Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Mateus Vaz de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77607
Resumo: O consumidor bancário moderno procura por comodidade e prestação de serviços de qualidade. Baseado nessa premissa surge a necessidade de analisar o atendimento bancário dentro do ambiente de mudança do Banco Nossa Caixa devido a incorporação pelo Banco do Brasil. Isso ocasionou grande demanda de clientes motivados pelo processo de migração de contas para o sistema de informações do banco incorporador. O presente trabalho é estruturado de forma a chegar-se a um plano de marketing com exposição do cenário em que a instituição está inserida, em âmbito local e regional, focando o atendimento ao cliente e fazendo com isso a análise dos pontos fortes e fracos da instituição, as ameaças e oportunidades, pontuando-os nas situações encontradas antes, durante e depois do processo de migração. Ainda, propostas ações para auxiliar na redução do impacto na carteira de clientes e aumentar a sua satisfação em relação ao banco. Plano de marketing elaborado conforme dados fornecidos pela instituição, ainda através de entrevistas qualitativas com funcionários de nível gerencial, que participaram ativamente da migração. Os resultados obtidos revelam que a instituição bancária coordenou o processo de migração de forma muito bem planejada e estruturada. Alguns imprevistos ocorreram durante o processo e o comprometimento negativo do atendimento aos clientes foi inevitável devido ao grande fluxo de clientes na agência. A proposta deste trabalho consiste em apresentar soluções para otimizar o atendimento pessoal, consequentemente diminuindo o numero de reclamações e aumentando a satisfação dos clientes.
id UFRGS-2_a55b5a44921ecda62cccdd7c96d7690e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77607
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barros, Mateus Vaz deSlongo, Luiz AntonioEsteves, Priscila Silva2013-09-03T01:47:43Z2011http://hdl.handle.net/10183/77607000894462O consumidor bancário moderno procura por comodidade e prestação de serviços de qualidade. Baseado nessa premissa surge a necessidade de analisar o atendimento bancário dentro do ambiente de mudança do Banco Nossa Caixa devido a incorporação pelo Banco do Brasil. Isso ocasionou grande demanda de clientes motivados pelo processo de migração de contas para o sistema de informações do banco incorporador. O presente trabalho é estruturado de forma a chegar-se a um plano de marketing com exposição do cenário em que a instituição está inserida, em âmbito local e regional, focando o atendimento ao cliente e fazendo com isso a análise dos pontos fortes e fracos da instituição, as ameaças e oportunidades, pontuando-os nas situações encontradas antes, durante e depois do processo de migração. Ainda, propostas ações para auxiliar na redução do impacto na carteira de clientes e aumentar a sua satisfação em relação ao banco. Plano de marketing elaborado conforme dados fornecidos pela instituição, ainda através de entrevistas qualitativas com funcionários de nível gerencial, que participaram ativamente da migração. Os resultados obtidos revelam que a instituição bancária coordenou o processo de migração de forma muito bem planejada e estruturada. Alguns imprevistos ocorreram durante o processo e o comprometimento negativo do atendimento aos clientes foi inevitável devido ao grande fluxo de clientes na agência. A proposta deste trabalho consiste em apresentar soluções para otimizar o atendimento pessoal, consequentemente diminuindo o numero de reclamações e aumentando a satisfação dos clientes.The modern customer banking's demands for banking convenience and service quality. Based on this premise the need arises to analyze the banking services within the changing environment of Nossa Caixa Bank due to the incorporation by the Bank of Brazil. This occasioned a great demand of customers motivated by the process of migrating accounts to the bank's to information system of new bank. This work is structured so as to arrive at a marketing plan to expose the scenario in which the institution is located in local and regional level, focusing on customer service and making the analysis of the strengths and weaknesses of institution, the threats and opportunities, scoring in the situations encountered before, during and after the migration process. Also, proposed actions to help reduce the impact on customer base and increase their satisfaction with the bank. The Marketing plan will developed according to data provided by the institution, too through qualitative interviews with management-level employees, who actively participated in the migration. The results obtained show that the bank coordinated the migration process so was well planned and structured. Some