceber que, apesar de existirem semelhanças entre as formas de operacionalizar o cargo de coordenador TEIP, existem também diferenças resultantes do contexto organizacional em que cada uma se insere. Considera-se ainda que estes atores – os coordenadores TEIP - mobilizam, no seu dia-a-dia profissional, papéis de gestão que permitem incluí-los nesta dimensão da organização escolar.This study is focussed on the TEIP coordinator, a management position held by teachers in schools or schools clusters that are part of the Priority Intervention Educational Areas Programme. Based on a theoretical and conceptual framework of the Educational Administration field of studies, the study seeks to understand how is the TEIP coordinator frame designed, at the national and at the local level, and also which are the roles performed by the TEIP coordinators. For that matter, the theories on organizations, especially the ones developed on schools, the management and leadership approaches, the theories and models on managing roles are deepen, in the study, in order to answer to the following initial queries: a) How is the coordinator post perceived by the educational central authorities, the school clusters, other educational agents and the TEIP coordinators themselves? b) How is this post performed in the school clusters? Furthermore, a multiple case study was designed, involving two school clusters (and the TEIP coordinator of each one, as well), located in the Setúbal county (near Lisbon), that are implementing the TEIP programme. Beside a documents analysis, the data collection was made by presential, semi-structured interviews. From the analysis and reading of the data obtained, it was possible to conclude that the views on the coordination job are diverse and result from a mix of several aspects that are distinctive of the school organizations, as their structures, leadership styles, as well as the regulations processes and the logics behind actions, among others. The comparison between the two study cases showed that, despite of the similarities, there are differences that mainly result from the context, in which, each of them work. Finally, it is considered that the TEIP coordinators perform, in their daily working lives, the managing roles, which allows to picture them as part of the management level of the organizations.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaMendes, Maria de Fátima Morais, 1978-2016-03-09T18:08:22Z20152015-10-152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22969TID:201912880porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:28.667850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
title |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
spellingShingle |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal Mendes, Maria de Fátima Morais, 1978- Organização escolar - Portugal Gestão Regulação Teses de mestrado - 2015 |
title_short |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
title_full |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
title_fullStr |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
title_full_unstemmed |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
title_sort |
Olhares sobre os coordenadores TEIP enquanto gestores escolares : estudos de caso no Distrito de Setúbal |
author |
Mendes, Maria de Fátima Morais, 1978- |
author_facet |
Mendes, Maria de Fátima Morais, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marta Mateus de, 1972- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Maria de Fátima Morais, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização escolar - Portugal Gestão Regulação Teses de mestrado - 2015 |
topic |
Organização escolar - Portugal Gestão Regulação Teses de mestrado - 2015 |
description |
Dissertação de mestrado, Ciências da Educação (Área de especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-15 2015-01-01T00:00:00Z 2016-03-09T18:08:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/22969 TID:201912880 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/22969 |
identifier_str_mv |
TID:201912880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134314132144128 |