"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99283 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
id |
RCAP_bdfae474529996aaf42fa10634d9468b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/99283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA.“PHILOSOPHY FOR CHILDREN” IN THE PSYCHO-PEDAGOGICAL PLAN OF BASIC EDUCATION: AN APPROACH TO DEVELOP SKILLS AND BUILD AUTONOMY.áreas de competênciaaprendizagens significativasFilosofia para Criançasoferta educativa diversificadasucesso escolarareas of competencesignificant learningPhilosophy for Childrendiversified educational offerschool successDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA educação das crianças e jovens em pleno século XXI requer a promoção de aprendizagens múltiplas, atitudes empáticas, empreendedoras, de participação cidadã, e conhecimentos e competências aprofundados para além dos conteúdos das disciplinas “tradicionais” ou das aprendizagens escolares essenciais reportadas à matriz curricular. O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória salienta a necessidade de uma tal formação integral e, consequentemente, uma avaliação a “360º”, o que remete para o contributo da Psicologia, designadamente, na Educação, no apoio ao desenvolvimento e aconselhamento, seja, na gestão das aprendizagens e qualidade dos processos de educação / formação. Conscientes da importância da capacitação multifacetada, da compreensão e promoção cognitiva a par de comportamentos afetivos, sociais, competências motoras, linguagens diversas, criatividade e flexibilidade para um adequado confronto com as transformações e desafios da vida em sociedade, este estudo desenvolveu-se a partir do interesse em explorar o lugar da psicologia no acompanhamento e avaliação do potencial de uma oferta educativa diversificada. Concretamente, este estudo visa analisar e clarificar como é que a introdução de atividades de “Filosofia para Crianças” e valorização de expressões artísticas no plano pedagógico pode favorecer o sucesso e satisfação de alunos e professores, concretamente, ao nível do 1º ciclo de escolaridade. Tendo-se partido de um desenho de um estudo de caso de diferenciação pedagógica numa escola, por impedimento de recolha de dados (confinamento causado pela pandemia de covid-19) veio a optar-se por um estudo de revisão de documentos, com a finalidade de articular fundamentos teóricos socio-construtivistas assentes no modelo de desenvolvimento de Vygotsky, com políticas educativas ao nível do reforço da autonomia das escolas e das estratégias educativas diferenciadas e critérios de desenvolvimento psicopedagógico. Conclui-se pelo benefício da integração curricular de aprendizagens diversas e co-construção de conhecimentos.The education of children and young people in the 21st century requires the promotion of multiple learning, empathic and enterprising attitudes, citizen participation, and in-depth knowledge and skills beyond the contents of "traditional" subjects or the essential school learning reported in the curriculum. The “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” (Profile of the Pupil Leaving Compulsory Education) highlights the need for such a comprehensive training and, consequently, a "360º" evaluation, which refers to the contribution of Psychology, particularly in Education, in supporting the development and counselling, both in the management of learning and in the quality of the education / training processes. Aware of the importance of multifaceted training, understanding and cognitive promotion alongside affective and social behaviour, motor skills, different languages, creativity and flexibility for an adequate confrontation with the transformations and challenges of life in society, this study was developed from the interest in exploring the place of psychology in monitoring and assessing the potential of a diversified educational offer. Specifically, this study aims to analyse and clarify how the introduction of "Philosophy for Children" activities and the valorisation of artistic expressions in the pedagogical plan may favour the success and satisfaction of students and teachers, specifically, at the 1st cycle of schooling. Having started from a case study design of pedagogical differentiation in a school, due to the impossibility of data collection (confinement caused by covid-19 pandemic), a document review study was chosen, with the purpose of articulating socio-constructivist theoretical foundations based on Vygotsky's development model, with educational policies at the level of the reinforcement of school autonomy and differentiated educational strategies and criteria of psycho-pedagogical development. It concludes with the benefit of curricular integration of diverse learning and co-construction of knowledge.2021-11-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99283http://hdl.handle.net/10316/99283TID:202963705porSousa, Maria do Céu Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:21:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:16:55.879725Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. “PHILOSOPHY FOR CHILDREN” IN THE PSYCHO-PEDAGOGICAL PLAN OF BASIC EDUCATION: AN APPROACH TO DEVELOP SKILLS AND BUILD AUTONOMY. |
title |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. |
spellingShingle |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. Sousa, Maria do Céu Pereira de áreas de competência aprendizagens significativas Filosofia para Crianças oferta educativa diversificada sucesso escolar areas of competence significant learning Philosophy for Children diversified educational offer school success |
title_short |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. |
title_full |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. |
title_fullStr |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. |
title_full_unstemmed |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. |
title_sort |
"FILOSOFIA PARA CRIANÇAS” NO PLANO PSICOPEDAGÓGICO DO ENSINO BÁSICO: UMA ABORDAGEM PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E CONSTRUIR AUTONOMIA. |
author |
Sousa, Maria do Céu Pereira de |
author_facet |
Sousa, Maria do Céu Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria do Céu Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
áreas de competência aprendizagens significativas Filosofia para Crianças oferta educativa diversificada sucesso escolar areas of competence significant learning Philosophy for Children diversified educational offer school success |
topic |
áreas de competência aprendizagens significativas Filosofia para Crianças oferta educativa diversificada sucesso escolar areas of competence significant learning Philosophy for Children diversified educational offer school success |
description |
Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-19 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/99283 http://hdl.handle.net/10316/99283 TID:202963705 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/99283 |
identifier_str_mv |
TID:202963705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552491543265280 |