O impacto da gamificação na educação corporativa em empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Janaina de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19718
Resumo: O aprendizado é talvez a atividade mais indispensável na atual economia baseada no conhecimento, caracterizada por globalização, compartilhamento e transferência de conhecimento e revolução da tecnologia da informação. Mais recentemente e de forma mais intensa na última década, um dos recursos que passou a compor o leque de ferramentas direcionadas ao processo educacional nas organizações refere-se a gamificação. Quando projetada corretamente, a gamificação provou ser muito bem-sucedida em envolver as pessoas e motivá-las a mudar comportamentos, desenvolver habilidades ou resolver problemas. A presente tese tem como objetivo identificar os principais fatores que impulsionam o sucesso da gamificação na formação profissional e no envolvimento dos colaboradores em empresas brasileiras. Neste sentido, foram selecionadas nove empresas brasileiras a fim de verificar como estão a usar a gamificação, quais são as implicações na formação profissional e envolvimento das equipes e qual o impacto organizacional. Foram realizadas entrevistas com representantes dessas empresas, os responsáveis por educação corporativa, e com dois especialistas em gamificação. Ao analisar as entrevistas à luz do referencial teórico, constatou-se que a gamificação colabora para aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes necessários ao bom desempenho dos funcionários. Também atestamos que, quando utilizada na educação corporativa, gera um maior envolvimento dos colaboradores. Assim, os resultados sugerem que a gamificação influencia o desenvolvimento individual do empregado e pode impactar positivamente nos resultados das organizações. Por fim, os resultados de nosso estudo geraram um guia para implementar a gamificação na educação corporativa em empresas brasileiras.
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