unexpected occurred during the process and the negative commitment of customer service was inevitable due to the large flow of customers at the agency. The purpose of this paper is to present solutions to optimize the pessoal service, thus reducing the number of complaints and increasing customer satisfaction.application/pdfporPlano de marketingAtendimento ao clienteMarketing planCustomer servicePlan of actionMarketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoGestão de Negócios Financeirosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000894462.pdf000894462.pdfTexto completoapplication/pdf323307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77607/1/000894462.pdf5fb8c53358718a1961da9bd8cbbe987eMD51TEXT000894462.pdf.txt000894462.pdf.txtExtracted Texttext/plain74208http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77607/2/000894462.pdf.txtd20ecf180cdcd3edb5b4c4367546f010MD52THUMBNAIL000894462.pdf.jpg000894462.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77607/3/000894462.pdf.jpg5e4de68ce038b063dc95176d7fc101d5MD5310183/776072018-10-17 08:09:55.098oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77607Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:09:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
title Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
spellingShingle Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
Barros, Mateus Vaz de
Plano de marketing
Atendimento ao cliente
Marketing plan
Customer service
Plan of action
title_short Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
title_full Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
title_fullStr Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
title_full_unstemmed Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
title_sort Marketing bancário, um olhar sobre o atendimento ao cliente no ambiente de incorporação do Banco Nossa Caixa pelo Banco do Brasil
author Barros, Mateus Vaz de
author_facet Barros, Mateus Vaz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Mateus Vaz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Slongo, Luiz Antonio
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Esteves, Priscila Silva
contributor_str_mv Slongo, Luiz Antonio
Esteves, Priscila Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Atendimento ao cliente
topic Plano de marketing
Atendimento ao cliente
Marketing plan
Customer service
Plan of action
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing plan
Customer service
Plan of action
description O consumidor bancário moderno procura por comodidade e prestação de serviços de qualidade. Baseado nessa premissa surge a necessidade de analisar o atendimento bancário dentro do ambiente de mudança do Banco Nossa Caixa devido a incorporação pelo Banco do Brasil. Isso ocasionou grande demanda de clientes motivados pelo processo de migração de contas para o sistema de informações do banco incorporador. O presente trabalho é estruturado de forma a chegar-se a um plano de marketing com exposição do cenário em que a instituição está inserida, em âmbito local e regional, focando o atendimento ao cliente e fazendo com isso a análise dos pontos fortes e fracos da instituição, as ameaças e oportunidades, pontuando-os nas situações encontradas antes, durante e depois do processo de migração. Ainda, propostas ações para auxiliar na redução do impacto na carteira de clientes e aumentar a sua satisfação em relação ao banco. Plano de marketing elaborado conforme dados fornecidos pela instituição, ainda através de entrevistas qualitativas com funcionários de nível gerencial, que participaram ativamente da migração. Os resultados obtidos revelam que a instituição bancária coordenou o processo de migração de forma muito bem planejada e estruturada. Alguns imprevistos ocorreram durante o processo e o comprometimento negativo do atendimento aos clientes foi inevitável devido ao grande fluxo de clientes na agência. A proposta deste trabalho consiste em apresentar soluções para otimizar o atendimento pessoal, consequentemente diminuindo o numero de reclamações e aumentando a satisfação dos clientes.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-09-03T01:47:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77607
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000894462
url http://hdl.handle.net/10183/77607
identifier_str_mv 000894462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77607/1/000894462.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77607/2/000894462.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77607/3/000894462.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fb8c53358718a1961da9bd8cbbe987e
d20ecf180cdcd3edb5b4c4367546f010
5e4de68ce038b063dc95176d7fc101d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224452098228224