Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipa Araújo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/79273
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_be0d55ef012f05a5e34d141f67091e8c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79273
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3MDeveloping a marketing plan: the case of transition from WinOPT software to PRISMA software from F3MEvolução tecnológicaF3MMigração de clientesPlano de marketingSoftware de gestão de ópticasTechnological evolutionCustomer migrationMarketing planOpticians' management softwareCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em Marketing e EstratégiaO desenvolvimento tecnológico é uma constante e as empresas têm de adaptar a sua estratégia, de modo a conseguirem acompanhar o ambiente competitivo. Do ponto de vista do marketing, a redefinição do plano de marketing permite às empresas acompanhar a mudança no mercado e adequar as suas estratégias procedendo à inovação dos seus produtos, serviços ou processos. Este trabalho resulta de um estágio na empresa F3M Information Systems S.A.. A empresa solicitou a elaboração de um plano de marketing para o lançamento de um novo produto, que resulta da evolução de um já existente. Este relatório tem, assim, como objetivo a elaboração de um plano de marketing que permita uma maior migração dos clientes atuais do produto anterior – WinOPT - para o novo produto – PRISMA. No âmbito da elaboração deste plano foi feito um estudo dos consumidores que teve como pergunta da investigação: As potenciais futuras funcionalidades do software PRISMA influenciam a intenção de migração? E qual a probabilidade de migração?. Para este estudo, recorreu-se a dados primários através da aplicação de um questionário. Assim, o desenho da investigação foi baseado numa abordagem quantitativa apoiando-se na teoria positivista. O questionário foi aplicado aos atuais clientes do software WinOPT de modo a analisar as motivações que ainda não conduziram os atuais clientes do software WinOPT a adotarem o novo software PRISMA e a probabilidade de o fazerem num futuro próximo. Os resultados do questionário mostram que parte do atual mercado do WinOPT não tem conhecimento sobre o software PRISMA e que uma pequena percentagem tem uma ideia desfavorável sobre o mesmo. Um resultado igualmente observado na análise é a necessidade de inserção de certas funcionalidades no novo software que motivariam a migração de parte dos clientes. Neste sentido, é necessário o reforço da comunicação por parte da organização e a intensificação da evolução do PRISMA.Technological development is a constant in human life and has brought many changes at the professional level. Companies must adapt their strategy to this new stage to be present in the competitive environment. The redefinition of the marketing plan has been a major concern for several companies, proceeding with the innovation of their products, services, or processes. In the case of F3M Information Systems S.A., where I did my internship, a new product was developed from the evolution of an existing one. This report aims to elaborate a marketing plan that allows a higher migration of current customers from the previous product - WinOPT - to the new product - PRISMA -, and has as research question: Do the potential future functionalities of PRISMA influence the migration intention? And what is the probability of migration? The data collection for this report was done by applying a questionnaire that focused on obtaining primary data, so the research design was based on a quantitative approach supported by positivist theory. This data collection procedure was applied to current WinOPT customers to analyze the motivations that have not yet led current WinOPT customers to adopt the new PRISMA software and the likelihood that they will do so in the near future. It was concluded with this analysis that part of the current WinOPT market has no knowledge about the PRISMA software and that a small percentage has an unfavorable idea about it. A result also observed in the analysis is the need for the insertion of certain functionalities in the new software that would motivate the migration of part of the customers. In this sense, it is necessary for the organization to strengthen communication and intensify the evolution of PRISMA.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoPereira, Filipa Araújo2022-07-042025-07-04T00:00:00Z2022-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/79273por203031555info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-28T01:18:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/79273Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:24:57.463775Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
Developing a marketing plan: the case of transition from WinOPT software to PRISMA software from F3M
title Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
spellingShingle Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
Pereira, Filipa Araújo
Evolução tecnológica
F3M
Migração de clientes
Plano de marketing
Software de gestão de ópticas
Technological evolution
Customer migration
Marketing plan
Opticians' management software
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
title_full Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
title_fullStr Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
title_full_unstemmed Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
title_sort Elaboração de um plano de marketing: o caso de transição do software WinOPT para o software PRISMA da F3M
author Pereira, Filipa Araújo
author_facet Pereira, Filipa Araújo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Filipa Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Evolução tecnológica
F3M
Migração de clientes
Plano de marketing
Software de gestão de ópticas
Technological evolution
Customer migration
Marketing plan
Opticians' management software
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Evolução tecnológica
F3M
Migração de clientes
Plano de marketing
Software de gestão de ópticas
Technological evolution
Customer migration
Marketing plan
Opticians' management software
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04
2022-07-04T00:00:00Z
2025-07-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/79273
url https://hdl.handle.net/1822/79273
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203031555
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132731444035584