Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vinicius Gadis
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zabadal, Jorge Rodolfo Silva, Trommer, Tâmisa, Silveira, Andre Luis Marques da, Silveira, Sidnei Renato, Bertolini, Cristiano, Cunha, Guilherme Bernardino da, Bigolin, Nara Martini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203679
Resumo: Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante.
id UFRGS-2_0b0456117c3f24bfc8bda6e61f8282f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203679
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ribeiro, Vinicius GadisZabadal, Jorge Rodolfo SilvaTrommer, TâmisaSilveira, Andre Luis Marques daSilveira, Sidnei RenatoBertolini, CristianoCunha, Guilherme Bernardino daBigolin, Nara Martini2019-12-24T03:59:33Z20202525-3409http://hdl.handle.net/10183/203679001105721Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante.One of the most common problems in school life has been a lack of motivation, involvement or interest by students. The school context is no longer that of information gathering - since nowadays students have several ways of obtaining information - but to involve students in their teaching-learning process. The present work reports the application of gamification techniques in a class of students of International Relations, by a case study, to support scientific education in the curricular component of Applied Statistics. Although typically the focus of courses in this area is not Science, the course at this institution understands the significance of Scientific Education. There is a perception that the application of these techniques in the activity encourages student involvement.application/pdfporResearch, Society and Development [recurso eletrônico]. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 1 (2020), e146911840, 26 p.Educação científicaGamificaçãoEstatísticaEstudantesScientific EducationGamification in educationStudent involvementAction researchTeaching statisticsEmprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à EstatísticaUse of gamification techniques in Science Education : report of an intervention in support of StatisticsUso de técnicas de gamificación en la Educación Científica : informe de una intervención en apoyo de las Estadísticasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001105721.pdf.txt001105721.pdf.txtExtracted Texttext/plain55603http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/2/001105721.pdf.txtc5ff972e48fc84ae61adf8fc9a006311MD52ORIGINAL001105721.pdfTexto completoapplication/pdf543602http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/1/001105721.pdfd74c15a6d5f9f2897e211fadbbfd1be8MD5110183/2036792020-02-15 05:19:06.963677oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203679Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-15T07:19:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Use of gamification techniques in Science Education : report of an intervention in support of Statistics
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Uso de técnicas de gamificación en la Educación Científica : informe de una intervención en apoyo de las Estadísticas
title Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
spellingShingle Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
Ribeiro, Vinicius Gadis
Educação científica
Gamificação
Estatística
Estudantes
Scientific Education
Gamification in education
Student involvement
Action research
Teaching statistics
title_short Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
title_full Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
title_fullStr Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
title_full_unstemmed Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
title_sort Emprego de técnicas de gamificação na Educação Científica : relato de uma intervenção como apoio à Estatística
author Ribeiro, Vinicius Gadis
author_facet Ribeiro, Vinicius Gadis
Zabadal, Jorge Rodolfo Silva
Trommer, Tâmisa
Silveira, Andre Luis Marques da
Silveira, Sidnei Renato
Bertolini, Cristiano
Cunha, Guilherme Bernardino da
Bigolin, Nara Martini
author_role author
author2 Zabadal, Jorge Rodolfo Silva
Trommer, Tâmisa
Silveira, Andre Luis Marques da
Silveira, Sidnei Renato
Bertolini, Cristiano
Cunha, Guilherme Bernardino da
Bigolin, Nara Martini
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Vinicius Gadis
Zabadal, Jorge Rodolfo Silva
Trommer, Tâmisa
Silveira, Andre Luis Marques da
Silveira, Sidnei Renato
Bertolini, Cristiano
Cunha, Guilherme Bernardino da
Bigolin, Nara Martini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Gamificação
Estatística
Estudantes
topic Educação científica
Gamificação
Estatística
Estudantes
Scientific Education
Gamification in education
Student involvement
Action research
Teaching statistics
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific Education
Gamification in education
Student involvement
Action research
Teaching statistics
description Uma das situações-problema comuns no cotidiano escolar é a pouca motivação, envolvimento ou interesse por parte de estudantes. O contexto da didática escolar não é mais o de fornecer informações – visto que estudantes da atualidade dispõem de diversas formas de obtenção de informações – mas o de buscar envolver os estudantes em seu próprio processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho relata a aplicação de técnicas de gamificação em uma turma de estudantes do curso de Relações Internacionais, por meio de um estudo de caso, no apoio à educação científica no componente curricular de Estatística. Embora tipicamente o foco de cursos dessa área não seja cientifico, a instituição compreende o valor da Educação Científica. Como resultado, pode-se perceber que o conjunto de aplicação de tais técnicas na atividade possibilita o envolvimento do estudante.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-24T03:59:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203679
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-3409
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001105721
identifier_str_mv 2525-3409
001105721
url http://hdl.handle.net/10183/203679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Research, Society and Development [recurso eletrônico]. Itabira, MG : [Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências], 2020. Vol. 9, n. 1 (2020), e146911840, 26 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/2/001105721.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203679/1/001105721.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5ff972e48fc84ae61adf8fc9a006311
d74c15a6d5f9f2897e211fadbbfd1be8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224981089091584