O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rei, Ana Cristina Conceição Valente
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/1673
Resumo: A sociedade actual reconhece o crescente poder que as crianças têm na família. Por isso, cada vez mais, as crianças são alvo de investigação científica e de campanhas publicitárias por parte das empresas. Mas, apesar do crescente interesse demonstrado por este target, algumas questões relacionadas com a forma como a influência é exercida permanecem por explorar. A revisão bibliográfica revelou que existe escassez de informação no que diz respeito à relação entre a frequência e eficácia das estratégias de influência utilizadas e os factores sociodemográficos. Estas lacunas agravam-se quando analisamos a realidade portuguesa. Assim, o presente estudo analisa a frequência e eficácia das estratégias utilizadas pelas crianças para influenciar as mães. É ainda analisada a relação entre a frequência e eficácia das estratégias e diversas variáveis sociodemográficas. Realizou-se um estudo quantitativo junto de uma amostra de 608 mães de crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, tendo a informação sido recolhida via questionário de auto-preenchimento. Os resultados revelam que são mais utilizadas e eficazes os pedidos sensatos e directos, argumentação, manifestar importância e expressar opinião e menos utilizadas e eficazes a manipulação (mentir), a chantagem/ameaça e chorar. Os resultados indiciam ainda uma relação entre a eficácia das estratégias e as variáveis nível de escolaridade e estado civil da mãe e rendimento do agregado familiar, havendo ainda relação entre o nível de escolaridade da mãe e a frequência de utilização das estratégias. Os resultados apresentados ao longo deste estudo são um contributo útil para o mundo empresarial, como se esclarece no sumário executivo.
id RCAP_be051225eb80e38f730d17ca63b9ce7d
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mãesComportamento do consumidorPerspectiva dos paisInfluência das criançasEstratégias de influênciaConsumer behaviourParents’ perspectiveChildren’s influenceInfluence strategiesA sociedade actual reconhece o crescente poder que as crianças têm na família. Por isso, cada vez mais, as crianças são alvo de investigação científica e de campanhas publicitárias por parte das empresas. Mas, apesar do crescente interesse demonstrado por este target, algumas questões relacionadas com a forma como a influência é exercida permanecem por explorar. A revisão bibliográfica revelou que existe escassez de informação no que diz respeito à relação entre a frequência e eficácia das estratégias de influência utilizadas e os factores sociodemográficos. Estas lacunas agravam-se quando analisamos a realidade portuguesa. Assim, o presente estudo analisa a frequência e eficácia das estratégias utilizadas pelas crianças para influenciar as mães. É ainda analisada a relação entre a frequência e eficácia das estratégias e diversas variáveis sociodemográficas. Realizou-se um estudo quantitativo junto de uma amostra de 608 mães de crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, tendo a informação sido recolhida via questionário de auto-preenchimento. Os resultados revelam que são mais utilizadas e eficazes os pedidos sensatos e directos, argumentação, manifestar importância e expressar opinião e menos utilizadas e eficazes a manipulação (mentir), a chantagem/ameaça e chorar. Os resultados indiciam ainda uma relação entre a eficácia das estratégias e as variáveis nível de escolaridade e estado civil da mãe e rendimento do agregado familiar, havendo ainda relação entre o nível de escolaridade da mãe e a frequência de utilização das estratégias. Os resultados apresentados ao longo deste estudo são um contributo útil para o mundo empresarial, como se esclarece no sumário executivo.Nowadays society recognises children’s growing power within the family. Therefore, more and more, children are seen as a target by scientific research and by companies’ advertising campaigns. Despite the rising interest shown for this target, some questions about the way the influence is exerted remains unexplored. The literature review revealed that there is a shortage of information in what concerns relation between influence strategies’ frequency and effectiveness and sociodemographic factors. These gaps get deeper when we analyse the Portuguese reality. The present study analyses the frequency and effectiveness of children’s strategies to influence their mothers. It is also examined the influence of some sociodemographic variables on children strategies’ frequency and effectiveness. A quantitative study has been undertaken using a sample of 608 mothers of children aged between 12 and 15 years-old. Data was collected based on a self-administered questionnaire. Results indicated that there is a parallelism between strategies’ frequency and effectiveness. Direct ask, reasonable request, reasoning, state importance, express opinions have higher usage frequency and effectiveness while manipulation (lie), blackmailing/threats and cry have lower frequency and effectiveness. Findings also revealed that there is a relation between strategies’ effectiveness and mothers’ education level, marital status and household’s net income. There is also a relation between mothers’ education level and strategies’ usage frequency. Results presented in this study are a useful contribution for the business world, as explained in the executive summary.2010-05-06T11:47:13Z2009-01-01T00:00:00Z20092009-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/1673porRei, Ana Cristina Conceição Valenteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:46Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:54.206769Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
title O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
spellingShingle O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
Rei, Ana Cristina Conceição Valente
Comportamento do consumidor
Perspectiva dos pais
Influência das crianças
Estratégias de influência
Consumer behaviour
Parents’ perspective
Children’s influence
Influence strategies
title_short O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
title_full O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
title_fullStr O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
title_full_unstemmed O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
title_sort O poder das crianças: estratégias de influência na perspectiva das mães
author Rei, Ana Cristina Conceição Valente
author_facet Rei, Ana Cristina Conceição Valente
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rei, Ana Cristina Conceição Valente
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Perspectiva dos pais
Influência das crianças
Estratégias de influência
Consumer behaviour
Parents’ perspective
Children’s influence
Influence strategies
topic Comportamento do consumidor
Perspectiva dos pais
Influência das crianças
Estratégias de influência
Consumer behaviour
Parents’ perspective
Children’s influence
Influence strategies
description A sociedade actual reconhece o crescente poder que as crianças têm na família. Por isso, cada vez mais, as crianças são alvo de investigação científica e de campanhas publicitárias por parte das empresas. Mas, apesar do crescente interesse demonstrado por este target, algumas questões relacionadas com a forma como a influência é exercida permanecem por explorar. A revisão bibliográfica revelou que existe escassez de informação no que diz respeito à relação entre a frequência e eficácia das estratégias de influência utilizadas e os factores sociodemográficos. Estas lacunas agravam-se quando analisamos a realidade portuguesa. Assim, o presente estudo analisa a frequência e eficácia das estratégias utilizadas pelas crianças para influenciar as mães. É ainda analisada a relação entre a frequência e eficácia das estratégias e diversas variáveis sociodemográficas. Realizou-se um estudo quantitativo junto de uma amostra de 608 mães de crianças com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos, tendo a informação sido recolhida via questionário de auto-preenchimento. Os resultados revelam que são mais utilizadas e eficazes os pedidos sensatos e directos, argumentação, manifestar importância e expressar opinião e menos utilizadas e eficazes a manipulação (mentir), a chantagem/ameaça e chorar. Os resultados indiciam ainda uma relação entre a eficácia das estratégias e as variáveis nível de escolaridade e estado civil da mãe e rendimento do agregado familiar, havendo ainda relação entre o nível de escolaridade da mãe e a frequência de utilização das estratégias. Os resultados apresentados ao longo deste estudo são um contributo útil para o mundo empresarial, como se esclarece no sumário executivo.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2009-04
2010-05-06T11:47:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/1673
url http://hdl.handle.net/10071/1673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134685130915840