Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/203679 |
Resumo: | Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante. |
id |
UFRGS-2_0b0456117c3f24bfc8bda6e61f8282f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203679 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ribeiro, Vinicius GadisZabadal, Jorge Rodolfo SilvaTrommer, TâmisaSilveira, Andre Luis Marques daSilveira, Sidnei RenatoBertolini, CristianoCunha, Guilherme Bernardino daBigolin, Nara Martini2019-12-24T03:59:33Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/203679001105721Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante.One of the most common problems in school life has been a lack of motivation, involvement or interest by students. The school context is no longer that of information gathering - since nowadays students have several ways of obtaining information - but to involve students in their teaching-learning process. The present work reports the application of gamification techniques in a class of students of International Relations, by a case study, to support scientific education in the curricular component of Applied Statistics. Although typically the focus of courses in this area is not Science, the course at this institution understands the significance of Scientific Education. There is a perception that the application of these techniques in the activity encourages student involvement.application/pdfporResearch, Society and Development [recurso eletrônico]. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 1 (2020), e146911840, 26 p.Educação científicaGamificaçãoEstatísticaEstudantesScientific EducationGamification in educationStudent involvementAction researchTeaching statisticsEmprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à EstatísticaUse of gamification techniques in Science Education : report of an intervention in support of StatisticsUso de técnicas de gamificación en la Educación Científica : informe de una intervención en apoyo de las Estadísticasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105721.pdf.txt001105721.pdf.txtExtracted Texttext/plain55603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/2/001105721.pdf.txtc5ff972e48fc84ae61adf8fc9a006311MD52ORIGINAL001105721.pdfTexto completoapplication/pdf543602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/1/001105721.pdfd74c15a6d5f9f2897e211fadbbfd1be8MD5110183/2036792020-02-15 05:19:06.963677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-15T07:19:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Use of gamification techniques in Science Education : report of an intervention in support of Statistics |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Uso de técnicas de gamificación en la Educación Científica : informe de una intervención en apoyo de las Estadísticas |
title |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
spellingShingle |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística Ribeiro, Vinicius Gadis Educação científica Gamificação Estatística Estudantes Scientific Education Gamification in education Student involvement Action research Teaching statistics |
title_short |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
title_full |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
title_fullStr |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
title_full_unstemmed |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
title_sort |
Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística |
author |
Ribeiro, Vinicius Gadis |
author_facet |
Ribeiro, Vinicius Gadis Zabadal, Jorge Rodolfo Silva Trommer, Tâmisa Silveira, Andre Luis Marques da Silveira, Sidnei Renato Bertolini, Cristiano Cunha, Guilherme Bernardino da Bigolin, Nara Martini |
author_role |
author |
author2 |
Zabadal, Jorge Rodolfo Silva Trommer, Tâmisa Silveira, Andre Luis Marques da Silveira, Sidnei Renato Bertolini, Cristiano Cunha, Guilherme Bernardino da Bigolin, Nara Martini |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Vinicius Gadis Zabadal, Jorge Rodolfo Silva Trommer, Tâmisa Silveira, Andre Luis Marques da Silveira, Sidnei Renato Bertolini, Cristiano Cunha, Guilherme Bernardino da Bigolin, Nara Martini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação científica Gamificação Estatística Estudantes |
topic |
Educação científica Gamificação Estatística Estudantes Scientific Education Gamification in education Student involvement Action research Teaching statistics |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific Education Gamification in education Student involvement Action research Teaching statistics |
description |
Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-12-24T03:59:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/203679 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-3409 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001105721 |
identifier_str_mv |
2525-3409 001105721 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/203679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Research, Society and Development [recurso eletrônico]. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 1 (2020), e146911840, 26 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/2/001105721.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/1/001105721.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c5ff972e48fc84ae61adf8fc9a006311 d74c15a6d5f9f2897e211fadbbfd1be8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447701779644416 |